logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Curiosidades sobre o processo e a história da reciclagem

Curiosidades sobre o processo e a história da reciclagem

A história da reciclagem é muito mais antiga do que costumamos pensar, principalmente quando entendemos o processo a partir dos métodos utilizados hoje em dia, que funcionam a partir de tecnologias bastante avançadas.

Reutilizar materiais descartados é algo presente no dia a dia da população há muito tempo, ainda que as primeiras tentativas de fazer isso fossem mais simples e em menor escala.

Assim, se hoje temos métodos inovadores e altamente tecnológicos, que permitem reutilizar resíduos de diversos materiais para criar novos produtos ou até mesmo para gerar energia, inicialmente foi preciso que as pessoas percebessem o potencial desse processo.

Para saber mais sobre a história da reciclagem e conferir algumas curiosidades sobre o assunto, continue a leitura!

Curiosidades sobre a história da reciclagem

Hoje em dia, com a crescente demanda por práticas mais sustentáveis e métodos que consigam lidar com a grande quantidade de resíduos descartados pela população e pela indústria, o processo de reciclagem tem se tornado cada vez mais tecnológico e eficiente.

Um levantamento feito pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) aponta que o Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de lixo por ano, um número alarmante e que mostra o quão necessário é encontrar saídas mais eficazes para o quadro.

No entanto, ao ver números como esse, é comum que as pessoas pensem que essa é uma necessidade recente e que a história da reciclagem começou a partir desse problema. Confira algumas curiosidades a respeito desse assunto:

A reciclagem já era praticada em 1031

Isso mesmo: 1031! Nessa época, a história da reciclagem já estava se iniciando, a partir de um processo praticado pelos japoneses, no qual reutilizavam folhas de papel usadas para produzir outras novas.

Não se sabe ao certo se esse povo realmente foi o responsável por dar início a essa prática, já que alguns especialistas defendem a tese de que o crédito, na verdade, pertence aos chineses, que teriam criado o método antes de ele se espalhar para outros países, como Japão.

O fato é que a história da reciclagem teve início muito antes do que as pessoas pensam e é interessante lembrar que, até os dias atuais, o papel segue como um dos materiais com maior índice de reaproveitamento no mundo.

Primeiro centro de reciclagem do mundo

Apesar de o processo ter tido início tão cedo, foram necessários muitos séculos para que a humanidade desenvolvesse métodos rigorosos e replicáveis, que pudessem ser realizados em larga escala.

Assim, em 1897, Nova Iorque foi cenário da criação do primeiro centro de reciclagem do mundo, um local no qual eram reaproveitados resíduos fabricados em materiais como papéis, metais, além de itens da indústria têxtil, como tapetes, tecidos e sacos de serapilheira.

Esses estabelecimentos são, ainda hoje, responsáveis por receber os resíduos recicláveis descartados pela população e pela indústria, dar a eles o tratamento adequado para o material de sua composição e garantir que ganhem nova vida útil.

Reciclagem no século XIX e XX 

Dessa forma, é no século XIX que a história da reciclagem começa a se encaminhar para o que conhecemos hoje a respeito do processo, embora alguns avanços bastante importantes tenham acontecido mais tarde, no século seguinte.

Em 1884, na Suíça, começaram a ser desenvolvidos sistemas completos e mais eficientes para reciclar garrafas de vidro, o que permitiu que esse material fosse reaproveitado de forma mais eficiente.

Além disso, cerca de cem anos depois, por volta de 1982, o país também foi o responsável por desenvolver um tipo de reciclagem voltado para embalagens de alumínio e metal, em geral, o que trouxe grandes avanços para o reaproveitamento de resíduos descartados diariamente pela população.

Curiosidades do processo de reciclagem

De modo geral, podemos definir o processo de reciclagem como aquele em que há a transformação de um resíduo sólido descartado, a partir de mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico. Isso faz com que seja possível utilizar o material novamente, seja na forma de matéria-prima, energia ou novos produtos.

Esse é um processo cuja importância e necessidade está registrada não apenas por estudiosos da área, mas também pela legislação, por meio de documentos como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

No entanto, essa é uma definição bastante ampla e cada tipo de material demanda procedimentos específicos, para poder retornar à cadeia produtiva.

Assim, agora que você já conhece melhor a história da reciclagem, confira também algumas curiosidades sobre esse processo:

Reciclagem de vidro sem desperdício 

Quando chegam aos centros de reciclagem, os resíduos passam por diversas etapas de tratamento, nas quais pode ser necessário descartar alguns de seus componentes, mantendo apenas aquilo que pode ser efetivamente reaproveitado.

O processo de reciclagem de vidro é bastante curioso nesse sentido, já que todo o material descartado pode ser transformado em novos produtos. Ou seja, um quilo de vidro descartado gera um quilo de vidro reciclado.

Assim, o procedimento é bastante vantajoso e garante que esse tipo de lixo, bastante comum no dia a dia da população, seja completamente reutilizado para a fabricação de novos itens.

Reciclagem de papelão

Um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial mostrou que, em 2021, 91,4% do papelão ondulado foi reciclado, um número muito importante, considerando que esse material é bastante presente no dia a dia da população e da indústria.

Assim, desde o início da história da reciclagem, o papel e seus derivados vêm liderando os índices de materiais que passam por esse processo, com números que apontam para um futuro bastante promissor.

Os impactos dessa prática são, sem dúvidas, muito positivos. Para uma comparação: cada tonelada de papel reciclado permite poupar 54 árvores de pinus ou 34 eucaliptos com 12 metros de altura.

Ciclo de reciclagem das latas de bebidas

Outro item que ganha destaque nos índices de reciclagem são as latinhas de bebidas. De acordo com informações divulgadas pelo governo federal, em 2021, 98,7% das latas comercializadas em todo o Brasil foram reutilizadas, sendo esse o maior volume da história.

Assim, entre 2019 e 2021, o país se tornou recordista mundial na reciclagem desse material e o processo proporcionou redução de 70% no consumo de energia, 65% no consumo de água e queda de 70% nas emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, o ciclo de reaproveitamento desses itens impressiona por ser muito rápido. Uma lata de bebida leva pouco mais de 30 dias para ser comprada no supermercado, consumida, reciclada, transformada em lata nova, envasada e vendida.

Quer saber mais sobre assuntos como esse? Para continuar se informando, confira nossas sugestões de filmes sobre sustentabilidade para você se inspirar!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.