logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Como fazer o reaproveitamento de resíduos na sua empresa?

Como fazer o reaproveitamento de resíduos na sua empresa?

A finalidade do reaproveitamento dos resíduos é a de prolongar a vida útil do material que seria descartado, diminuir os impactos ambientais e criar um negócio sustentável e lucrativo.

Os Rs da sustentabilidade, ou da reciclagem, formam um conjunto de ações que visam diminuir a geração de resíduos, por meio:

  • do consumo consciente,
  • da mudança de comportamento na forma como a empresa lida com o lixo gerado. 

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar são os cinco elementos que formam esse importante conjunto e essas ações se complementam, ou melhor, uma resulta na outra.

Reutilizar tem como sinônimo reaproveitar. O reaproveitamento é uma realidade mundial, que visa reduzir o acúmulo de resíduos no meio ambiente e preservar todo o ecossistema.

Reaproveitar significa descartar um produto somente quando todo o potencial dele foi utilizado. Para isso, ele pode ganhar novas funções ou ser transformado em novos produtos.

Para a sua empresa, práticas sustentáveis geram credibilidade no mercado, simpatia do consumidor, maior lucratividade e economia financeira.

Quer saber como fazer o reaproveitamento de resíduos na sua empresa? Continue a leitura.

O que se entende por resíduos?

Podemos dizer que resíduos são as partes restantes e a princípio sem utilidade, resultantes das atividades domésticas ou industriais e podem ser:

  •  sólidos,
  •  ou orgânicos.

Os resíduos orgânicos também são chamados de úmidos e são basicamente constituídos por restos de animais ou vegetais, como sobras de alimentos, folhas, sementes, podas de jardins, partes comuns em cozinhas industriais, restaurantes, empresas de jardinagem, etc.

Os resíduos sólidos ou secos são todos os materiais que não tem mais utilidade para a empresa, escritório ou construção civil, seja porque a sua vida útil chegou ao fim ou porque eles são sobras da linha de produção.

Apesar desses materiais não servirem mais para o que foi destinado, eles podem ser reutilizados ou se tornarem matéria-prima de um novo produto ou processo.

O Japão é um exemplo mundial a ser seguido no reaproveitamento de seus resíduos. Não existem lixeiras ou lixões nas cidades. 

Todo o lixo produzido é encaminhado para enormes espaços que parecem edifícios, mas são usinas. 

O lixo orgânico é todo incinerado, esse processo resulta em dois momentos. De um lado sai um gás que alimenta uma turbina gerando eletricidade para abastecer 10 mil casas. Em outro ficam os restos da queima que são usados quase na sua totalidade para asfaltar ruas. 

Em outro espaço, do mesmo edifício, os resíduos recicláveis são cuidadosamente separados, limpos e embalados para serem encaminhados aos pontos de reciclagem. 

Apenas 4% de todo o lixo produzido no Japão não é aproveitado ainda. No Brasil, apenas 4% de mais de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos produzidos anualmente são reciclados.

Por que fazer o reaproveitamento de resíduos?

Reaproveitar gera benefícios claros para o meio ambiente e diversas vantagens para a empresa, dessa forma, essa ação tornou-se uma prática que vem ganhando força nos mais variados portes e segmentos do mercado, por contribuir para um negócio lucrativo e sustentável.

O reaproveitamento de resíduos pode ser um diferencial para melhorar a sua relação com o seu consumidor e aumentar a sua lucratividade, afinal, conforme publicação no E-commerce Brasil, 75% das pessoas afirmam que marcas sustentáveis têm maiores chances de conquistá-las como clientes.

Reutilizar também ajuda a evitar o desperdício e reduzir as sobras, o que vai gerar economia à empresa, além, é claro, da redução do impacto ambiental.

Sua empresa também estará cumprindo a legislação, uma vez que a Lei 12305/2010, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos, determina que o gerador deve garantir o máximo de reaproveitamento, reciclagem e a redução dos resíduos.

Lembrando que empresas que adotam práticas de responsabilidade social e ambiental atraem investidores interessados em aplicar o seu dinheiro.

Quem pode fazer isso?

Tanto o tá resíduo sólido como o orgânico podem ser reaproveitados.

Por exemplo, uma empresa que fabrica caixas de papelão, ao invés de comprar a matéria-prima, pode reutilizar sobras de papéis de outros processos, como as aparas e papéis reciclados para a sua produção. Isso se caracteriza como reaproveitamento de resíduos sólidos. 

Você já ouviu falar no biodigestor? Trata-se de um equipamento que possibilita o reaproveitamento de detritos, como restos de alimentos, para gerar o biogás e o biofertilizante. Logo, utilizam-se materiais orgânicos.

Nos dois exemplos, os resíduos são reaproveitados para serem transformados em novos produtos. 

Também é possível reutilizar o resíduo sem que ele perca a sua forma original. A Ambev, por exemplo, fabrica e reutiliza suas garrafas de vidro, por até 20 vezes.

Reúso é a ordem

A sustentabilidade também está na produção de ração para animais. Alguns fabricantes utilizam em suas receitas restos de cascas de frutas e legumes para produzir o alimento. Da mesma forma que existem marcas que investem na farinha de sementes, como a de abóbora.

Sem contar que os resíduos da construção civil têm grande potencial para serem reutilizados, de diferentes formas. Restos de madeira, por exemplo, podem ser usados para fornos ceramicos.

Praticamente tudo pode ser reutilizado. Papel usado pode se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, restos de madeira viram móveis, pneus podem se transformar em asfalto ou fonte de energia para fornos de cimenteiras.

Como fazer o reaproveitamento de resíduos?

O reaproveitamento de resíduos, sólidos ou orgânicos, não é realizado apenas por grandes marcas, empresas de todos os portes e tamanhos podem também se inspirar e criar estratégias inteligentes e sustentáveis para reduzir custos, aumentar vendas e preservar o meio ambiente.

Algumas dicas para você começar a aplicar essas medidas na sua empresa são:

Reaproveite o que puder

Há algum tempo, vários canais de comunicação anunciaram uma ideia super criativa e sustentável da Vivo, que lançou uma linha de ecobags feitas a partir de uniformes que seriam descartados da sua equipe de colaboradores e comercializou na sua loja online.

Partindo desse exemplo, nossa dica é: reaproveite tudo o que for possível, sempre!

Talvez na sua empresa tem um objeto prestes a ser descartado que pode se transformar em um lindo vaso, ao invés de ir para o lixo. Um móvel pode ganhar uma nova função. 

Repense sempre antes de descartar qualquer objeto ou material.

Caso a sua empresa trabalhe com linha de produção, ao invés de comprar matéria-prima mais cara, você pode fazer parcerias com cooperativas de reciclagem, ou adquirir restos de linha de produção de outras instituições para fabricar seus produtos com um diferencial sustentável.

Além de pagar mais barato, você estará reaproveitando resíduos.

Descarte da forma correta

Descartar de forma correta os seus resíduos é de essencial importância para a preservação do meio ambiente e para a cadeia circular.

Fazer o encaminhamento devido do seu lixo é facilitar o processo para que outras empresas consigam também fazer o reaproveitamento de resíduos, além de contribuir para a reciclagem.

Dica extra: evite comprar de forma desnecessária 

Uma forma de aplicar o reaproveitamento de resíduos na sua empresa é repensar o seu hábito de compra.

Uma dica é evitar comprar de forma desnecessária e aprender a fazer as melhores escolhas.

Nesse processo, é preciso aprender a gerir o estoque, para que não falte a matéria-prima para a sua operação e nem o material de expediente para o dia a dia da empresa.

Por mais que você precise da tecnologia para operar e administrar o seu negócio, repense antes de comprar qualquer maquinário. 

Nessa hora, analise:

  • a usabilidade,
  • a durabilidade,
  • a necessidade de cada máquina e equipamento eletrônico que você deseja comprar. 

O importante é lembrar que o objetivo do reaproveitamento de resíduos é prolongar a vida útil de cada material, reutilizando na sua forma original para outras finalidades ou transformando em novos produtos.

Importante saber também que nesse cenário você exerce dois papéis:

  • o de gerir adequadamente seus resíduos para que eles voltem à cadeia produtiva,  
  • buscar parcerias para reutilizar matéria-prima reciclada na sua linha de produção.

Agora, que tal continuar no nosso blog e conferir 4 erros no descarte de resíduos que você não pode cometer?

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.