logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Jogos verdes: a revolução sustentável na indústria de games

Jogos verdes: a revolução sustentável na indústria de games

Você sabia que os jogos verdes contribuem de forma efetiva com a proteção do meio ambiente e colaboram para uma conscientização a respeito dos cuidados necessários com a natureza?

Sim! Estamos falando do mundo dos games, um mercado que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo e que no Brasil, nessa última década, alcançou investimentos em startups do segmento na ordem de US$ 20 bilhões, segundo dados do relatório da XDS (External Development Summit).

Para se ter ideia, um jogo de estratégia chamado Terra Nil, desenvolvido pela empresa sul-africana Free Lives, e que tem por objetivo a construção de cidades ecológicas e a restauração da natureza, em menos de uma semana do seu lançamento já estava fazendo parte do dia a dia de 300 mil pessoas em todo o mundo.

O curioso disso é que uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que 1 em cada 5 jogadores que gostam desse tipo de jogo já ouviu falar sobre mudanças climáticas a partir deles ou das transmissões online.

Ainda mais interessante é que 1 dentre cada 8 jogadores tomou medidas reais com relação ao assunto a partir do que aprendeu nos jogos.

Sendo assim, a partir dessa realidade, fica constatado que os jogos verdes promovem uma revolução sustentável na indústria de games. Para saber mais a esse respeito, continue conosco e confira detalhes!

O que são os jogos verdes?

Jogos verdes são os games desenvolvidos que apresentam objetivos aos jogadores visando as tomadas de decisões e ações voltadas à proteção ambiental dos cenários nas quais estão inseridos, evitando que a devastação e as mudanças climáticas destruam esses espaços virtuais.

Carregado de emoções e momentos difíceis, esses games exigem perícia e movimentação por parte dos seus participantes, onde as ameaças da natureza colocam em risco as cidades e populações.

Além disso, as indústrias de games também buscam por soluções que tornem esse lazer ecologicamente correto, pois são milhões de pessoas em todo o mundo que passam horas em frente a seus monitores jogando.

Como consequência, há um consumo de energia elétrica de bilhões de quilowatts-hora, o que corresponde a milhões de toneladas de emissões de carbono a cada ano.

A pegada de carbono da indústria de games

Por incrível que possa parecer, a indústria de games é responsável pela emissão de carbono em números surpreendentes.

Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley concluiu que, somente nos Estados Unidos, as emissões anuais decorrentes dessa indústria correspondem ao equivalente à pegada de carbono de 85 milhões de geladeiras ou de 5 milhões de automóveis.

Cada console do videogame Xbox One X contribui com a emissão de 1 tonelada de carbono a cada 8 anos.

Desse total, 86% envolve o uso do console na prática dos jogos, onde os 14% restantes dizem respeito a:

  • fabricação,
  • embalagem,
  • transporte,
  • reciclagem no final da vida útil.

A Microsoft, empresa desenvolvedora desse equipamento, informa que possui uma meta de remover do ambiente até o ano de 2050 todo o carbono que a empresa emitiu.

Atualmente, a corporação vem trabalhando os componentes de software e hardware do Xbox One X, visando diminuir o consumo de energia, rastrear a pegada de carbono do equipamento e reduzir as emissões envolvidas desde a produção até o transporte do produto.

Alternativas para a descarbonização e rumo aos jogos verdes

Atingir a neutralidade e promover a descarbonização na indústria do videogame é uma missão inalcançável, segundo o pesquisador norte-americano Benjamin J. Abraham, caso não ocorra uma intervenção regulatória com estrutura legal e definição de padrões de eficiência energética.

De acordo com Abraham, falta uma liderança ambiental no setor de jogos, portanto, as ações são tomadas de forma individualizada e nem sempre por todas as empresas envolvidas nesse segmento.

Independente disso, as seguintes ações podem ser desenvolvidas como alternativas para os jogos verdes e projetos envolvendo a pegada de carbono:

Energia renovável nos estúdios 

Um primeiro passo a ser adotado pelos estúdios das indústrias de games em todo o mundo, independente do seu tamanho, é o de promover o uso da energia renovável ou providenciar a compensação de carbono.

Tanto uma como a outra solução colaboram de maneira efetiva no que vem sendo chamado de revolução sustentável promovida pelos jogos verdes, portanto, é fundamental que os seus autores estejam à frente do processo.

Menos consoles e mais digitalização

Outro ponto muito importante e que colabora com a diminuição da pegada de carbono é a substituição dos tradicionais consoles dos videogames por soluções digitalizadas.

Essa ação elimina as emissões que são originadas na fabricação e no transporte de mercadorias, uma vez que não existem produtos físicos sendo remetidos para os clientes.

Felizmente, essa prática já faz parte de 90% dos lançamentos dos novos jogos, uma boa notícia para todos aqueles que trabalham a favor do meio ambiente, no entanto, torna-se ainda necessário compensar o consumo de energia elétrica dos gamers, ou seja, daqueles que utilizam esses aplicativos como forma de lazer.

Jogos mais conscientes

Por fim, e já abordado, existe também o aspecto educacional, quando jogos mais conscientes podem colaborar com uma visão mais ecológica por parte de seus fãs e, como vimos, pode contribuir para a mudança de comportamento dessas pessoas.

A conscientização produz grandes resultados, portanto, jogos envolvendo a natureza e sua recuperação podem fazer toda a diferença na vida desses usuários, quando as práticas do mundo virtual podem ser estabelecidas no cotidiano das experiências reais.

Sugestões de jogos verdes

Existem muitas opções de jogos verdes, quando o gamer se transforma em um herói na busca por soluções que salvam a cidade, o país ou ainda todo o planeta das tragédias geradas a partir do mau uso dos recursos naturais.

Como vimos, existe um grande interesse e muita gente se identifica com esse tema.

Apresentamos algumas dicas que vale a pena você conhecer:

Jogos para crianças

Para as crianças existem opções, como, por exemplo:

  • KangaZoo: Wildlife Rescue – guarda-florestal australiano resgatando animais,
  • Alba: A Wildlife Adventure – menina que realiza resgates de vidas selvagens,
  • Minecraft: Sustainability City – vivendo em uma cidade sustentável.

Jogos para adolescentes e adultos

Voltados a temas sustentáveis e apresentando as ameaças da natureza, vale a pena conhecer:

  • Imagine Earth – construindo colônias em diversos planetas,
  • The Wandering Village – um mundo pós-apocalíptico hostil,
  • Terra Nil – transformando paisagens devastadas.

Outros jogos verdes 

Existem ainda outras as opções que merecem ser exploradas:

  • Riders Republic – corridas pelas montanhas em paisagens paradisíacas,
  • Horizon Forbidden West – enfrentando tempestades e máquinas mortais,
  • Monument Valley – explorando o deserto dos Estados Unidos.

Como se observa, os jogos verdes podem contribuir com a revolução sustentável na indústria de games, formando opiniões e incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a olharem com mais atenção para o meio ambiente.

Deseja saber mais sobre o comportamento humano e o meio ambiente? Leia nosso post que apresenta o que a geração Z tem a ver com a sustentabilidade.

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.