logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

O que é e o que fazer com sucata?

O que é e o que fazer com sucata?

Você já avaliou a quantidade de sucata que é diariamente destinada aos aterros sanitários e lixões, a partir da coleta do lixo?

O Brasil, ao mesmo tempo que joga no lixo bilhões de reais pela falta de tratamento de materiais que poderiam ser reaproveitados, demonstra uma grande capacidade operacional em alguns setores voltados à reciclagem.

Para se ter ideia a esse respeito, a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) informa que 30 milhões de toneladas de resíduos ainda recebem a destinação incorreta todos os anos.

Além disso, 16 milhões de brasileiros não têm coleta de lixo em suas casas.

Por outro lado, nosso país é o campeão mundial na reciclagem de latas de alumínio, reciclando 98,7% do total produzido, segundo dados da Associação Brasileira de Alumínio (Abal).

Essa diferença que nos posiciona nos dois extremos de uma tabela de qualidade, quando o assunto é reciclagem e reaproveitamento de materiais, é no mínimo curiosa.

De um lado, uma total demonstração de competência e valorização dos materiais que em muitos países é considerado lixo, porém, no contexto geral, nossos resultados com relação a resíduos sólidos está muito aquém do que poderia ser realizado.

É preciso que mudanças ocorram rapidamente, pois, além dos valores envolvidos nessa possibilidade, é preciso dar um destino correto aos resíduos sólidos, protegendo o meio ambiente e transformando o Brasil em um país sustentável.

Neste post, abordaremos um assunto que precisa ser melhor observado pelos brasileiros. Afinal, o que é sucata e o que pode ser feito com todo esse material? Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!

O que é sucata?

Sucata é todo material que foi inutilizado devido ao uso e que não atende mais às necessidades pelas quais foi produzido.

Comumente, imagina-se que se trata apenas de materiais metálicos, encontrados, por exemplo, nos conhecidos “ferros velhos”, empresas que recolhem carros batidos e que vendem peças em bom estado de conservação.

Porém, também devem ser acrescidos em sua definição todos os produtos não metálicos que perderam a sua usabilidade, como: 

  • plásticos,
  • borracha, 
  • papel, 
  • vidro,
  • tecido, etc.

Conclui-se então que se trata de todo material que está sendo rejeitado e que pode ser reaproveitado para outros fins, através de processos de reciclagem ou reutilização.

A reciclagem de sucata

A reciclagem da sucata é fundamental para o meio ambiente, pois os materiais destinados de forma inadequada causam grandes problemas na natureza.

Todos sofrem um processo de decomposição, ou seja, precisam de um tempo para que desapareçam junto ao meio em que foram descartados.

Como exemplo, confira o tempo de decomposição de alguns materiais:

  • papel – de 3 a 6 meses,
  • madeira pintada – mais de 13 anos,
  • metal – mais de 100 anos,
  • alumínio – mais de 200 anos,
  • plástico – mais de 400 anos,
  • vidro – mais de 1000 anos.

É importante lembrar que substâncias vão sendo liberadas durante esse processo, o que acaba contribuindo para a poluição do solo, mangues, florestas, rios e oceanos.

Além disso, materiais virgens são retirados da natureza para a produção de novos produtos, o que reflete no desmatamento das florestas, repercutindo de forma direta no aquecimento global e tragédias naturais que são notícias em todo o mundo.

Diante dessas informações, imagine se conseguíssemos reaproveitar boa parte dos 30 milhões de toneladas que são destinados anualmente aos locais incorretos de descarte?

Toda essa sucata poderia retornar ao processo produtivo como matéria-prima e se transformar em novos produtos.

O que fazer com a sucata?

Talvez muitas pessoas e empresas questionem: o que fazer com a sucata?

Muitos empreendedores já perceberam o potencial econômico desse mercado e cada vez mais vem investindo no aprimoramento de negócios voltados ao reaproveitamento de resíduos sólidos.

Atendendo a legislação em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e obtendo bons resultados financeiros, empresas e pessoas físicas dedicam suas atividades a esse setor.

Isso significa que a sucata pode proporcionar um retorno bastante expressivo, através dos processos que envolvem:

Venda

Vender sucata é a realidade de cooperativas, milhares de famílias e empresas que atuam nesse setor sabem aproveitar as boas oportunidades.

Muito se tem falado, atualmente, na economia circular, uma maneira inteligente de se fazer negócios.

De acordo com o Portal da Indústria:

Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Para se ter ideia da potencialidade do setor, somente tratando do que é conhecido como e-lixo ou lixo eletrônico, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o 5º maior produtor desses resíduos no mundo, alcançando números que atingem 2 milhões de toneladas anualmente.

Se todo esse material fosse devidamente processado e reaproveitado, poderiam ser gerados em nosso país 40 mil empregos diretos e um faturamento anual na ordem de R$ 800 milhões.

Com o aprimoramento das operações, envolvimento e conscientização da sociedade e empresários, esses valores podem atingir R$ 8 bilhões ao ano.

Atualmente, a economia circular já se tornou uma realidade em alguns setores, porém, muito ainda pode ser feito, o que acontecerá a partir do engajamento da sociedade, empresas e governo.

Crie algo

Outra forma de utilizar bem a sucata e transformá-la em um projeto interessante é através do processo da criatividade.

Isso significa transformar esse material, sem utilidade para o fim na qual foi fabricado, em um produto novo.

Nesse caso, o resíduo não retorna a um processo fabril envolvendo reprocessamento e transformação em matéria-prima, mas será utilizado para a composição de um novo objeto.

É o caso dos processos artesanais, culturais e que envolvem a área educacional. Onde, a partir de diversos materiais, consegue-se, através de oficinas, o desenvolvimento de brinquedos.

Esse processo também é uma realidade no aproveitamento de roupas que se transformam em novas peças, ou ainda no desenvolvimento de subprodutos que possam ser fabricados a partir da matéria-prima não aproveitada e que seria descartada.

O fato é que a criatividade possibilita excelentes projetos, envolvendo sustentabilidade e retorno financeiro.

Na cidade de São Paulo, um projeto envolvendo robótica a partir da sucata vem transformando a vida de mais de 2.000 jovens e crianças da comunidade escolar da rede pública.

Os alunos conseguem, a partir das aulas e dos materiais coletados em seus bairros, desenvolver:

  • carrinhos motorizados,
  • robôs pessoais,
  • aspirador de pó, etc.

Como se observa, muito pode ser feito a partir do uso de resíduos que aparentemente não possuem mais utilidade.

No entanto, é preciso vontade e esforço na busca de alternativas que possam colaborar efetivamente com a sustentabilidade e na transformação da sucata em riqueza e prosperidade.

Agora que você sabe mais a esse respeito, saiba como é feita a reciclagem de alumínio!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.