logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

4 tipos de embalagens biodegradáveis e seus benefícios

4 tipos de embalagens biodegradáveis e seus benefícios

As embalagens biodegradáveis já se tornaram parte de diversos setores, tendo em vista a importância de investir em soluções sustentáveis na fabricação e comercialização de produtos.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas em relação ao assunto, já que a cada dia chegam novas possibilidades, materiais e procedimentos a esse meio.

A partir desses avanços, é possível encontrar alternativas que viabilizem uma postura ambientalmente responsável por parte das empresas, sem comprometer suas operações comerciais.

Para saber mais sobre as embalagens biodegradáveis e conhecer alguns tipos que podem ganhar espaço no seu comércio, continue a leitura!

O que são embalagens biodegradáveis?

Quando falamos em embalagens de produtos, de modo geral, estamos nos referindo a boa parte do lixo produzido mundialmente.

Segundo o estudo Global Plastic Outlook, a produção anual de resíduos plásticos chegou a 460 milhões de toneladas em 2019, sendo que dois terços do total corresponderam a itens com vida útil inferior a cinco anos. Do total, 40% consistiam em embalagens.

Esses itens estão presentes na vida de toda a população, já que fazem parte da comercialização de uma grande quantidade de produtos.

Nesse sentido, é cada vez mais necessário encontrar alternativas mais sustentáveis, que ajudem a diminuir os impactos ambientais causados pela indústria. É nesse cenário que surgem as embalagens biodegradáveis.

De modo geral, sua principal característica é que elas se decompõem naturalmente, a partir da ação de microrganismos, em um processo que dura de alguns meses ou poucos anos.

Isso se dá pelo fato de que são produzidas a partir de fontes renováveis, substituindo o tradicional plástico, cuja matéria-prima é o petróleo, que leva até centenas de anos para se decompor na natureza.

É importante ressaltar que, no Brasil, os parâmetros que definem esse tipo de embalagem são determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Esses parâmetros permitem que entidades certificadas avaliem as embalagens utilizadas no mercado e validem seu caráter biodegradável, de forma semelhante ao processo de rotulagem ambiental.

Assim, por meio da NBR 15448-1 e da NBR 15448-2, a ABNT dá as características das embalagens biodegradáveis e também das compostáveis, que são facilmente confundidas.

As compostáveis são aquelas fabricadas em materiais capazes de serem degradados em no máximo 180 dias, sem gerar qualquer tipo de alteração negativa na germinação e crescimento das plantas.

Já as biodegradáveis são caracterizadas pelo fato de que podem ser naturalmente consumidas como fonte de nutrientes pelos microrganismos, como fungos e bactérias, presentes no solo, na água e no ar.

Nesse sentido, essa categoria representa uma vantagem ambiental em relação às alternativas tradicionais de plástico, que, embora possam ser recicladas, nem sempre são encaminhadas corretamente aos centros responsáveis por esse processo.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostram que, no Brasil, somente 4% dos resíduos sólidos recicláveis passam pelo processo, podendo ser reinseridos na cadeia produtiva. 

Ou seja, grande parte desses materiais é encaminhada aos aterros sanitários ou até mesmo aos lixões a céu aberto, diminuindo a vida útil dos primeiros e causando prejuízos ambientais no caso dos segundos.

Por isso, adotar o uso de embalagens sustentáveis é uma demanda crescente na indústria, além de ser também um ponto de grande valor para o consumidor, considerando que o seu perfil atual demonstra grandes preocupações em relação a causas sociais e ambientais.

Tipos de embalagens biodegradáveis mais comuns

Ainda que todas as embalagens biodegradáveis compartilhem o fato de que se decompõem naturalmente, elas podem ser fabricadas a partir de diversos materiais diferentes.

Hoje em dia, tendo em vista alguns fatores como disponibilidade da matéria-prima e o seu custo para os fabricantes, existem algumas opções que se tornaram mais comuns. Confira quais são elas:

Embalagens de papel

As embalagens de papel são cada vez mais comuns em diversos setores e, por serem fabricadas a partir da celulose, são uma ótima opção para quem está à procura de materiais biodegradáveis.

Um ponto bastante interessante e positivo dessa alternativa é que, além de se decompor naturalmente, o papel também apresenta a possibilidade de ser reciclado.

Nesse sentido, esse é um material muito versátil, que pode ser utilizado nas embalagens de diferentes itens, e que também pode ser descartado de maneiras distintas, sem prejudicar o meio ambiente.

Embalagens de plástico PLA

Por conta dos altos índices de produção de resíduos plásticos e também em função do longo período que esse material leva para se decompor, o plástico passou a ser visto de forma negativa quando falamos em preservação do meio ambiente.

No entanto, é importante notar que atualmente existem muitas alternativas de embalagens biodegradáveis e isso se estende até mesmo a esse material tão polêmico.

O plástico PLA foi criado justamente para substituir o convencional e pode ser utilizado para embalar alimentos, cosméticos ou mesmo na produção de sacolas.

Embora essa alternativa ainda apresente alguns problemas, como sua baixa resistência a impactos, o investimento no desenvolvimento de melhorias pode levar a bons resultados.

Embalagens de resíduos vegetais

Do bagaço da cana-de-açúcar e até mesmo dos cogumelos, tem surgido uma nova alternativa para a fabricação de embalagens.

Por serem uma opção relativamente recente, os custos para a sua produção ainda podem ser um pouco altos, mas a tendência é que a popularização dessa solução ajude a torná-la também mais acessível. 

Cabe ressaltar que, por serem fabricados a partir de resíduos vegetais, esses itens produzem poucos impactos nos ambientes em que são descartados e, assim, correspondem a um dos melhores caminhos existentes quanto o assunto é a utilização e o descarte de embalagens.

Embalagens de celofane

Essa pode ser uma surpresa para muitas pessoas, mas o celofane também consiste em um material biodegradável.

Apesar de sua aparência que traz alguns traços parecidos com o do plástico, o celofane é fabricado a partir da celulose, ou seja, uma fonte de matéria-prima vegetal.

Embora não seja possível utilizar esse tipo de material para embalar produtos líquidos, essa é uma alternativa bastante interessante para diversos itens, como alimentos e até mesmo alguns cosméticos.

Como descartá-las corretamente?

Para que seja possível explorar as vantagens oferecidas por essas alternativas sustentáveis, é preciso realizar o seu descarte adequado.

É muito comum, por exemplo, que esses itens sejam descartados junto com os resíduos recicláveis, porém o descarte correto das embalagens biodegradáveis é com o lixo orgânico.

Caso sejam também compostáveis, é indicado encaminhá-las a centros de compostagem, para serem devidamente utilizadas nesses espaços.

Assim, é sempre importante conferir na própria embalagem os detalhes sobre o seu descarte, o que pode ajudar a garantir um consumo mais consciente no dia a dia.

Para saber mais sobre sustentabilidade e descarte de resíduos, continue por aqui e saiba o que define cada tipo de reciclagem!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.