logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Principais tipos de embalagem biodegradável para o seu negócio

Principais tipos de embalagem biodegradável para o seu negócio

Investir em embalagem biodegradável é uma forma da empresa comprovar que adota práticas sustentáveis e está seriamente comprometida com o desenvolvimento sustentável do mercado.

As embalagens de modo geral estão presentes na nossa vida em praticamente todos os ambientes, seja no doméstico, corporativo, lazer, escolar e nas demais atividades do dia a dia, também fazem parte de todo o processo operacional de uma empresa.

Conforme dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2022:

  • geramos 13,7 milhões de toneladas de resíduos plásticos,
  • cada brasileiro gerou em média 64 quilos de plásticos no ano,
  • o índice de reciclagem do plástico no Brasil não chega a 2% do total gerado.

Nesse cenário, as mais diversas marcas repensam a forma como produzem e vendem, da mesma forma que os consumidores avaliam a sua forma de comprar, ambos buscando adotar hábitos sustentáveis que reduzam os impactos ambientais.

As tradicionais embalagens não biodegradáveis geralmente feitas de petróleo, de difícil decomposição e longa durabilidade, saem de cena para darem lugar a materiais feitos com matérias-primas sustentáveis e biodegradáveis.

Neste post, apresentaremos para você alguns dos principais tipos de embalagens biodegradáveis que fazem a diferença no seu negócio e para o meio ambiente. Vamos conferir?

O que é uma embalagem biodegradável?

Considera-se embalagem biodegradável aquela que se decompõe naturalmente em curto espaço de tempo.

Como funciona? Quando descartado o material passa por um processo natural de decomposição a partir da ação de microrganismos como bactérias e fungos.

A ação desses agentes sobre o material faz com que a embalagem se decomponha rapidamente, ao passo que um produto de plástico comum, por exemplo, pode levar até 400 anos ou mais para se decompor.

A Norma 15448-2 da ABNT define embalagem descartável como aquela que se desintegra a partir da ação de microrganismos aerobios, as bactérias e fungos, devendo quebrar-se em pedacinhos de 2 milímetros em um prazo máximo de 90 dias. 

Do que é feita a embalagem biodegradável?

Existem diversos tipos de embalagem biodegradável para ajudar a diminuir o consumo do plástico na sua empresa

Todos têm a mesma característica de degradação natural e rápida, o que os difere é a matéria-prima com que cada um deles é produzido.

Entre os principais tipos de embalagem biodegradável, destacamos as produzidas com:

Fécula de mandioca

A fécula de mandioca também é insumo usado como matéria-prima para a produção de embalagem biodegradável, como para outros produtos têxteis, adesivos, etc.

Entre as vantagens de usar a fécula de mandioca está o fato de que após o seu uso, o material pode ser compostável ou reciclável.

Como desvantagens, destacamos:

  • preço significativamente maior comparado com embalagens descartáveis comuns,
  • pode ser utilizada somente para armazenar alimentos secos ou consumo imediato.

Fibra de coco

Um tipo de embalagem biodegradável presente no mercado é a de fibra de coco, uma matéria-prima abundante no Brasil e de baixo custo para as empresas.

Outra vantagem é que esse tipo de material é degradado em até 6 meses após o descarte.

A sua usabilidade é especialmente para armazenar alimentos, entre eles frutas frescas e ovos, por isso a desvantagem é a sua curta durabilidade.

Papel reciclado

Outro tipo de embalagem biodegradável é a confeccionada de papel reciclado e nesse cenário destacamos que o papel é um dos materiais mais sustentáveis. 

Segundo publicação na Revista Campo e Negócios, atualmente o Brasil possui mais de 9 milhões de hectares de árvores plantadas e 7,4 milhões são por meio do reflorestamento, representando 82% de árvores reflorestadas por meio de plantio de mudas e cultivadas exclusivamente para garantir um plano de manejo sustentável da matéria-prima.

Como benefício da utilização do papel reciclado na confecção da embalagem biodegradável está:

  • aumento da durabilidade da vida da embalagem, 
  • melhor aproveitamento da matéria-prima, o papel reciclado pode ter um aproveitamento entre 5 a 7 vezes antes de ser encaminhado para o descarte.

Como desvantagem está o fato de que cada vez que o material passa pelo processo de reciclagem ele vai perdendo a suas características e qualidade, resultando na impossibilidade de ser reciclado para o mesmo fim.

Embalagem de PLA

Outro material usado em embalagem biodegradável é o plástico PLA, produzido a partir do amido, milho, cana-de-açúcar, mandioca, beterraba e outras fontes renováveis. 

Conhecido como plástico de poliácido láctico, o PLA é utilizado pela indústria em embalagens para alimento, em sacolas, vidros, tampas, talheres, e garrafas, entre outros materiais descartáveis.

Recebe esse nome porque durante a sua decomposição os microrganismos produzem o ácido láctico, por meio do processo da fermentação do milho, mandioca, beterraba, etc.

Oxibiodegradável

Outro tipo de embalagem considerada biodegradável é a produzida a partir do plástico oxiobiodegradável.

Ao ser produzido esse tipo de plástico recebe um aditivo pró-degradante. Essa substância colabora para que a sua fragmentação seja acelerada a partir do recebimento de oxigênio, luz, temperatura e umidade, fazendo com que o material se divida em milhares de minúsculos pedaços.

Porém, o material é produzido a partir do petróleo e os seus fragmentos não são degradados naturalmente, eles permanecem na natureza e podem levar de 3 a 5 anos para se decomporem.

Por isso, existe uma certa controvérsia, no sentido de considerar a embalagem produzida a partir do plástico oxibiodegradável como um produto biodegradável. 

Como desvantagem do uso desse material, ressaltamos o preço que ainda é bem alto e a geração de gás danoso no seu processo de decomposição.

O PLA elimina gás que contribui cerca de 20 vezes mais para o efeito estufa, comparado ao CO₂.

Não esqueça: descarte as embalagens corretamente! 

Além de adotar o uso de embalagem biodegradável para reduzir os impactos ambientais e gerar credibilidade no mercado mostrando sua responsabilidade socioambiental, sua empresa também precisa se preocupar com o descarte correto delas.

Como você percebeu, entre os diferentes tipos de matérias-primas usadas para a fabricação delas, algumas são naturais e não são recicláveis.

Lembrando que papel e plásticos são 100% reciclados, devendo ser descartados devidamente para reinserir o produto à cadeia produtiva, incentivar a reciclagem e contribuir para a geração de renda no país.

Já as demais embalagens sempre que possível podem ser usadas em processos de compostagem e seria uma excelente contribuição para hortas comunitárias, por exemplo.

Caso contrário, o correto é separá-la junto com o seu lixo orgânico, já que será degradado naturalmente.

Agora que você conferiu os principais tipos de embalagem biodegradável, que tal continuar a leitura para conhecer 4 erros no descarte de resíduos que precisamos evitar para contribuirmos com a vida do nosso planeta.

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.