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Plano de gestão de resíduos industriais: para que serve?

Plano de gestão de resíduos industriais: para que serve?

O plano de gestão de resíduos é um documento de grande importância para a atuação de indústrias e instituições, que devem se responsabilizar pelo lixo gerado ao longo de seus processos produtivos.

A implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no contexto da gestão de resíduos industriais faz parte de um amplo conjunto de medidas criado com o objetivo de reduzir os impactos ambientais da atuação de instituições.

Dessa maneira, o documento é um instrumento importante para elaborar ações efetivas, que estejam de acordo com a legislação vigente e permitam uma atuação mais ecológica por parte do setor industrial.

Neste post, falaremos sobre a finalidade e a elaboração do plano de gestão de resíduos industriais. Confira!

Importância do plano de gestão de resíduos industriais

Uma gestão eficiente dos resíduos produzidos nas indústrias é de extrema importância e urgência, tendo em vista o grande volume de materiais descartados nas atividades desse setor.

A geração de resíduos é uma preocupação a nível mundial, considerando dados como os divulgados pela International Solid Waste Association (ISWA), os quais apontam que, até 2050, a produção de lixo anual deve chegar a 3,4 bilhões de toneladas.

No Brasil, já são 82 milhões de toneladas de materiais descartados anualmente, segundo estudos realizados pelo Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil, enquanto apenas 2% desse lixo é destinado adequadamente ao processo de reciclagem.

Assim, a Política Nacional de Resíduos (PNRS) é uma legislação criada com o objetivo de regulamentar a gestão de resíduos no país e responsabilizar empresas e instituições pelo lixo que produzem ao longo de suas atividades.

O plano de gestão de resíduos industriais é um dos instrumentos estabelecidos para um melhor controle desse quadro.

Sua importância é reforçada pela responsabilização das organizações pelo lixo que produzem, desde o momento em que é gerado até a chegada ao seu destino final, uma determinação da legislação vigente no país.

O documento determina uma série de procedimentos que visam o tratamento e destinação adequados aos materiais descartados durante os processos produtivos da empresa, auxiliando na melhoria da gestão de resíduos e possibilitando medidas mais efetivas.

Sua realização exige um levantamento completo e minucioso a respeito do lixo gerado no ambiente da instituição, o que possibilita a tomada de decisões mais eficazes e o cumprimento das normas que regem o tratamento e a destinação de cada tipo de material.

Assim, a criação de um plano de gestão de resíduos industriais para a empresa permite a condução de procedimentos mais eficientes e que promovam uma atuação mais sustentável, reduzindo os impactos ambientais de suas atividades e evitando possíveis complicações legais.

Como criar um plano de gestão de resíduos?

A elaboração de um plano de gestão de resíduos industriais deve seguir algumas etapas importantes para que possa contribuir com a realização dos procedimentos necessários no dia a dia da empresa.

Assim, é necessário manter-se atento a todos os pontos que devem estar incluídos no documento, de modo que possa cumprir sua função e proporcionar mais eficiência no gerenciamento do lixo produzido na indústria.

Faça o diagnóstico local

Inicialmente, é importante analisar o quadro atual da indústria para compreender qual é o cenário referente à produção de resíduos em diferentes setores de suas atividades.

Esse levantamento é essencial, pois permite a elaboração de ações concretas e adequadas para o contexto de cada empresa, gerando um documento personalizado para as necessidades de cada instituição.

O diagnóstico local inclui a classificação dos resíduos produzidos, conforme as categorias estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre resíduos perigosos, inertes ou não inertes.

Além disso, é importante que essa análise seja direcionada também aos procedimentos já aplicados em relação à gestão desses materiais, para que seja possível estudar as potencialidades do processo que já está em curso na empresa.

Assim, a elaboração de plano de gestão de resíduos industriais exige a realização prévia desse diagnóstico e também um levantamento acerca da legislação a ser considerada durante sua aplicação, considerando a possibilidade de que existam diretrizes locais a serem seguidas.

Crie a ficha de emergência

Como vimos, o processo de gestão de resíduos é guiado por uma série de diretrizes locais, elaboradas com o objetivo de padronizar e otimizar a atuação das empresas.

Assim, além da realização de ações mais práticas, a criação de um plano de gestão de resíduos industriais também envolve algumas etapas mais burocráticas, que conferem a legitimação legal necessária ao documento.

A criação de uma ficha de emergência é um desses procedimentos, essencial para que o plano construído pela empresa seja válido e possa ser aplicado com segurança e credibilidade.

O documento, exigido pelas normas da ABNT, serve para autenticar a empresa como formuladora do plano e assegurar que a organização está apta a efetivar o processo.

Forneça treinamento

A criação de um plano de gestão dos resíduos de uma indústria é um indicativo de que os responsáveis pela organização compreendem a importância do documento, bem como de um tratamento e destinação adequados ao lixo gerado no ambiente da instituição.

No entanto, é preciso também fornecer treinamento e educação ambiental para os demais colaboradores, contribuindo para o alinhamento da equipe e para a criação de um ambiente de trabalho mais eficiente e seguro.

Ao treinar os funcionários, é possível informar quais são os procedimentos adequados para o descarte de cada tipo de material, além de orientar cada membro da equipe em relação ao manuseio seguro desses itens, evitando danos à saúde da equipe.

Emita o Licenciamento Ambiental

O transporte dos resíduos é também uma etapa fundamental de sua gestão, sendo essencial adquirir todas as licenças necessárias para que esse serviço seja realizado com segurança, uma vez que os materiais permanecem sob responsabilidade da indústria durante o trajeto.

Assim, no caso de manuseio e transporte de resíduos classificados como perigosos, a instituição deve apresentar o Licenciamento Ambiental para essa atividade, bem como a Declaração de Transporte de Resíduos Perigosos (DTRP).

Registre as movimentações

Após segregar e armazenar os resíduos no ambiente da organização, eles devem ser repassados a uma empresa especializada no transporte de resíduos, de modo que sejam encaminhados à destinação mais adequada.

A elaboração do plano de gestão de resíduos industriais deve incluir também um registro das movimentações realizadas durante esse processo, de modo que a indústria continue exercendo sua responsabilidade sobre os materiais sem quaisquer complicações.

Quer adotar uma atuação mais sustentável no dia a dia da sua empresa? Conte com o Grupo Alto Tietê!

Guiados pelo compromisso com nossos clientes e com o meio ambiente, oferecemos mão de obra para o processamento dos resíduos resultantes dos processos produtivos de empresas e comércios.

Para conhecer melhor nossos serviços, visite nosso site e entre em contato conosco.

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