Os eventos sustentáveis ganham cada vez mais força em todo o mundo, uma vez que a partir deles se diminui significativamente os desperdícios e contribui-se com a preservação da natureza, dois assuntos que passaram a fazer parte do dia a dia da sociedade.
As empresas organizadoras, quando optam por essa ação, estão contribuindo de maneira efetiva para a:
- proteção do meio ambiente,
- redução da pegada ambiental,
- conscientização dos milhares de participantes a respeito da sustentabilidade,
- manutenção da boa imagem da sua marca.
Para termos uma ideia do potencial desse segmento e o quanto ele pode colaborar com o meio ambiente, somente nos eventos B2B a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) espera que, em 2024, ocorra um crescimento em faturamento na ordem de 19% se comparado ao ano anterior.
Só na cidade de São Paulo, os eventos são responsáveis por uma receita anual que ultrapassa os R$ 10 bilhões.
Além disso, vale destacar que no ano de 2023 foi registrado um aumento de 105% no faturamento desse tipo de evento, quando comparado com os resultados obtidos em 2019, ano pré-pandemia.
Felizmente, as expectativas são animadoras, no entanto, será muito melhor se os organizadores promoverem eventos sustentáveis. Continue conosco e confira detalhes a esse respeito!
Por que eventos sustentáveis devem ser uma prioridade do mercado?
Os eventos sustentáveis precisam ser vistos com uma prioridade de mercado, pois, independente do seu tamanho e do segmento, eles movimentam milhares de pessoas e grandes estruturas para que possam atingir seus objetivos.
Desde shows até festivais e eventos desportivos, como também feiras, congressos e encontros dos mais variados segmentos, mobilizam uma quantidade muito grande de materiais, assim grande parte acaba sendo descartado no decorrer ou ao final das atividades.
As preocupações são voltadas à economia dos recursos naturais, diminuição da pegada de carbono, reciclagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos.
Empresas que priorizam esse assunto colaboram de maneira efetiva com a sustentabilidade do planeta e acabam incentivando os participantes a terem um novo olhar para a situação.
Quais são os objetivos dos eventos sustentáveis?
Como vimos, os eventos sustentáveis são aqueles voltados a ações que promovam impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.
Basicamente, três objetivos são alcançados através dessa prática.
O primeiro deles diz respeito à reputação e imagem da marca dos organizadores e participantes do evento.
Por isso, o mercado vem valorizando cada vez mais ações voltadas à sustentabilidade, portanto, empresas desejam estar presentes e envolvidas com atividades que valorizem seus produtos e serviços.
Outro ponto importante diz respeito a responsabilidade social corporativa, ou seja, uma visão voltada à:
- comunidade,
- meio ambiente,
- gerações futuras.
As ações de hoje se refletem no amanhã, portanto, trata-se de um olhar que está acima do retorno financeiro e que acaba contribuindo para grandes resultados.
Por fim, outro grande objetivo a ser conquistado com essa prática é o de atrair e engajar público, uma vez que a sociedade prioriza cada vez mais as ações voltadas para a preservação da natureza e que contribuem com a qualidade de vida das pessoas.
Os principais desafios na implementação deste tipo de evento
Existem desafios que precisam ser vencidos na implementação dos eventos sustentáveis, no entanto, nada que a atenção e uma boa organização não possa resolver. Vamos a eles:
Greenwashing
O greenwashing, que traduzido para o português significa “banho verde”, é uma estratégia utilizada por alguns empresários.
O objetivo é “vender” uma imagem que os seus negócios são sustentáveis, quando na realidade se trata apenas de ações de marketing e de relações-públicas, visando se beneficiar da boa imagem que as ações ambientais proporcionam.
Essa prática acaba se tornando um sério problema para as empresas que as praticam, pois a reputação e o sucesso do evento podem ficar comprometidos.
Gestão de resíduos
Outro assunto desafiador diz respeito à gestão de resíduos, quando todo um planejamento precisa fazer parte dessa operação.
A contratação dos fornecedores é o primeiro deles, verificando se esses estão alinhados com as práticas sustentáveis, uma vez que se assim for, eles devem apresentar sugestões a respeito do descarte de seus objetos.
Outro fato importante é a disponibilização de locais para o descarte e separação dos resíduos por todo o ambiente onde o evento esteja acontecendo, uma vez que é preciso tornar fácil e acessível o acesso a esses equipamentos.
Uma prática que ganha força nos eventos, refere-se a não utilização de materiais descartáveis, o que exige bastante criatividade e estrutura para suportar a demanda.
No entanto, atualmente, pode-se contar com materiais biodegradáveis ou ainda os ecológicos, diminuindo substancialmente a quantidade de resíduos como:
- copos,
- pratos,
- talheres plásticos, etc.
Uma maneira inteligente para resolver a gestão de resíduos é contar com quem entende do assunto e responsabilize-se pela coleta após os eventos sustentáveis, fazendo o encaminhamento adequado de todo esse material para as usinas de reciclagem ou para locais onde poderão ser descartados da maneira adequada.
Boas práticas para promover eventos sustentáveis
A promoção de eventos sustentáveis precisa considerar algumas ações importantes que farão a diferença e serão perceptíveis por todos os participantes.
Tudo começa com a escolha do local, onde a possibilidade da utilização da luz natural pode chamar a atenção, bem como um espaço que permita uma boa circulação de ar e preferencialmente que já possua uma estrutura sustentável.
O uso inteligente de água e energia também é outro fator a ser avaliado, portanto, é importante contar com fornecedores que já tenham essa visão e colaborem com a diminuição da pegada de carbono.
Por isso, o plano de gestão de resíduos, conforme já comentado, é indispensável para que se alcance o sucesso no quesito proteção ao meio ambiente.
A facilidade de acesso tanto para o recebimentos de materiais e cargas quanto para a recepção dos convidados precisa ser bem pensada, portanto, atenção com o transporte coletivo, estacionamentos e possibilidades para manobras e circulação nos arredores do local escolhido.
Contar com hotéis, pousadas e alojamentos que ofereçam práticas sustentáveis também é uma ação importante, especialmente em eventos de longa duração, valendo a pena buscar por empresas que praticam essas ações.
O mesmo se dá com relação a serviços de alimentação, quando parceiros podem colaborar para tornar esses momentos prazerosos e, ao mesmo tempo, sustentáveis.
Nos casos onde existem montagens e desmontagens de estruturas de apoio, é muito importante que exista um planejamento que atente para o baixo impacto ambiental.
Equipamentos com baixo consumo de energia devem ser priorizados para que não ocorram desperdícios de materiais, ações que precisam de um enfoque maior.
Por fim, é muito importante que a comunicação do evento seja realizada através dos canais digitais e que esteja focada em todas as ações que envolvem a sustentabilidade, incentivando os participantes a se inspirarem nas ideias para colaborarem com o sucesso da empreitada.
Uma maneira inteligente, prática e que garante bons resultados para os seus eventos sustentáveis está em contar com os serviços do Grupo Alto Tietê na gestão de resíduos. Acesse nosso site e conheça detalhes das nossas soluções!