Todas as nossas escolhas de compras interferem de alguma maneira no meio ambiente e o consumo sustentável passou a fazer parte de uma consciência coletiva.
Por toda a história da evolução humana, o homem sempre produziu lixo para conseguir suprir suas necessidades do dia a dia.
Atualmente, do creme dental diário às roupas e calçados que usamos, os eletrônicos que desfrutamos, material de expediente que necessitamos, tudo de alguma forma gera algum lixo e precisa ser descartado.
No entanto, o consumo exagerado e o descarte inapropriado tem impactado significativamente em todo o meio ambiente.
O Brasil é o maior gerador de lixo da América Latina e o problema é produzido por toda uma cadeia, que inclui a fonte geradora da matéria-prima, o fornecedor, fabricante, consumidor, embalagens e o descarte dos produtos disponibilizados no mercado.
Ou seja, residências e empresas precisam se preocupar com o que consomem, repensar suas compras, observar a forma de utilização do produto, diminuir a geração de lixo e observar o descarte adequado de seus resíduos.
Isso se chama tomada de decisão de responsabilidade na hora de adquirir, tanto de um item acabado quanto de matéria-prima.
Em especial, para o mundo corporativo, essa atitude agrega valor competitivo à marca, demonstrando por parte da gestão respeito e cuidado ao meio ambiente e responsabilidade social.
Quer saber mais sobre o consumo sustentável e o porquê você deve investir nessa prática? Continue a leitura.
O que é consumo sustentável?
Consumo sustentável é um termo muito abrangente e super pesquisado nos serviços de buscas da internet e no dia a dia de pessoas que estão preocupadas e engajadas com a preservação da natureza.
Ele envolve um novo conceito de comprar, consumir e desfazer-se do produto adquirido quando este perde a sua utilidade fim.
Esse novo jeito de adquirir também é chamado de:
- consumo responsável,
- consumo verde,
- consumo consciente.
De forma geral, pode-se definir consumo sustentável como uma transformação no comportamento de aquisição da sociedade.
Comprar de forma responsável envolve a conscientização de que todo processo de obtenção de um produto terá consequências ambientais e sociais, e elas podem ser positivas ou negativas.
Por isso, consumir de forma sustentável é:
- adquirir o que realmente é necessário,
- escolher mercadorias onde o processo produtivo utiliza menos recursos naturais,
- optar por indústria que ofereçam condições saudáveis e justas de trabalho ao seu colaborador e à comunidade onde está inserida,
- preferir materiais que podem ser facilmente reaproveitados ou reciclados.
Consumo sustentável é uma forma consciente de adquirir, usar e descartar produtos, ou seja, é a compreensão de que toda escolha de compra promoverá uma consequência na sociedade e no meio ambiente.
Qual a importância do consumo responsável?
Em 1992, o Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, evento que ficou conhecido como Rio 92, porque aconteceu na capital fluminense.
Na época, 179 países assinaram a Agenda 21, um importante instrumento que orienta o planejamento de sociedades sustentáveis, conciliando práticas de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Em seu artigo 4, a Agenda 21 chama a atenção da sociedade no sentido de que os padrões insustentáveis de consumo e produção são as causas principais dos impactos ambientais e desequilíbrios sociais, especialmente nos países industrializados.
Mas, afinal o que isso significa? O lixo industrial é um dos principais poluentes do meio ambiente, da mesma forma que a extração da matéria-prima para a sua operacionalidade é um grande fator de desequilíbrios ecológicos.
Qual a importância do consumo consciente na empresa? Práticas sustentáveis geram economia de recursos financeiros e atraem as pessoas.
A sustentabilidade é fator decisivo na hora da aquisição de um produto, para o comprador esse fator é tão importante quanto a qualidade oferecida pelo item fabricado.
O consumidor consciente exige marcas que:
- respeitam e preservam o meio ambiente,
- engajam em ações sociais,
- promovam a educação ambiental.
Segundo matéria publicada no Portal Terra, 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, por isso empreendimentos de todos os segmentos precisam atender a nova exigência para atrair o cliente para a sua marca.
Principais práticas do consumo sustentável
Como dissemos, o conceito de consumo sustentável é muito abrangente e envolve toda uma sociedade mais consciente, que se tornou mais exigente na hora de adquirir um objeto ou serviço.
O consumo sustentável avalia todo o processo utilizado pela indústria para fabricar um produto e disponibilizá-lo à venda.
De forma geral, as principais práticas de consumo consciente envolvem:
- uso racional de água e energia elétrica,
- respeito às leis ambientais e a toda espécie de vida,
- uso de materiais recicláveis na produção,
- redução na geração de resíduos sólidos e agentes poluentes,
- criação e promoção de projetos educacionais no ambiente corporativo e na sociedade,
- adoção de sistemas de logística reversa,
- gerenciamento e descarte adequado dos resíduos produzidos,
- valorizar mais a produção local,
- promover e incentivar o não desperdício,
- não incentivar o consumo excessivo,
- estimular o reaproveitamento e a reciclagem,
- transparência em todos os processos.
Como se pode perceber, as práticas do consumo sustentável envolvem todas as ações da cadeia produtiva.
Como aplicá-lo?
Para o consumidor a escolha do fabricante do produto que ele está procurando para comprar é um dos fatores mais importantes. Ele vai se interessar em saber:
- Como é o processo de produção da instituição? Ela polui o meio ambiente?
- Qual a origem da matéria-prima utilizada?
- A marca valoriza seus colaboradores?
- A empresa cria oportunidades para as comunidades onde está inserida?
- O negócio incentiva a reciclagem?
Existem várias maneiras de um empreendimento aderir ao consumo sustentável e atrair o seu público. Uma das mais fáceis de ser aplicadas é usar conscientemente todos os recursos naturais no processo produtivo.
Outra forma de ser uma organização sustentável e ganhar a atenção do consumidor é incentivar e promover a economia circular, aplicando o reúso e a reciclagem de insumos.
Uma empresa também pode reduzir a quantidade de embalagens ou utilizar materiais recicláveis para esse fim.
Outro ponto fundamental para promover o consumo sustentável é diminuir a geração de resíduos e gerenciar o que for produzido coletando e descartando-os adequadamente.
Nesse sentido, todo lixo produzido deve ser selecionado e devidamente descartado, respeitando a legislação ambiental para reduzir os possíveis danos à natureza e a vida do planeta.
Para ajudar no gerenciamento de todos os resíduos produzidos pelo seu estabelecimento, conte com o Grupo Alto Tietê. Temos a solução que você precisa para mostrar sua responsabilidade e preocupação ambiental e social.