logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

O papel da educação ambiental na preservação do meio ambiente

O papel da educação ambiental na preservação do meio ambiente

A educação ambiental é elemento indispensável quando se trata de ajudar a conscientizar a sociedade e desenvolver nas pessoas responsabilidades socioambientais, para que todos ajudem no cuidado e preservação do nosso planeta.

Crescimento desordenado, desmatamento, poluição atmosférica, contaminação de solo e água, consumo desequilibrado e outros eventos que, por algum tempo, foram considerados como males necessários para o progresso, alertaram ativistas e despertaram nas autoridades a necessidade das primeiras políticas ambientais.

Em especial, no ano de 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). 

Nesse evento, deu-se início à Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, encontro que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo.

Na ocasião, também foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e apresentada a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, documento que define princípios visando a preservação de todo o nosso ecossistema. 

Podemos dizer que esse foi o grande marco para a educação ambiental da sociedade, porém, há cada dia ainda vivenciamos quadros preocupantes em relação à degradação ambiental, ao uso desequilibrado dos recursos e a vida futura do planeta.

Investir na educação ambiental é a melhor forma de promover a conscientização e mudanças de atitudes no sentido de ajudar a reduzir os impactos negativos que causamos ao meio.

Continue a leitura e saiba mais sobre o papel da educação ambiental na preservação do nosso meio ambiente e na transformação de um mundo melhor.

O que é a educação ambiental? 

Educação ambiental é definida como o conjunto de processos didáticos visando promover a sensibilização e conscientização ecológica das pessoas, independentemente da idade delas.

Envolvem métodos pedagógicos de ensino e orientações informais sobre os comportamentos e ações necessários à preservação do meio ambiente, objetivando o cuidado e a manutenção da vida ao redor do planeta.

Usando uma frase retirada do texto “A Arte de Educar” de autoria do teólogo, educador e escritor Rubem Alves, onde ele diz que “educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu”, podemos dizer que a educação ambiental tem a missão de:

Conectar as pessoas e o meio, ajudando-as a compreender o real valor, importância e necessidade da natureza para a nossa vida e a do planeta.

Despertar no indivíduo o desejo de preservar os nossos recursos.

Conscientizar sobre o impacto negativo e positivo de nossas atitudes para com o meio ambiente.

Desenvolver a responsabilidade socioambiental em todos, estimulando mudanças de atitudes que visem focar na preservação e na sustentabilidade ambiental.

A importância de pensar em educação ambiental

Falando de Brasil, vários são os alertas que nos fazem pensar na necessidade urgente da educação ambiental.

Um deles está em uma publicação do G1 datada de fevereiro de 2022, no qual traz um levantamento da ONU mostrando que anualmente desperdiçamos no país cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos.

Outro foi publicado no Agência Brasil em janeiro de 2023, nos trazendo a triste notícia que em 2022 a Amazônia bateu recorde em desmatamento.

Temos outra publicação de agosto de 2022, no Globo, destacando que pesquisadores alertam que anualmente no Brasil o consumo de recursos naturais é maior do que a quantidade produzida pela própria natureza no mesmo período.

Entende-se como recursos naturais todos os elementos extraídos da natureza que têm como função suprir as necessidades humanas. 

Nossos principais recursos naturais são:

  • o solo, 
  • água, 
  • oxigênio, 
  • florestas, 
  • animais,
  • minérios,
  • petróleo,
  • luz solar.

Esses e outros cenários preocupantes são efeitos das atitudes inconscientes do ser humano que resultam em um quadro de degradação da natureza e alertam para o risco de escassez dos nossos recursos naturais e incertezas da qualidade de vida para as próximas gerações.

A educação ambiental é o caminho para promover mudanças de valores e despertar hábitos sustentáveis para aprendermos a usufruir dos recursos naturais com responsabilidade e ajudarmos a cuidar da preservação do planeta.

Por isso, ela deve ser pensada para agregar valores e promover mudanças em todas as faixas etárias:

Para crianças

É na infância que a criança aprende a construir seus valores e essa é uma excelente fase para ensinar o respeito à natureza, a prática de bons hábitos e o cuidado ao meio ambiente.

Investir na educação ambiental na infância é ajudar a construir jovens e adultos mais conscientes de seus atos e mais responsáveis social e ambientalmente.

Lembrando que para a criança um dos métodos mais eficazes de aprendizado é o exemplo do adulto.

Para jovens e adultos

Investir na educação ambiental para jovens e adultos é uma maneira de promover o conhecimento e ajudá-los na sua formação ecológica, despertando neles o senso crítico e responsável.

Nesse sentido, educar tem o papel de ajudar a tornar jovens e adultos consumidores conscientes e exigir práticas sustentáveis e responsáveis social e ambientalmente dos dirigentes, das empresas e da sociedade.

Jovens e adultos têm a característica de serem críticos e liderarem movimentos e nesse sentido educar ambientalmente é uma maneira de formar líderes e ativistas em defesa das causas ambientais.

Para idosos

De forma geral, a educação na terceira idade tem o papel de sensibilizar o idoso para práticas ecologicamente corretas e promover mais qualidade de vida ao seu dia a dia. 

Também é uma forma de inclusão, possibilitando que pessoas acima de 60 anos contribuam com suas experiências e conhecimento na criação de projetos, campanhas e outras estratégias para deixar um mundo melhor para as gerações mais novas.

Benefícios da educação ambiental na criação de práticas de consciência ambiental

Como já falamos, a educação ambiental visa a promoção da conscientização e responsabilidade ecológica em todas as fases, resultando na transformação de atitudes e adoção de práticas que trarão benefícios para si, para a sociedade e para o meio ambiente.

As principais mudanças são observadas na criação das seguintes práticas de consciência ecológica:

Descarte correto de lixo

Todo projeto de educação ambiental tem como objetivo ensinar o descarte correto do lixo e esse aprendizado é de vital importância para a preservação da natureza, saúde e qualidade de vida das pessoas.

Atitudes básicas como aprender a descartar devidamente o lixo orgânico, o reciclável, o eletrônico e o óleo de cozinha promovem benefícios impactantes ao meio ambiente.

No descarte correto dos resíduos, destacamos a importância da reciclagem para:

  • a conservação dos recursos naturais,
  • redução dos resíduos nos aterros,
  • diminuição da poluição ambiental,
  • geração de rendas,
  • economia com a limpeza pública.

Consumo consciente

A educação ambiental também prepara a pessoa para ser um consumidor consciente.

O que é consumo consciente? É aquele que analisa todo o processo de escolha. Avaliando antes de comprar:

  • as ações de responsabilidades social e ambiental da marca, 
  • os impactos que o produto gera no meio ambiente e na sociedade,
  • se é de fato necessário realizar a compra,
  • suas finanças.

O consumo consciente é quando aprendemos a deixar de comprar por impulso, ou seja, só adquirimos quando ele é de fato necessário e ao fazermos isso analisamos todos os impactos que o produto gera ao meio ambiente, avaliando:

  • desde a aquisição da matéria-prima, 
  • processo operacional, sociais e ambientais da marca,
  • preço,
  • vida útil do produto,
  • tempo para decomposição.

Redução do uso de recursos naturais

Segundo publicação no portal Eco Debate, a ONU estabelece que 110 litros de água são suficientes para que uma pessoa tenha suas necessidades básicas atendidas diariamente, porém, a média de consumo do brasileiro é de 152,1 litros por dia.

A educação ambiental conscientiza sobre o uso racional e equilibrado de recursos naturais. 

Porém, quando falamos em consumo de recursos naturais, estamos nos referindo ao uso de papel, madeira, combustível, energia elétrica, alimentos e roupas.

Você sabia que, por exemplo, para produzir a nossa calça jeans favorita são usados em média 5 mil litros de água?

Para chegar ao nosso prato, cada quilo de carne comercializada utiliza 15.415 litros de água.

Como você pode observar, a educação ambiental nos leva a rever todas as nossas atitudes de consumo, a beneficiar o meio ambiente em todos os aspectos e a garantir mais qualidade de vida e saúde à nossa volta.

Agora, que tal continuar a leitura para saber mais sobre o que é e como aplicar o consumo sustentável?

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.