logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

O que a geração Z tem a ver com a sustentabilidade?

O que a geração Z tem a ver com a sustentabilidade?

Há alguns anos, a geração Z se tornou maioria entre a população mundial, quando chegou ao marco de 32% de todas as pessoas que habitam o planeta.

A estatística, publicada pela Época Negócios, é baseada em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que utiliza 2000/2001 como divisão geracional, ainda que há quem utilize a década de 90 como divisor de águas.

O fato é que essa geração chegou com tudo e trouxe consigo o crescimento dos debates a respeito da sustentabilidade.

Os jovens estão cada vez mais interessados em práticas conscientes, que priorizem o cuidado com o meio ambiente, o que provoca mudanças significativas na dinâmica do mercado.

Por isso, chegou a hora de olhar com mais atenção para esse grupo, para entender melhor quais são os desafios e as possibilidades que ele traz consigo para o setor empresarial quando o assunto é sustentabilidade.

Para entender melhor a relação entre o meio ambiente e a geração Z, assim como seus impactos no mercado, continue a leitura!

Por que prestar atenção na geração Z é tão importante?

Como você viu, a geração Z já representa a maior parte da população mundial, ainda que os millennials também sejam bastante numerosos.

As classificações são baseadas no ano de nascimento desses grupos e ajudam a entender o comportamento de diferentes gerações, que nasceram e cresceram em contextos bastante distintos

Enquanto os millennials, também conhecidos como geração Y, são os nascidos entre a década de 80 e a de 90, a geração Z tem início a partir do final dessa mesma década, principalmente com a chegada dos anos 2000.

Ou seja, esse é um grupo que cresceu com os primeiros passos da internet e de uma globalização cada vez mais intensa, o que favorece um posicionamento mais questionador e antenado às novidades do mundo todo.

Quando falamos em consumo, isso implica também uma postura mais crítica e escolhas mais conscientes, que não se baseiam apenas em satisfazer vontades individuais, mas em se engajar em determinadas causas, como é o caso da pauta sustentável.

De acordo com o estudo Global Marketing Trends 2022, realizado pela Deloitte, 57% dos consumidores se dizem mais leais a empresas que se importam com causas sociais e desenvolvem ações em relação a elas.

Da mesma maneira, esses jovens estão começando a entrar no mercado de trabalho com fortes tendências empreendedoras. Isso significa que, a partir desse movimento, a tendência é um foco cada vez maior a essas questões de natureza social e ecológica por parte das empresas.

Geração Z e sustentabilidade: inimigas ou aliadas? 

Essa preocupação com as causas sociais que a geração Z traz consigo tem relação direta com a sustentabilidade.

Focar em soluções ecológicas, em iniciativas de educação ambiental, no manejo adequado de resíduos e em processos produtivos menos prejudiciais ao meio ambiente se torna uma prioridade para qualquer empresa que deseja vender para esse público.

Afinal, não se trata apenas de abraçar esse discurso, mas também de tomar atitudes que gerem identificação com o posicionamento desses consumidores.

Basta lembrar que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, 60% dos brasileiros já deixaram de consumir marcas, produtos ou serviços por discordarem das práticas das empresas.

Para a geração Z, que está sempre conectada às novidades sobre as marcas que acompanham, esse é um fator de extrema importância.

Nesse sentido, o consumo consciente é uma tendência que vem se tornando a nova realidade de boa parte dos consumidores.

Como a geração Z impacta positivamente o meio ambiente?

Com as mudanças que esse grupo traz para o mercado, surgem consequências bastante benéficas para o meio ambiente.

Seja por meio de um consumo consciente ou através de outras práticas que levam a frente o posicionamento desses jovens, essa mudança de paradigma gera uma série de impactos positivos. Confira alguns deles:

Empreendedorismo consciente

Um estudo promovido pela plataforma Door of Clubs mostra que o que faz a geração Z permanecer em um emprego é uma cultura de trabalho empoderadora.

Ou seja, há uma forte tendência empreendedora entre o grupo, que aponta para a criação de espaços de trabalho nos quais se sintam valorizados e engajados em uma causa maior.

Nesse sentido, é importante prestar atenção no futuro do mercado de trabalho, que essa geração promete alterar, trazendo contribuições como um empreendedorismo mais consciente e responsável, que tem prioridades bem definidas e voltadas para as causas sociais.

Consumo consciente

O consumo consciente é um dos principais impactos que esse grupo traz consigo, alterando a dinâmica de mercado e fazendo com que aspectos como ética e responsabilidade se tornem centrais na produção.

Isso se aplica, por exemplo, à escolha de produtos com caráter sustentável, como os canudos de inox, as ecobags e as embalagens fabricadas de forma mais ecológica.

Assim, a reutilização passa a ser um dos focos dessa geração, que busca produtos com caráter menos descartável, ao lado da reciclagem, que ganha espaço na rotina de consumo dos jovens.

Além disso, há também o uso da criatividade e até mesmo da expressão artística como formas de sustentar esse consumo consciente, a partir de práticas como o upcycling, que dá usos novos e inventivos a materiais que seriam descartados.

Engajamento em causas ambientais

Essas práticas de consumo são resultado de um forte engajamento nas causas ambientais, que ganham destaque entre as preocupações da geração Z.

Assim, é cada vez mais comum encontrar jovens que utilizam os espaços que ocupam na vida social e na internet para tratar desses assuntos, colocando em discussão temas como o desmatamento, a poluição e outras práticas que prejudicam o meio ambiente.

Dessa forma, passam a ampliar as discussões a respeito dessas pautas e esperam posicionamentos similares por parte das marcas que acompanham.

Foco na ética 

Para esses jovens, a sustentabilidade é compreendida como uma questão ética, que diz respeito ao papel das ações individuais na transformação social.

Nesse sentido, ela traz consigo impactos profundos em diversos hábitos, desde as roupas que a geração Z veste até os alimentos que consomem.

É a partir daí que cresce a procura por novas formas de se vestir, optando pelos brechós e peças artesanais, e também por um estilo de vida pautado na sustentabilidade, dando preferência a produtos e marcas veganas, que não realizam testes em animais.

Agora que você já está por dentro desse assunto, continue aqui no blog do Grupo Alto Tietê e entenda como a reciclagem pode ser a solução para a poluição do ar!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.