logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Como funciona a reciclagem e quais os benefícios?

Como funciona a reciclagem e quais os benefícios?

Conhecer a importância e como funciona a reciclagem é fundamental atualmente, pois, se não tomarmos providências com relação a esse assunto, problemas que já estão acontecendo tendem a se expandir e causar desastres ainda mais sérios.

Segundo o Sindicato Nacional de Limpeza Urbana (Selurb) e a consultoria PwC Brasil, no ano de 2021, 54% das cidades continuaram fazendo o descarte de lixo de maneira incorreta no país.

Em 2016, esse percentual era de 55%, ou seja, uma melhora muito pequena considerando os compromissos assumidos pelo Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas, onde o objetivo era o de diminuir em 30% a emissão de gás metano.

O setor de saneamento representa atualmente 5% das emissões de gases de efeito estufa em nosso país, em função da grande quantidade de lixões a céu aberto.

Esse expressivo resultado acaba causando impactos no meio ambiente e problemas sérios para a população, como, por exemplo:

  • enchentes,
  • poluição atmosférica,
  • contaminação do solo,
  • destruição de ecossistemas,
  • doenças.

Neste post, apresentaremos como funciona as reciclagens, quais seus benefícios e porque ela precisa fazer parte do cotidiano da sociedade e empresas brasileiras. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Quais materiais podem ser reciclados?

Muitos materiais, que são atualmente conduzidos a locais impróprios, poderiam ser reaproveitados, ou seja, reciclados.

A tecnologia disponível permite que esses resíduos possam ser processados e retornem como matéria-prima para as indústrias, onde se transformarão em novos produtos sem a necessidade de serem extraídos do meio ambiente.

Dentre os itens que podem ser reciclados, são destaques:

Plástico

O plástico é o material mais reciclado em todo o mundo. No entanto, no Brasil apenas 1,3% sofre esse processo, segundo dados da WWF Brasil.

É importante lembrar que o plástico leva em média 450 anos para se decompor na natureza, portanto, é um sério problema para o meio ambiente e ecossistemas.

Papéis

O papel é um produto gerado a partir do corte de árvores. Então, muito pode ser feito para a preservação das florestas.

Além de preservar as árvores, a reciclagem de papel também diminui consideravelmente o consumo de água e consequentemente o de energia elétrica.

Esse material leva para se decompor de 3 a 6 meses.

Vidros

A característica do vidro possibilita que ele seja reciclado infinitamente, pois sua composição contém minerais, como:

  • areia,
  • calcário,
  • barrilha,
  • feldspato.

Um vidro depositado na natureza pode levar entre 4 e 10 mil anos para se decompor, portanto, é o pior material a ser descartado no meio ambiente.

Metais

Por fim, apresentamos o metal, outro objeto que pode sofrer a reciclagem, trazendo grandes benefícios para todos.

Para isso, ele precisa ser destinado a processos siderúrgicos e retornar como embalagens ou ferramentas para utilização da sociedade.

Esse material se decompõem em um período equivalente a 50 e 200 anos.

Como funciona a reciclagem?

Diante do exposto com relação aos diversos materiais que podem ser reaproveitados, é comum a dúvida a respeito de como funciona a reciclagem.

Vamos conhecer as etapas que fazem parte desse processo:

Descarte

A primeira etapa ocorre no descarte dos resíduos, ou seja, na separação correta dos objetos, facilitando o processo de coleta e o destino adequado de cada um deles.

Coleta

A coleta é fundamental para que o destino adequado dos itens aconteça. Nesse caso, especialmente para as empresas, é fundamental que um transportador credenciado realize essa tarefa, garantindo que cada tipo de material chegue ao destino correto.

Triagem

Após dar o destino adequado aos resíduos sólidos, ocorre o processo de triagem, ou seja, a separação do que pode ser reciclado e os materiais que serão descartados, porque não oferecem mais condições para o seu reaproveitamento.

Destinação

Para o encaminhamento às indústrias e retorno ao chão de fábrica, o material separado pode sofrer o processo de prensagem, onde se diminui o valor dos fretes e economiza-se espaço durante o período de armazenamento.

Produção

Por fim, o material reciclado sofre os últimos ajustes e segue para as linhas de produção para se tornar um novo produto.

Apesar das diversas etapas existentes nesse processo, essa é mais simples do que as extrações realizadas na natureza e preparação dos materiais para se transformarem em matéria-prima e serem utilizados nas fábricas.

Quais os benefícios da reciclagem?

As empresas que cumprem com suas obrigações e desenvolvem ações para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), muito além de cumprir a lei e evitar sanções da fiscalização, estão efetivamente participando de maneira responsável da melhora da qualidade de vida da sociedade.

A reciclagem colabora para que se diminua a extração de materiais da natureza, reduzindo os impactos causados que acabam refletindo na fauna e flora das regiões exploradas.

Os cuidados com o lixo e seu destino evitam que esses sejam lançados nos rios, mangues, ruas e terrenos baldios.

Essa ação diminui as cheias, tão comuns em muitas cidades nos dias de chuva, pois a água avança sem impedimento pelos esgotos, também diminui os problemas com enchentes e doenças.

Como já mencionado anteriormente, a emissão de gases de efeito estufa também são reduzidas, já que os materiais que causam essa possibilidade não são destinados aos lixões, solução paliativa ainda muito utilizada no Brasil.

Sabendo como funciona a reciclagem, é possível eliminar a poluição do solo e das águas, evitando que os vegetais que consumimos sejam contaminados e que os rios e oceanos sejam preservados, bem como seus animais.

Essa ação também é uma geradora de riquezas, porque milhões de brasileiros estão envolvidos nesses processos, oportunizando:

  • desenvolvimento de novas tecnologias,
  • reutilização de materiais em bom estado de conservação,
  • geração de emprego e renda.

Além disso, muitas empresas estão conseguindo reduzir os custos de produção com a compra de matéria-prima e insumos recicláveis, além de gerar uma fonte de renda.

Curiosidades

Conheça alguns números interessantes que colaboram no entendimento de como funciona a reciclagem e qual a sua importância para a economia e sustentabilidade do planeta:

Cada 50 quilos de papel usado evita que uma árvore seja cortada.

Deixam de ser extraídos do solo 5 mil quilos de bauxita quando se consegue reunir 50 quilos de alumínio usado e reciclado, como é o caso das latinhas de cerveja e refrigerante.

Com um quilo de vidro quebrado consegue-se produzir a mesma quantidade de vidro novo.

Como se observa, são muitos os benefícios obtidos a partir dos cuidados que devem ser dirigidos aos resíduos sólidos, onde sua empresa pode contribuir e obter bons resultados com essa operação.

Agora que você sabe como funciona a reciclagem, acesse nosso site e conheça o Grupo Alto Tietê, uma empresa comprometida com a causa da preservação ambiental e que pode auxiliar o seu empreendimento no reaproveitamento ou destino adequado dos resíduos sólidos!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.