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Rotulagem ambiental: o que é e quais as vantagens de adotá-la no seu negócio?

Rotulagem ambiental: o que é e quais as vantagens de adotá-la no seu negócio?

A rotulagem ambiental é algo bastante importante no mercado atual, considerando o crescimento da demanda por produtos mais sustentáveis, cujos fabricantes tenham um compromisso com a causa ambiental.

Esse comportamento por parte dos consumidores vem se desenvolvendo há algum tempo e, hoje em dia, colocar-se como um aliado na defesa ao meio ambiente é uma responsabilidade de toda a sociedade, incluindo as empresas.

Assim, ao adotar práticas mais sustentáveis no seu empreendimento, também vale a pena investir na educação ambiental do seu público e informá-lo a respeito dos atributos do seu produto, para que possam realizar uma compra mais informada.

Quer saber como a rotulagem ambiental ajuda nesse processo? Continue a leitura e entenda melhor do que se trata essa ferramenta!

O que é a rotulagem ambiental?

A rotulagem ambiental consiste em um conjunto de declarações que aparecem nos rótulos dos produtos, com o objetivo de deixar claros os seus aspectos ambientais.

Ao adquirir algum item no supermercado, por exemplo, é provável que você já tenha visto um selo de “reciclável” na embalagem, certo? Esse é um exemplo de rotulagem ambiental, que serve para informar o consumidor.

Dessa forma, as pessoas passam a fazer escolhas mais embasadas na hora de escolher entre um e outro produto, já que a preocupação com o meio ambiente tem se tornado um fator importante na hora de fazer uma nova aquisição.

Ao mesmo tempo, esse também é um instrumento importante para provocar uma mudança mais abrangente no mercado, fazendo com que a competitividade leve muitos empreendimentos a adotarem procedimentos mais sustentáveis em seus processos produtivos.

Nesse movimento, propriedades cada vez mais relevantes em termos de sustentabilidade passam a fazer parte do rótulo de diversos produtos, gerando impactos bastante positivos para a preservação do meio ambiente e o desempenho de marcas sustentáveis.

Tipos de rotulagem ambiental

Para evitar a propagação de informações falsas ou até mesmo a criação de selos falsos na rotulagem ambiental, foram criadas algumas normas pela Organização Internacional de Normalização (ISO).

Assim, os selos e declarações utilizados podem pertencer a três categorias, que respeitam procedimentos distintos, os quais toda empresa deve conhecer para desenvolver uma atuação mais sustentável. Confira quais são:

Selos ambientais

Também conhecidos como “selo verde” ou “rótulos ecológicos”, os selos ambientais são declarações multicriteriosas e certificadas por entidades como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e outros programas de regulamentação.

Para o consumidor, esse tipo de rotulagem ambiental proporciona mais confiança e credibilidade, já que é conferido por diversos órgãos exteriores à empresa, que avaliam seus procedimentos para verificar se estão de acordo com o selo.

Por outro lado, para negócios de pequeno porte, são uma alternativa mais custosa, o que significa que nem sempre será possível optar por esse tipo de certificação.

Alguns exemplos de selos dessa categoria são:

  • PROCEL: voltado para produtos eletrônicos, credenciado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica,
  • SisOrg: direcionado a produtos orgânicos, credenciado pelo Ministério da Agricultura,
  • Vegano: credenciado pela Sociedade Vegetariana Brasileira.

Autodeclarações ambientais

As autodeclarações ambientais, como o nome da categoria indica, são aquelas realizadas pelos fabricantes e produtores, disponibilizadas no rótulo das embalagens de seus produtos.

Nesse sentido, dizem respeito a informações que essas partes podem confirmar, como “livre de desmatamento” ou “100% reciclável”.

Por não dependerem da verificação de órgãos externos, é preciso tomar cuidado redobrado para que não contenham informações falsas ou pouco precisas, que são extremamente antiéticas e podem gerar sérios prejuízos para a empresa.

Expressões como “marca amiga do meio ambiente” ou “produto verde”, por exemplo, são expressões genéricas que dizem pouco sobre o produto e não apresentam informações precisas. Portanto, não devem ser utilizadas na rotulagem ambiental.

Declarações ambientais de produtos

Por fim, a última categoria é a declaração ambiental de produtos, que é a modalidade mais criteriosa entre os três tipos de rotulagem disponíveis para as empresas.

Afinal, essa categoria demanda um estudo completo de ciclo de vida, para que os produtos apresentem em suas embalagens o detalhamento dos impactos ambientais referentes a cada um dos seus elementos constituintes. 

Uma analogia comum para explicar como funciona a declaração ambiental é a tabela nutricional dos itens alimentícios, que contém informações sobre cada um dos nutrientes encontrados no produto em questão.

Nesse sentido, trata-se de uma rotulagem muito completa e com informações bastante precisas, mas que não está disponível para todas as empresas, tendo em vista o custo envolvido na sua elaboração.

Cuidado com o greenwashing 

A rotulagem ambiental é um instrumento bastante importante para empresas que têm um compromisso com a preservação do meio ambiente, bem como para os consumidores que valorizam essa demonstração de responsabilidade social.

No entanto, é preciso compreender a necessidade de desenvolver ações reais visando a sustentabilidade do negócio, para então adotar as devidas certificações e incluí-las em rótulos de produtos.

Ao adotar a sustentabilidade como uma estratégia de marketing, sem que esse seja um princípio verdadeiramente praticado no dia a dia da empresa, o empreendimento passa a praticar o greenwashing.

Essa prática consiste em um tipo de conduta na qual organizações adotam um discurso voltado para o compromisso com a preservação do meio ambiente, utilizando a pauta para atrair consumidores, sem inserir procedimentos mais sustentáveis na sua atuação.

Ou seja, na hora de pensar em uma rotulagem ambiental para seus produtos, é preciso analisar quais ações estão verdadeiramente presentes na sua fabricação.

Caso a conclusão seja de que não há atributos ambientais positivos a serem mencionados ou certificados, essa pode ser uma boa hora para mudar sua conduta e adotar procedimentos mais sustentáveis.

Utilizar embalagens biodegradáveis, optar por matérias-primas geradas a partir da reciclagem de resíduos ou mesmo adotar um sistema de logística reversa, por exemplo, são ações que produzem um impacto positivo sobre o meio ambiente e podem ser mencionadas nos rótulos dos produtos da sua empresa.

Assim, a parte mais importante desse tipo de rotulagem não consiste no selo em si, mas no fato de que ela evidencia a atuação ecológica de um negócio, o que faz toda a diferença pelo planeta em que vivemos, além de contribuir para o seu posicionamento no mercado.

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto e conhece os cuidados a serem tomados na hora de realizar a rotulagem dos seus produtos, continue por aqui e saiba mais sobre como preservar o meio ambiente em nosso post sobre os diferentes tipos de poluição!

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