logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Qual o impacto da tecnologia na gestão de resíduos sólidos?

Qual o impacto da tecnologia na gestão de resíduos sólidos?

A tecnologia é uma poderosa aliada para uma gestão de resíduos sólidos eficiente e inteligente, afinal, os diferentes recursos e as diversas ferramentas ajudam na melhoria dos processos e na efetividade do tratamento dos dados. 

Cada vez mais empreendedores de todos os portes e segmentos estão adotando práticas ESG, ou seja, as gestões estão preocupadas com a questões ambientais, de responsabilidade social e de governança em suas estratégias de negócios.

Uma publicação da Revista Exame traz dados do Estudo Global ESG Trends Index, realizado pela EY, referência mundial em consultoria e auditoria, destacando que 87% das lideranças ouvidas reconhecem que as questões envolvendo sustentabilidade e ESG são essenciais para os seus negócios.

Destacamos que especialmente a gestão de resíduos (pública ou privada) contempla os três pilares do ESG, já que o descarte correto dos materiais contribui efetivamente para:

  • a proteção dos recursos naturais,
  • redução de poluentes,
  • incentivo à reciclagem e geração de rendas,
  • expansão da economia circular.

Por sua vez, investir em tecnologia na gestão de resíduos vai impactar positivamente na organização da rotina, na melhoria dos processos e na transparência das informações e ações.

Continue a leitura e confira os impactos da tecnologia no gerenciamento de seus resíduos.

Por que fazer a gestão de resíduos sólidos?

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, prevê que toda empresa tem a responsabilidade de gerenciar e descartar corretamente seus resíduos.

A PNRS foi criada visando preservar o meio ambiente e atribuir responsabilidades ao gerador, determinando como a gestão dos resíduos deve ser realizada, tanto pela administração pública como privada.

Uma gestão de resíduos visa a implementação de um planejamento e contempla um conjunto de procedimentos com objetivo de diminuir a produção de materiais e garantir uma coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final adequados aos diferentes tipos de lixos gerados.

Por que fazer a gestão de resíduos sólidos na sua empresa?

Além do cumprimento legal, o gerenciamento dos resíduos beneficia toda uma sociedade, afinal, sua empresa estará contribuindo efetivamente para:

  • reduzir o volume dos resíduos,
  • incentivar o reúso,
  • descartar corretamente,
  • estimular a reciclagem,
  • gerar rendas,
  • proteger o meio ambiente.

Essas ações geram credibilidade no mercado, ajudam a destacar sua marca, chamam atenção de investidores e atraem o seu consumidor. Sem contar que a empresa ganha em incentivos fiscais.

Abrimos um parêntese para destacar uma pesquisa divulgada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), publicada recentemente no portal Consumidor Moderno, mostrando que 95% dos consumidores brasileiros priorizam comprar de marcas que investem em sustentabilidade.

Sem contar que o Decreto 10.936/2022 alterou algumas regras da PNRS e deixar de separar os resíduos corretamente pode resultar em multas entre R$ 5 mil e R$ 5 milhões para a sua empresa.

Quais os principais desafios de realizá-la?

A gestão de resíduos sólidos é ainda um desafio para muitas empresas. 

De um lado, enfrentamos a falta de conscientização da população. Segundo a Agência Brasil, canal de comunicação do Governo Federal, 70% dos brasileiros não separam o seu lixo.

Outro desafio é a geração de resíduos em grande volume no país. A mesma fonte informa que, em 2022, os brasileiros geraram cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos. 

Não podemos deixar de falar na falta de estrutura adequada ainda verificada em muitas regiões do país, dificultando a reciclagem, o reúso e a redução dos resíduos. 

Muitos gestores também enfrentam a falta de recursos financeiros para investir em iniciativas, tecnologias e equipamentos. Essa ausência por vezes resulta em insuficiência técnica para a adoção de uma gestão eficiente de seus resíduos.

Apesar dos desafios, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial  (ABERJE), ESG é prioridade para 95% das empresas brasileiras.

Voltamos a lembrar que a gestão de resíduos contempla os 3 pilares do conceito ESG que são o ambiental, social e de governança).

Como a tecnologia impacta positivamente a gestão de resíduos sólidos?

A gestão de resíduos sólidos contempla desde a geração, a separação, o armazenamento, o transporte e o descarte final adequado para cada tipo de material gerado.

Desse modo, a tecnologia pode ajudar, por exemplo, oferecendo uma visão completa de todo o processo interligando setores e rastreando os materiais desde a sua geração até o devido tratamento.

Também facilita para os envolvidos identificarem possíveis gargalos em uma ou mais etapas do processo.

Sem contar que o mercado disponibiliza de ferramentas que auxiliam efetivamente na elaboração e controle de relatórios e documentações, possibilitando o armazenamento seguro dos dados.

Da mesma forma, a tecnologia permite a divulgação de suas ações para as pessoas interessadas, promovendo a transparência.

Também existem plataformas digitais desenvolvidas para conectar empresas e prestadores de serviços de coleta de lixo e reciclagem. Boa parte das ferramentas utiliza dados e análises que visam otimizar rotas para as coletas, melhorar a eficiência do gerenciamento e reduzir custos.

Benefícios de aliar tecnologia na gestão de resíduos sólidos

A tecnologia na gestão de resíduos sólidos abrange uma gama de soluções e ferramentas, que oferecem melhorias em todo o processo, desde a coleta até o descarte final do seu resíduo, inclusive do seu produto pronto após o uso. 

Entre os benefícios da tecnologia no gerenciamento de resíduos, destacamos:

Controle total da gestão de resíduos

Uma das funções da gestão de resíduos sólidos é ter total controle sobre todos os materiais gerados na sua empresa.

Como já falamos, equipamentos e sistemas permitem um controle de todas as etapas que envolvem desde a coleta, o armazenamento, o transporte e a destinação, bem como integra todos os setores envolvidos.

Dessa forma, você vai saber com mais segurança quanto de resíduo foi gerado, onde ele foi produzido e como e quando foi enviado para o descarte.

Essa integração de informações reduz falhas na comunicação e evita possíveis erros que podem impactar a sua empresa financeiramente e na credibilidade dela junto ao mercado. 

Geração de documentos facilitada

A tecnologia facilita o acesso a toda documentação desde o histórico do material até o seu destino. 

Também facilita a geração de relatórios internos e externos, o controle das licenças, a elaboração do plano de gerenciamento e demais documentações. Sem contar que você emiti-los ou compartilhá-los com os demais setores envolvidos automaticamente.

Você terá ainda dados sempre atualizados e confiáveis para ajudar nas suas tomadas de decisões e na elaboração de seus planejamentos e relatórios.

Maior facilidade em encontrar fornecedores qualificados

Claro que a tecnologia também ajuda no sentido de facilitar a sua empresa encontrar o melhor fornecedor de serviços para a coleta, transporte e destinação correta do seu resíduo.

Nesse sentido, os serviços de buscas da internet ou plataformas especializadas na gestão de resíduos ajudam a conhecer os fornecedores e a tornar o processo de contratação mais seguro e rápido para você.

Por isso, continue conectado e acesse nosso site para saber como os mais de 40 anos no mercado e as inovadoras tecnologias do Grupo Alto Tietê podem otimizar toda a sua gestão de resíduos sólidos.

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.