logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Impactos do consumo consciente na sustentabilidade e na vida social

Impactos do consumo consciente na sustentabilidade e na vida social

Consumo consciente é um movimento que ganha força à medida que aumenta a preocupação com a preservação do meio ambiente e com a vida do nosso planeta.

A conscientização ecológica é resultado de uma compreensão que leva as pessoas a repensarem suas atitudes e promoverem mudanças no seu dia a dia, considerando:

  • a utilização racional dos recursos naturais, 
  • preocupação com a sua geração de resíduos,
  • o descarte correto do seu lixo,
  • os seus hábitos de compras,
  • as suas atitudes em relação ao cuidado e preservação do meio ambiente.

Quando falamos em consumo consciente nos referimos ao fato de sabermos que a nossa atitude de compra impacta na vida social e no meio ambiente.

Nessa hora, destacamos que o Relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, realizado e divulgado pela Euromonitor, empresa líder de pesquisas globais, aponta que 67% dos consumidores mundiais afirmam que procuram em suas ações cotidianas impactar positivamente no meio ambiente.

Ou seja, 67% dos consumidores já buscam promover mudanças nos seus hábitos para contribuírem de forma mais efetiva para um desenvolvimento sustentável e impactam positivamente no meio ambiente.

Neste post, você vai conferir quais os impactos do consumo consciente para si, para a economia, para a sociedade e para a natureza. Continue a leitura.

O que é consumo consciente?

O consumo consciente não é assunto recente. Ele começou a ser debatido em 1968, na Europa.

Naquele ano, políticos, físicos, industriais e cientistas se reuniram em uma pequena vila romana e criaram o Clube de Roma, o primeiro grupo que iniciou as discussões em torno do consumo excessivo e dos impactos negativos que ele traria para a vida do planeta.

Em 1972, os integrantes do grupo elaboraram e lançaram o relatório: “Os limites do crescimento”, documento que alertava as autoridades mundiais e a sociedade sobre os riscos de escassez dos recursos naturais.

A partir da década de 1980, a Organização das Nações Unidas passou a reforçar os debates e alertar os dirigentes e a população mundial sobre as consequências do consumo em desequilíbrio, sobre a urgência da conscientização ecológica e sustentabilidade.  

No Brasil, o movimento ganhou força a partir da realização da Eco-92 ou Conferência Rio 92, um marco no debate e nas diretrizes para o desenvolvimento ambientalmente sustentável das nações.

De lá para cá, a cada dia percebemos que o consumo consciente deixou de ser conceito e ser debatido nas diversas esferas para se transformar em práticas que:

  • contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável,
  • impactam positivamente no meio ambiente.

Mas, afinal, o que é consumo consciente? Resumidamente, consiste em não comprar movido pelo imediatismo. 

Comprar nesse sentido envolve avaliar todas as etapas que o produto passou para chegar até você e isso inclui desde a obtenção da sua matéria-prima, como ele foi feito, até o descarte do produto final e da sua embalagem.

Logo, entre as atitudes de um consumidor consciente está o fato de cobrar práticas responsáveis ambientais e sociais do fabricante, bem como adotá-las para si no seu dia a dia.

Como ser um consumidor consciente?

O Ministério do Meio Ambiente define o consumidor consciente como aquele que está sempre buscando o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade. Esse conceito envolve muito mais do que a compra de um produto.

Como você pode começar a ser um consumidor consciente?

Planeje suas compras e consuma o necessário

Quem já não passou pela experiência de comprar uma roupa, um alimento ou até mesmo um eletrodoméstico movido pela emoção ao ver que ele estava em promoção e acabou não usando?

O primeiro passo para o consumo consciente é comprar apenas o que é de fato necessário e para isso você precisa de um planejamento.

Uma dica é elaborar uma lista, por exemplo, antes de ir ao supermercado, e se disciplinar a colocar no carrinho apenas os itens que você se planejou.

O planejamento também ajuda você a decidir:

  • como comprar e de qual empresa adquirirá o item desejado.

Reutilize ou faça o descarte correto dos resíduos

O movimento do consumo consciente convida a refletir sobre como o produto será usado e descartado, além de incentivar a reutilização ou o reaproveitamento estendendo a vida útil do item o máximo que der.

Isso significa que sempre que possível conserte o item que estragou ao invés de comprar um novo. Da mesma forma, incentive e promova a reutilização de materiais ao invés de descartá-los. Doe objetos e roupas para brechós beneficentes. 

Já ouviu falar do upcycling, ou reutilização criativa? Aquele móvel velho na sua casa ou mesmo empresa pode ganhar uma função e um novo valor na sua decoração.

Quando não for possível o reaproveitamento, o consumidor consciente se preocupa em selecionar e descartar adequadamente os seus resíduos e incentiva a ajuda a promover a reciclagem.

Como o consumo consciente impacta na sustentabilidade e na sociedade?

O movimento do consumo consciente considera:

  • a real necessidade de compra do produto,
  • preço e qualidade do produto,
  • a geração de resíduos e descarte correto dos mesmos,
  • reaproveitamento,
  • reciclagem,
  • o respeito e proteção da vida humana, animal e de todo o ecossistema por parte do fabricante,
  • as responsabilidades sociais e trabalhistas da marca pretendida.

Logo, impacta positivamente no desenvolvimento sustentável e na sociedade, promovendo:

Aumento da sustentabilidade

O consumo consciente impacta efetivamente na sustentabilidade ambiental.

Ao promovermos a sustentabilidade, ajudamos a garantir o suprimento dos recursos naturais para atender as necessidades atuais nossas sem comprometer a natureza para as próximas gerações.

Ou seja, estamos promovendo um maior equilíbrio entre o consumo dos recursos naturais e o que a natureza pode nos oferecer, resultando em melhor qualidade de vida para todos.

Redução da produção de resíduos

Segundo números do Panorama 22 elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2022 cada brasileiro produziu em média 343 quilos de lixo no ano. 

Comprando apenas o necessário, promovendo o reaproveitamento e incentivando a reciclagem, estaremos contribuindo para reduzir a quantidade de resíduos gerados na nossa casa e na empresa, o que acaba por garantir mais qualidade de vida às pessoas.

Preservação do meio ambiente

Partindo do princípio que o consumidor consciente exige da empresa fabricante práticas ambientais e sociais, haverá por parte das gestões uma preocupação maior em adotar e aplicar ações ecologicamente corretas. 

Para confirmar essa preocupação empresarial, trazemos dessa vez dados do Relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2023, realizado pela Euromonitor, mostrando que 45% das empresas têm como prioridade investir em iniciativas de sustentabilidade nos próximos cinco anos.

Também existe a mudança de comportamento de compra do consumidor que vai impactar diretamente na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida da sociedade.

Mais economia 

A aplicação do consumo consciente gera mais economia em dois aspectos.

O primeiro é que o consumidor acaba por comprar apenas o necessário, o que também é viável para o seu bolso.

Em segundo, as empresas precisam atender às exigências do consumidor adotando práticas ecologicamente corretas, o que também gera economia financeira para a organização e redução no gasto dos recursos naturais.

O que acaba por beneficiar o meio ambiente e as pessoas.

Então, preparado para ser um consumidor consciente e impactar positivamente na sustentabilidade do planeta e na melhoria da qualidade de vida da sociedade?

Agora, que tal continuar a leitura para saber também como funciona a reciclagem e os benefícios dela?

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.