logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Reciclagem: 7 perguntas comuns para começar

Reciclagem: 7 perguntas comuns para começar

A cada dia mais pessoas, famílias e empresas de todos os segmentos se tornam importantes componentes de uma grande e necessária engrenagem conhecida como reciclagem.

Vivemos um período onde a conscientização ambiental passa a fazer parte da realidade de milhões de pessoas em todo o planeta.

O interessante desse processo é que na medida em que as ações surgem no dia a dia das atividades domésticas e corporativas, outras pessoas passam a prestar atenção ao assunto e acabam também colaborando com um mundo mais sustentável.

Basta uma observação sobre o comportamento de vizinhos que se inspiram naqueles que separam os lixos e fazem o encaminhamento adequado dos resíduos sólidos. Em pouco espaço de tempo, eles também passam a colaborar e reforçam a engrenagem.

O mesmo acontece com clientes, fornecedores e colaboradores das empresas que possuem políticas bem definidas com relação ao descarte de resíduos.

Elas influenciam no comportamento de terceiros, o que acaba sendo muito positivo para todos os envolvidos e, em especial, para a natureza que vem sofrendo as consequências do descaso e sendo destruída já faz muito tempo.

Os índices apresentados precisam ser modificados no Brasil, pois, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo.

Se comparados a outros países que possuem as mesmas condições econômicas e sociais do Brasil, estamos quatro vezes atrás no que se refere a reciclagem, pois eles conseguem atingir índices que ultrapassam os 16%, como, por exemplo:

  • Chile,
  • Argentina,
  • África do Sul,
  • Turquia.

Neste post, desejamos incentivá-lo às boas práticas do reaproveitamento dos materiais, quando 7 perguntas são respondidas e podem ajudá-lo a fortalecer essa ideia e quem sabe contribuir para que você também possa responder às dúvidas de outras pessoas. Vamos a elas:

Qual a importância da reciclagem?

A reciclagem contribui basicamente com a proteção dos recursos naturais, evitando o desmatamento, agressões a natureza e ecossistemas, situações que acabam causando sérios problemas à sociedade, tais como:

  • mudanças climáticas,
  • enchentes,
  • chuva ácida,
  • elevação das doenças e epidemias,
  • poluição,
  • contaminação,
  • erosões,
  • desmoronamentos, etc.

Com o processo de reciclagem, diminui-se substancialmente o consumo de água e energia e reduz-se a extração de matérias-primas da natureza, tais como: árvores, areia, petróleo e minérios.

Também se consegue diminuir a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários, já que alguns produtos levam milhares de anos para se decompor.

Como começar a reciclar? 

O processo de reciclagem deve iniciar em nossas casas junto aos nossos familiares, com o assunto sendo abordado e discutido com todos.

Essa ação pode ser realizada logo após a leitura deste post, pois esse conteúdo deve ser suficiente para mostrar às pessoas que precisamos agir imediatamente, sob pena de enfrentarmos cada vez mais os problemas, que já são observados em diversos locais do mundo e inclusive próximos de nossas casas.

Quais tipos de resíduos podem ir para a reciclagem?

O segredo da reciclagem está em separar os resíduos que podem sofrer esse processo daqueles que precisarão passar por outra forma de tratamento, ou seja, não possuem condições de se tornarem uma nova matéria-prima para retornarem às indústrias.

Os resíduos que podem ser reciclados são os seguintes:

  • plásticos,
  • vidros,
  • papel,
  • metal.

Note que grande parte dos resíduos que jogamos no lixo são passíveis de serem reciclados, portanto, vale a atenção com todo esse material que deverá ser separado e encaminhado para a coleta seletiva.

Quais resíduos não vão para a reciclagem?

Existem resíduos que não podem ser reciclados, portanto, precisam ser descartados da maneira adequada, visando não prejudicarem o meio ambiente.

Anote aqueles que não são passíveis de reciclagem:

  • cascas de frutas, legumes e restos de comida,
  • latas de verniz, agrotóxicos, inseticidas e solventes,
  • baterias e pilhas,
  • resíduos hospitalares,
  • absorventes, lenços, papéis sujos,
  • fotografias,
  • espumas,
  • acrílico, cerâmica, porcelana e tijolos,
  • espelhos.

O que é um ecoponto doméstico e como fazer?

O ecoponto é um espaço dedicado à coleta de objetos e resíduos que não devem ser destinados ao lixo comum.

Muitas cidades oferecem esse tipo de serviço, visando conscientizar e apresentar uma alternativa para que a população possa contribuir com o destino adequado de materiais.

O ecoponto doméstico, como o próprio nome sugere, fica na sua própria casa, ou seja, um local onde se destinam todos os resíduos que possam ser aproveitados, portanto, é muito importante que todos os membros da família conheçam esse pequeno espaço.

Todo esse material deverá, na data adequada, ser colocado à disposição dos veículos que fazem a coleta seletiva na sua cidade ou bairro, portanto, é importante estar atento ao calendário e à programação de recolhimento da Prefeitura.

Não tem coleta seletiva no meu bairro. O que faço?

Talvez você não saiba disso, mas é de responsabilidade da Prefeitura disponibilizar veículos e profissionais para realizar a coleta seletiva, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma lei Federal.

Infelizmente, muitos municípios não cumprem com suas obrigações, situação que não pode desanimá-lo ou levá-lo a desistir com o seu propósito de reciclagem.

A saída está em localizar alguma Cooperativa especializada que desenvolve atividades nessa área e verificar a possibilidade que recolham os materiais.

Outra alternativa é a de levar esse material até algum ecoponto disponibilizado pela Prefeitura ou por alguma entidade não governamental.

Existe ainda uma alternativa organizada pela associação de moradores, condomínio ou uma ação entre vizinhos, que consiste em contratar uma empresa especializada que faça a coleta e dê o destino adequado aos resíduos recicláveis.

As embalagens precisam estar limpas antes de serem encaminhadas para a reciclagem?

A última pergunta com relação a esse importante tema envolve a limpeza dos resíduos.

É importante compreender que existe um tempo entre a separação dos resíduos e o recebimento desse material por uma empresa especializada no processo de reciclagem.

Isso significa que se faz necessário limpar o resíduo, especialmente quando se trata de restos de comida que podem apodrecer nesse espaço de tempo.

Utilizar papel usado para retirar o “grosso” dos resíduos orgânicos contribui para que a triagem tenha menos trabalho na hora da avaliação e separação dos materiais.

Outra maneira econômica é optar por água de reúso, ou seja, aproveitar a limpeza dos utensílios domésticos no processo de lavagem e com a mesma água limpar os objetos.

Melhor ainda se a sua casa, condomínio ou empresa tiver uma estrutura que faça o reaproveitamento da água da chuva, quando então todo esse material pode ser limpo.

Chegamos ao final das 7 perguntas que precisavam de uma resposta adequada, portanto, agora é a sua vez de agir.

Como desejamos continuar contribuindo com o assunto, apresentaremos também a resposta para outra situação que possivelmente você já vivenciou e não soube o que fazer.

Para isso, leia nosso post: Saiba como fazer o descarte correto de lixo eletrônico!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.