logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Isopor é reciclável ou orgânico? Saiba como descartar esse resíduo

Isopor é reciclável ou orgânico? Saiba como descartar esse resíduo

É muito comum a dúvida sobre se o isopor é reciclável ou orgânico, e muito provavelmente esse é um dos principais motivos para que esse resíduo sólido seja descartado incorretamente por boa parte da população.

Por outro lado, procurar saber como descartar corretamente esse tipo de resíduo demonstra conscientização e responsabilidade por parte das pessoas e gestores que buscam contribuir para a preservação do meio ambiente.

Mesmo que a passos lentos, segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2022, apresentamos redução na produção e avanço na destinação correta dos resíduos sólidos coletados em 2022 no Brasil, em comparação com anos anteriores.

Importante destacar também que, até novembro de 2022, foram recuperadas 306 mil toneladas de materiais recicláveis secos, papel, papelão, metal, plásticos, vidro e outros resíduos, representando um aumento, em relação a edições anteriores do Panorama.

Será que o descarte correto do isopor contribuiu para esses números? Esse material deve ser separado e pode ser reciclado?

Neste post, vamos conferir como descartá-lo corretamente.

O que é exatamente o isopor?

Antes de saber se isopor é reciclável ou orgânico, é importante destacarmos que esse nome não se trata de um produto acabado e sim de uma marca.

É isso mesmo, Isopor® é a marca registrada da Knauf, uma multinacional alemã que, assim como muitas outras, viraram símbolos de produtos prontos, a exemplo do popular Xerox, Bombril, Miojo, Teflon, Jeep, Ray-Ban, Super Bonder, etc.

O produto que conhecemos e utilizamos nas mais diversas formas e diferentes formatos, no nosso dia a dia, recebe o nome de EPS (Expanded Polystyrene), ou poliestireno expandido e pertence à grande família dos plásticos.

O EPS é produzido a partir de polímeros derivados do petróleo e o material que chega até nós é 98% composto de ar e apenas 2% de plástico.

Isopor é reciclável ou orgânico?

A Associação Brasileira de Poliestireno Expandido (Abrapex) reforça que o EPS não muda a sua composição após ser usado, ou seja, ele continua sendo 2% plástico e 98% de ar, por isso pode ser 100% reutilizável.

A entidade também esclarece que esse material em si não é tóxico e não prejudica o ar, solo, mares e rios, isso significa que o EPS não é prejudicial à natureza. 

Porém, ele não se decompõe, ou seja, não é biodegradável.

O material vai apenas se degradando lentamente em partículas cada vez menores, por isso, na dúvida se o isopor é reciclável ou orgânico, ou na falta de educação ambiental, o descarte incorreto desse resíduo pode impactar no meio ambiente.

Um isopor é leve e, descartado incorretamente, é facilmente levado pelo vento aos rios, mares, lagos, praças, parques, vias e demais superfícies terrestres. 

Ao se degradar, suas partículas são confundidas com alimentos pelas mais variadas espécies aquáticas e terrestres. Então, são ingeridas por eles, o que coloca suas vidas em perigo, além da nossa também, caso venhamos nos alimentar deles, já que esses granulados do isopor podem estar contaminados. 

Isopores também podem ser levados facilmente para bueiros e sistemas de esgotos nas vias, favorecendo entupimentos e enchentes. Sem contar o risco deles pegarem fogo e a fumaça causar intoxicação.

Por isso que se afirma: não é o isopor que é prejudicial ao meio ambiente e sim o descarte indevido.

Importante destacar que segundo o portal Mundo Isopor, um canal de comunicação e geração de conhecimento do Grupo Knauf, a detentora da marca Isopor®, são anualmente produzidas no Brasil mais de 100 mil toneladas de EPS, usados pela indústria para:

  • embalagens, em especial para alimentos perecíveis, por não proliferar fungos e bactérias,
  • caixas, que funcionam como recipientes térmicos para os mais diversos fins,
  • forros, lajes e blocos para construção civil,
  • componentes de proteção para envolver e proteger eletrônicos e outros produtos durante o transporte.

Em outra publicação, o Mundo Isopor informa que apesar de boa parte da população ainda ter dúvidas sobre se o isopor é reciclável ou orgânico, com o descarte correto já conseguimos reciclar 34,5 mil toneladas de EPS anualmente.

Como é feita a reciclagem desse material?

O processo de reciclagem do isopor envolve:

  • limpeza,
  • compactação para retirada do ar
  • moagem ou trituração até virar bolinhas bem pequenas,
  • cristalização.

Após passar por esses processos, o isopor já pode ser usado para a fabricação de novos produtos, como cola, solventes, peças de plásticos e solas de sapato. Também pode ser usado para a produção de energia elétrica, térmica e entre outras finalidades.

Como descartar corretamente isopor?

Já não existem mais dúvidas se o isopor é reciclável ou orgânico, porque sabemos que ele é 100% reutilizável e também já conferimos como é o processo para que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outros produtos. 

Agora, precisamos compreender a nossa importância nesse processo, afinal, para que o isopor seja reutilizado, o ideal é que ele seja devidamente descartado na nossa casa, escritório, indústria, restaurante, hotel, escola, etc.

O processo é simples: basta depositar o resíduo em qualquer lixeira destinada aos plásticos, padronizada pela cor vermelha. 

Você também pode levar o material na coleta seletiva mais próxima da sua casa. Em boa parte das cidades brasileiras, existem os chamados PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Em caso de maiores quantidades do material, como ocorre em empresas e indústrias, você pode contar com uma empresa especializada em coleta, transporte e destinação correta do seu lixo, como o Grupo Alto Tietê.

Abrimos um parêntese para informar que segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil 2022, a região sudeste, nosso local de atendimento, apresenta o maior índice de encaminhamento correto do lixo sólido. 

Essa notícia nos enche de satisfação por estarmos cumprindo com o nosso compromisso de trabalho, que é fazermos a diferença na vida das pessoas, gerenciando os seus resíduos, dando uma destinação correta a eles, ajudando na geração de renda e contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Dica: que tal substituir o isopor por uma embalagem mais sustentável? 

Mesmo não existindo mais dúvidas da sua parte sobre se o isopor é reciclável ou orgânico, você pode contribuir com meio ambiente tendo ações mais sustentáveis na sua empresa.

Como já dissemos, o problema não é o isopor e sim o seu descarte que ainda é incorreto na maioria das vezes, afinal, conforme já falamos, conseguimos reciclar um pouco mais de 34% ao ano, de todo o material produção, mas ainda tem muito a ser feito.

Uma dica para você fazer a diferença e ajudar no meio ambiente é reduzir o consumo do plástico de modo geral, incluindo o isopor nas suas atividades.

Com isso, você vai ajudar a evitar que ele vá para os lixões, parques, praças, praias, rios e lagos, colocando em risco a vida marinha e terrestre, bem como chegue em bueiros e tubulações, favorecendo alagamentos e enchentes nas cidades, devido ao descarte incorreto que ele pode ter.

Se você tem uma empresa ou é consumidor, opte por adotar práticas mais sustentáveis.

Algumas dicas para isso são:

  • elimine o uso de copos de isopor,
  • sempre que possível opte por usar embalagens biodegradáveis,
  • substitua o material de isopor por outro mais resistente e durável, como no caso das caixas térmicas.
  • se possível opte por produtos reutilizáveis.

Esperamos que tenhamos esclarecido a sua dúvida sobre se isopor é reciclável ou orgânico, e que você tenha compreendido que o EPS é um material 100% reutilizável.

Para finalizar, lembre-se que empresas que se preocupam e praticam ações de responsabilidade social e ambiental são as preferidas dos consumidores e dos investidores.

Por isso, caso você tenha alguma dúvida sobre reciclagem ou esteja precisando de uma empresa para gerenciar os seus resíduos, entre em contato com o Grupo Alto Tietê.

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.