logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Conheça a importância do carbono neutro para a sustentabilidade

Conheça a importância do carbono neutro para a sustentabilidade

Um futuro de qualidade para o planeta Terra depende de ações que venham a atender a objetivos que estão sendo amplamente debatidos e são conhecidos como carbono neutro ou zero.

Essa expressão está vinculada a um acordo assinado no ano de 2015 por 195 países, quando em Paris (França) o assunto “aquecimento global” ganhou importância e recebeu o destaque necessário.

As mudanças climáticas são perceptíveis em todo o planeta, bastando o acesso aos canais de comunicação para avaliar as tragédias que assolam regiões, como, por exemplo:

  • enchentes,
  • secas,
  • furacões,
  • tempestades,
  • frio ou calor excessivo,
  • mortalidade de animais silvestres, etc.

De acordo com o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), que traduzido significa Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, essas situações ocorrem em função da alta taxa de emissão de dióxido de carbono (CO2) que ocorre nos dias atuais.

Desde o princípio da Revolução Industrial, os homens têm utilizado de maneira intensa o carbono que fica preso no que é conhecido como combustível fóssil, como, por exemplo:

  • petróleo,
  • carvão,
  • gás natural.

O CO2 é um dos maiores responsáveis por aprisionar a radiação solar, reaquecendo a superfície terrestre e causando grandes desastres naturais.

A busca pelo carbono neutro diz respeito a reduzir essas emissões, a partir de um esforço geral que se inicia no cidadão, atinge as empresas e chega até os governos.

De acordo com a cientista brasileira que faz parte do IPCC, Letícia Cotrim, é perfeitamente possível reduzir significativamente a emissão de CO2, porém, segundo os estudos, até o ano de 2030 será preciso reverter o quadro atual, uma situação que pode ser conquistada utilizando apenas os recursos e tecnologias que já temos disponíveis no planeta.

Para isso, ações são necessárias, portanto, apresentaremos nesse post detalhes a respeito e de que maneira você pode contribuir para alcançarmos os objetivos definidos pelas autoridades que conhecem do assunto. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

O que quer dizer carbono neutro?

Carbono neutro significa equilibrar o CO2.

A partir da quantidade emitida, é preciso desenvolver esforços para que esse elemento seja retirado na mesma proporção da atmosfera.

Esse processo é também conhecido como “pegada de carbono zero”, um equilíbrio entre geração e retirada, daí então a neutralidade, o objetivo que precisamos alcançar.

Para isso, duas ações precisam ser realizadas.

A primeira é efetivamente diminuir a geração do CO2, ou seja, diminuir a queima de combustíveis fósseis.

Além disso, é preciso preservar as florestas, instrumento natural que capta o CO2 da atmosfera e o transforma, a partir do processo de fotossíntese, em oxigênio.

Existem dois conceitos que vêm sendo utilizados e que demonstram de que maneira uma empresa, ou uma família, por exemplo, contribuem para essa situação:

Carbono negativo

Toda atividade conhecida como emissora de carbono negativo é aquela que elimina mais o CO2 do que a quantidade lançada na atmosfera.

Carbono positivo

As empresas, ou qualquer grupo que lança na atmosfera quantidade superior a aquela que retira, são conhecidas como emissoras de carbono positivo.

Por que é importante atingir a neutralidade de carbono?

Se não desenvolvermos urgentemente ações para a neutralidade de carbono em todo o planeta, devemos estar preparados para condições cada vez mais adversas com relação ao clima e aos desastres naturais.

Isso significa que teremos que conviver com:

  • mudanças drásticas na temperatura do planeta,
  • aumento do nível do mar,
  • grandes incêndios florestais,
  • enchentes devastadoras,
  • desastres naturais de grandes proporções.

Como exemplo, a imprensa noticiou que durante o ano de 2022 em nosso país, os deslizamentos, enchentes e as fortes chuvas tiraram a vida de 380 pessoas e causaram sérios prejuízos a mais de 230 mil brasileiros.

O que pode ser feito para reduzir a emissão de carbono?

Como vimos, a redução na emissão ou o atingimento do carbono zero pode ocorrer a partir das ações conduzidas pelas pessoas e empresas.

A nível individual, as famílias devem combater os desmatamentos e a poluição atmosférica, denunciando e conscientizando a comunidade nas quais estão inseridas a valorizarem as ações voltadas à neutralização desse elemento.

Além disso, podem prestigiar as empresas que possuem o selo carbono neutro ou avaliar seus sites, visando conhecer as ações tomadas com relação a esse assunto e aos processos sustentáveis, adquirindo os seus produtos e serviços.

Quanto às empresas, essas precisam desenvolver estudos e ações que venham a torná-las neutras com relação a emissão desse elemento e dos demais gases de efeito estufa.

Para isso, os empreendimentos precisam:

  • investir em fontes limpas para a geração de energia,
  • participar de projetos envolvendo reflorestamentos,
  • cumprir com as exigências legais.

De acordo com os especialistas que fazem parte do IPCC, será preciso grandes mudanças sociais e políticas em todo o mundo.

Para isso apresentaram à Organização das Nações Unidas (ONU) sugestões que precisam ser adotadas em curto espaço de tempo.

Segundo o documento os governos dos diversos países, devem aprovar leis voltadas a:

  • fixar um preço para as emissões de carbono,
  • eliminar as usinas elétricas a base de carvão,
  • transferir cargas tributárias das receitas de carbono dos contribuintes para aqueles que poluem,
  • divulgar os riscos financeiros relacionados com o clima,
  • integrar o objetivo da neutralidade do carbono nas decisões econômicas e tributárias de cada país.

Como verificar a neutralidade de carbono de uma empresa?

Não é difícil verificar quais são as empresas que contribuem para a neutralização dos gases de efeito estufa e efetivamente estão trabalhando pela qualidade de vida da sociedade e da humanidade.

Basta avaliar se elas possuem o selo carbono neutro ou se desenvolvem ações visando contribuir para um mundo melhor, situação que pode ser conhecida através de uma visita ao site da empresa e uma validação a respeito das informações divulgadas.

Uma empresa que não possui condições para eliminar em seus processos a geração desses elementos prejudiciais pode também conquistar esse selo e contribuir de forma efetiva com os objetivo que precisam ser conquistados,

Para isso, ela deve investir e apoiar projetos conhecidos como créditos de carbono.

Trata-se de compensar as suas emissões, adquirindo as “sobras” conquistadas por alguma empresa que conseguiu alcançar bons resultados e gerou os créditos que podem ser vendidos.

Essa ação incentiva a empresa geradora a continuar aumentando os seus investimentos a esse respeito, como, por exemplo, em um projeto de reflorestamento.

Além disso, possibilita que outros empreendimentos, que por circunstâncias do seu próprio processo produtivo não conseguem colaborar de forma direta, possam também participar e adquirir créditos que os façam estar legalmente amparados com relação a esse assunto.

Como se observa, existem formas de reverter a situação e de retomarmos a saúde do planeta sem prejudicar o crescimento econômico e a geração de riquezas, no entanto, ações precisam ser tomadas com urgência.

Agora que você conhece mais a respeito do carbono neutro, leia também nosso post que mostra como as pessoas e empresas podem praticar novos hábitos sustentáveis!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.