logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Guia de separação dos diferentes tipos de resíduos para uma reciclagem correta

Guia de separação dos diferentes tipos de resíduos para uma reciclagem correta

A geração de lixo é uma das principais preocupações ambientais e aprender a fazer a separação dos diferentes tipos de resíduos é um passo importante para a preservação do meio ambiente e para estimular a reciclagem.

Segundo matéria publicada no Globo, em 2022, nós, os brasileiros, produzimos quase 82 milhões de toneladas de resíduos e, infelizmente, apenas 4% desse total foram reutilizados, o restante foi descartado indevidamente.

Esses números mostram que quase toda a totalidade dos nossos resíduos ainda é descartada incorretamente.

Isso significa dizer que a maioria dos plásticos, metais, papéis, vidros e outros materiais usados no nosso dia a dia vão parar em aterros controlados, lixões a céu aberto, bosques, praças, rios e praias, impactando negativamente no meio ambiente e na nossa qualidade de vida.

A coleta seletiva é a melhor alternativa para reduzir a quantidade do lixo produzido, encaminhando os materiais para a reciclagem e reinserindo-os à cadeia produtiva.

Essa coleta só é possível com a separação dos diferentes tipos de resíduos, o que deveria ser realizado no dia a dia das nossas residências e empresas. 

Porém, segundo o Instituto da Logística Reversa, 4 a cada 10 brasileiros não separam o lixo orgânico do reciclável e, entre os que selecionam os seus resíduos, 76% não fazem a separação por tipo de material.

Por isso, elaboramos um guia de separação dos diferentes tipos de resíduos para que você possa contribuir de forma mais efetiva para a preservação do meio ambiente e a reciclagem no país.

Continue a leitura e confira nossas dicas para selecionar os seus resíduos.

Entenda quais os tipos de resíduos são recicláveis segundo as suas categorias

O primeiro passo para aprender a fazer a separação dos diferentes tipos de resíduos é compreender que nem todo material sólido deve ir para a coleta seletiva.

Afinal, quais são os resíduos que devem ser separados e encaminhados à reciclagem?

São eles:

Vidro

Os vidros são componentes muito presentes no dia a dia das residências e empresas dos diversos segmentos e setores.

Nesta categoria, existem diferentes tipos de resíduos e muitos deles podem ser reciclados e outros não.

Os vidros que são recicláveis e devem ser selecionados são:

  • copos,
  • embalagens, como os vidros de conserva, geléias, sucos e extratos,
  • recipientes de remédios,
  • garrafas inteiras ou seus cacos,
  • tigelas,
  • pratos.

Entre os vidros que não são recicláveis estão os temperados, como para-brisas de carros, bem como tubos e monitores de TV, lâmpadas, espelhos, óculos, porcelanas e cerâmicas.

Para seu conhecimento, segundo o portal Indústria Verde, são produzidos anualmente 8,6 bilhões de unidades de vidro, o que equivale a 1,3 milhões de toneladas do material.

Porém, de tudo isso, reciclamos apenas 300 mil toneladas por ano.

Metal

Os metais também são materiais que estão presentes no nosso dia a dia, seja no ambiente doméstico ou industrial.

Eles também são classificados em diferentes tipos de resíduos e muitos deles são recicláveis e outros não.

Os metais recicláveis são:

  • latas de bebidas diversas,
  • bandejas,
  • pregos,
  • cabos e fios de cobre,
  • arames,
  • panelas sem cabo,
  • tampinhas de garrafa.

Não são metais recicláveis: lata de verniz, inseticida, solvente e outros produtos químicos, grampos, clips, tachinhas e esponja de aço.

Destacamos que o Brasil é o líder mundial na reciclagem de latinhas para bebidas, reaproveitando em torno de 99% da produção.

Plástico

Você sabia que cada brasileiro gerou 64 quilos de plástico em 2022? Afinal, ele é um dos materiais mais usados no dia a dia, principalmente em embalagens. 

Os diferentes tipos de resíduos plásticos recicláveis são:

  • todos os tipos de garrafas plásticas (de refrigerante, água, suco, vinagre, leite, etc.),
  • potes e frascos diversos que servem de embalagens,
  • sacos e sacolas,
  • plástico bolha,
  • tampas diversas,
  • embalagens metalizadas (sacos de salgadinho),
  • caneta sem o tubo de tinta,
  • canos, mangueiras e tubos,
  • baldes,
  • brinquedos.

Não podem ser reciclados: espuma, esponjas, tomadas elétricas, os acrílicos e cabos de panela.

É importante você saber que o isopor é um dos diferentes tipos de resíduos plásticos que pode ser reciclável, porém, a tecnologia necessária para o processo ainda é muito cara, por isso, na maioria das listas, ele consta como material não reciclável.

Papel

Temos uma infinidade de diferentes tipos de resíduos de papel usados no dia a dia, seja em nossas casas, no lazer, na escola ou no trabalho. 

Quais são os tipos de papel que são recicláveis e devem ser separados?

São eles:

  • folhas de cadernos e apostilas,
  • envelopes,
  • cartões e cartolinas,
  • papel sulfite, fotocópias e impressos em geral,
  • aparas de papel,
  • jornais e revistas,
  • papelão e caixas de embalagem em geral, inclusive de leite, suco e pizza.

Papéis não recicláveis: fotografias, celofane, carbono, guardanapos e papel higiênico.

É importante destacar que as compras online aumentaram significativamente a demanda por papelão, envelopes e outros tipos de papel usados para embalar e proteger os produtos que chegam às nossas casas e empresas, o que acaba gerando maior volume de resíduos.

Como os materiais devem ser separados e higienizados?

Importante destacar que as cooperativas, associações e trabalhadores autônomos (catadores) são responsáveis por recolher 90% de tudo o que é reciclado no Brasil.

Logo, separar os diferentes tipos de resíduos é uma forma de facilitar a reciclagem, fonte de renda para milhares de famílias.

Como separá-los corretamente? 

Principalmente no ambiente corporativo, onde existe uma maior geração de resíduos, o ideal é ter os recipientes adequados e, para facilitar esse processo, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) determinou a padronização de cores da coleta seletiva, que funciona da seguinte forma:

  • lixeiras vermelhas (diferentes tipos de resíduos plásticos),
  • lixeiras azuis (papel e papelão),
  • lixeiras amarelas (metais),
  • lixeiras verdes (vidros).

Em casas, ou pequenos estabelecimentos, onde não exista a necessidade do uso de recipientes com as cores da reciclagem, o ideal é acondicionar cada um dos diferentes tipos de resíduos em sacolas ou sacos individuais.

Precisa higienizar o material que vai para a reciclagem?

Como vimos, cada categoria de resíduos é dividida em outras subcategorias. 

Os plásticos, por exemplo, quando chegam às cooperativas e associações são devidamente separados conforme o material da sua composição para então serem encaminhados às empresas que fazem o processo de reciclagem. 

Um plástico PET, nesse caso, tem um processo de transformação diferente do PVC, por isso, eles são separados nas suas subcategorias. O mesmo acontece com os demais tipos de resíduos.

Por isso, além da separação, alguns materiais devem ser higienizados para serem encaminhados à coleta seletiva, principalmente as embalagens de alimentos.

A higiene prévia evita odores e proliferação de insetos e outros agentes de doenças, ajudando a cuidar da integridade e saúde das pessoas que coletam e manuseiam os nossos resíduos. Também é uma forma de incentivar e facilitar a reciclagem.

Como higienizá-los?

O processo é simples. Para isso, você precisa apenas remover o excesso de alimentos ou bebida do material, que pode ser feito com o uso de um papel ou, se necessário, lavá-lo brevemente, usando de preferência água de reúso, como a da máquina de lavar, água da chuva, etc. 

Acondicione o resíduo somente no recipiente correto quando ele estiver seco.  

O que fazer com os demais tipos de resíduos não recicláveis?

O grande passo para a preservação do planeta e a qualidade de vida das próximas gerações é todos nos unirmos para produzirmos o mínimo possível de resíduos e, quando isso não for possível, nos esforçarmos para sempre separar o orgânico do reciclável.

Restos de alimentos, ao invés de serem descartados, podem virar adubo para compostagem, em hortas da sua casa, da empresa, da escola ou projetos comunitários, associação de moradores, etc. 

Como vimos, alguns resíduos sólidos não são reciclados e esses materiais devem ser descartados juntamente com os demais lixos orgânicos.

Fraldas, papel higiênico, guardanapos, absorventes e filtros de café são considerados lixo orgânico.

Todo lixo orgânico deve ser acondicionado em sacos ou sacolas reforçadas para não estourar nas lixeiras e no processo de coleta.

Destacamos também o cuidado especial com o descarte do lixo eletrônico, como lâmpadas, pilhas, baterias e outros elementos tão presentes no dia a dia de uma casa e de uma empresa.

Em especial, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece que é de responsabilidade do fabricante coletar e reciclar os materiais classificados como lixo eletrônico, o que inclui os eletrodomésticos e eletrônicos de forma geral.

Para descartá-los, você pode procurar o próprio fabricante ou levá-los a um dos pontos de coleta instalados em lugares estratégicos da maior parte das cidades brasileiras.

Agora que você conferiu nosso guia de separação dos diferentes tipos de resíduos para contribuir com uma reciclagem correta, que tal continuar a leitura e saber como funciona um aterro sanitário?

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.