logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Brasil acelera rumo a sustentabilidade na corrida dos carros elétricos

Brasil acelera rumo a sustentabilidade na corrida dos carros elétricos

Durante muito tempo, os carros elétricos pareciam uma realidade distante, mas seus benefícios ecológicos têm impulsionado o desenvolvimento desses automóveis, inclusive no Brasil.

O transporte é uma atividade diária, que faz parte da rotina da maior parte da população, mas nem sempre é possível optar pelos meios mais sustentáveis, como caminhar e andar de bicicleta.

Nesse cenário,a busca por alternativas mais amigáveis em relação ao meio ambiente é fundamental para reduzir os impactos gerados pelo uso dos automóveis tradicionais.

Trazendo uma série de vantagens, os novos veículos têm se tornado cada vez mais comuns e, agora, também são uma iniciativa que dá seus primeiros passos no Brasil.

Para ficar por dentro dessa novidade, continue a leitura e entenda melhor a chegada dos carros elétricos ao nosso país!

Carros elétricos X carros tradicionais 

Em primeiro lugar, é importante entender por que os carros elétricos têm se mostrado uma opção vantajosa quando comparados aos veículos tradicionais.

Os primeiros motores surgiram há muito tempo, no século 18, movidos a combustão externa. Essas eram as máquinas a vapor, que representaram um avanço importante para o desenvolvimento dos aparelhos utilizados nos processos produtivos.

Anos depois, no século 19, surgiram os primeiros motores movidos a combustão interna, ou seja, aqueles que realizavam a queima do combustível no interior do motor. Foi a partir desse método que se desenvolveram os automóveis tradicionais.

Embora essa técnica fosse mais eficiente e versátil, ela também veio acompanhada de prejuízos ambientais, causados principalmente pela liberação de gases tóxicos, que hoje entendemos como gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Entre as substâncias liberadas no uso dos carros tradicionais, podemos mencionar:

  • monóxido de carbono (CO),
  • dióxido de carbono (CO2),
  • ozônio (O3),
  • óxido de nitrogênio (NOx),
  • dióxido de nitrogênio (NO2),
  • hidrocarbonetos (HC),
  • óxidos de enxofre (SOx),
  • material particulado (MP).

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa, o que significa que contribuem significativamente para o agravamento do aquecimento global.

Também vale lembrar que, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a concentração de veículos é maior, essas substâncias representam um perigo para a saúde pública, uma vez que agravam a poluição do ar nesses locais.

Diante desse cenário, os carros elétricos surgem como uma alternativa sustentável, já que não dependem do processo de combustão característico dos automóveis tradicionais.

Assim, operam a partir da energia elétrica, que é armazenada em baterias recarregáveis, representando um avanço importante quando falamos em sustentabilidade.

A construção de um futuro sustentável com os carros elétricos

Mas, afinal, como os carros elétricos podem contribuir para a criação de um transporte mais sustentável?

Diversas características desses veículos fazem com que sejam uma opção mais ecológica e menos prejudicial ao meio ambiente, como você pode ver a seguir:

Baixa emissão de carbono

A emissão de carbono é uma das grandes preocupações dos ambientalistas, uma vez que a substância contribui com o agravamento de fenômenos climáticos como o aquecimento global.

Nos carros tradicionais, a emissão ocorre desde a fabricação dos seus componentes até o próprio uso do veículo. Assim, usar esses automóveis diariamente traz consequências graves para o meio ambiente.

Já no caso dos veículos elétricos, embora ocorra a emissão de carbono em sua fabricação, o seu uso não provoca a liberação do carbono na atmosfera.

Maior eficiência energética

Uma diferença bastante importante entre os carros elétricos e os tradicionais é que os primeiros oferecem uma eficiência energética muito maior.

Isso ocorre porque o processo de combustão interna apresenta perdas consideráveis de energia, tornando o uso dos combustíveis fósseis menos eficaz do que a utilização de baterias recarregáveis.

Dessa forma, esse tipo de veículo apresenta um rendimento maior, o que também representa um ganho para o dono.

Também vale lembrar que é possível optar por diferentes fontes de energia renovável. As modalidades solar e eólica, por exemplo, têm ganhado espaço nesse cenário.

Menos componentes fósseis

Como mencionamos, o uso de fontes de energia renováveis, como a hidrelétrica, a solar, eólica, entre outras possibilidades, permite uma redução significativa do uso de combustíveis fósseis, como é o caso da gasolina e do diesel.

No entanto, os componentes fósseis também são reduzidos no próprio processo de fabricação dos automóveis.

Isso ocorre porque, enquanto os veículos elétricos saem de fábrica com cerca de 3 mil componentes, os tradicionais podem chegar à marca de 15 mil, sendo que muitos desses elementos possuem matéria-prima fóssil em sua composição, como o petróleo.

Menor emissão de gases do efeito estufa

Não podemos falar dos benefícios ambientais promovidos pelos carros elétricos sem mencionar a redução da emissão dos gases do efeito estufa.

Por conta dos avanços do aquecimento global, que tem gerado efeitos cada vez mais evidentes nas alterações climáticas do planeta, buscar alternativas que não liberam esse tipo de substância tem sido uma prioridade no desenvolvimento de novas tecnologias.

Assim, o fato de que esses gases não são emitidos durante o uso dos veículos elétricos representa um diferencial sustentável de grande importância.

Baixa poluição sonora

Por fim, outro aspecto que tem chamado atenção para o uso dos carros elétricos é a redução da poluição sonora nos centros urbanos.

Os ruídos produzidos pelos automóveis tradicionais são responsáveis pela geração de estresse e ansiedade, podendo trazer prejuízos para a saúde física e mental das pessoas que habitam as cidades.

Já no caso dos veículos elétricos, o ruído gerado é praticamente nulo, o que promove o bem-estar de motoristas, passageiros e da cidade como um todo.

Inovação em território brasileiro 

Todos esses benefícios poderão ser aproveitados também no território nacional, com o lançamento do Lecar Model 459, um dos primeiros carros elétricos a serem produzidos no Brasil.

Embora a bateria e outros componentes sejam importados, trazendo para cá algumas tecnologias chinesas que são líderes nesse setor, esse é um veículo predominantemente nacional.

A montadora responsável pelo automóvel afirma que 35% dos componentes do carro serão importados, e 65% de produção nacional, sendo 60% de Caxias do Sul (RS), local onde ocorre a produção. Já os outros 5% vem de outras cidades, entre elas, Rio Claro, Itupeva e Joinville (SC).

Além dos benefícios ambientais, o Lecar também tem aspectos que o destacam em relação à performance. O seu motor tem 180 cv e é alimentado por uma bateria com 66 kWh de capacidade. Assim, a estimativa da empresa é a de que o veículo consiga fazer 400 km de autonomia e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos.

Dessa forma, o lançamento representa um importante momento no cenário automotivo brasileiro, marcado pela preocupação com a preservação do meio ambiente.

Para saber mais sobre sustentabilidade e produção, continue por aqui e saiba mais sobre Eco-design: a saída para o manejo consciente dos recursos naturais!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.