logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

reciclagem

Reciclagem: saiba porque ela é tão importante para o seu negócio

O Brasil ainda apresenta um alto índice na produção de resíduos sólidos e, apesar de ações positivas em relação à reciclagem, ainda há muito a ser feito para reduzir o impacto ambiental gerado pelo descarte indevido destes materiais.

Segundo dados do último Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, são anualmente produzidas no país 79,1 milhões de toneladas desse tipo de detrito.

As informações foram levantadas e publicadas pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). Esse expressivo número representa que, anualmente, cada habitante produz o equivalente a 379,2 kg de lixo.

Infelizmente, segundo publicação no portal da CNN Brasil, a ABRELPE estima que apenas 4% desse montante é reciclado, o que faz o país perder R$ 14 bilhões por ano devido ao descarte indevido.

Geralmente, empresas que desenvolvem ações sustentáveis, além de contribuírem para a vida do planeta, também se destacam no mercado, economizam e fortalecem a marca.

Quer saber porque a sua empresa precisa separar e reciclar os resíduos? Leia nosso post.

Como funciona a reciclagem?

É comum as pessoas fazerem confusão entre selecionar e reutilizar o lixo produzido e reciclar materiais.

De forma geral, separar os detritos consiste no processo de organizá-los em grupos, como:

  • vidro,
  • papel ou papelão,
  • plástico,
  • metal e aço.

O reaproveitamento ou reutilização é o ato de usar os descartes selecionados novamente quantas vezes forem possíveis, independentemente de ser na mesma função ou para outro fim.

Já a reciclagem consiste na transformação desses resíduos em matéria-prima, possibilitando a reintegração no ciclo de produção, para a fabricação de novos produtos.

Ela começa na seleção e no descarte correto deles.

A partir disso, esse material passa por uma triagem. Boa parte é prensada e em seguida direcionada para a indústria, onde recebe todo o processamento e beneficiamento, para ser transformada e posteriormente reutilizada.

Quais as vantagens de reciclar?

Ações sustentáveis, como reciclar resíduos gerados, trazem vários benefícios ao empreendedor.

Entre eles estão:

Reduz custos

Quando uma empresa adota a reciclagem no seu dia a dia, sua gestão tende a repensar a respeito da produção de materiais gerados por ela para a sua operação diária.

Essa consciência leva à redução do consumo desse tipo de lixo, o que gera economia de recursos financeiros.

Por outro lado, recorrer à matéria-prima proveniente da reciclagem também torna o ciclo produtivo mais barato para a empresa.

Além disso, a partir dela é possível lançar no mercado produtos ecologicamente corretos e com menores preços ao consumidor, como é o caso das garrafas que estão sendo usadas na construção civil, para edificações populares.

Mantém a limpeza

A preocupação em selecionar os objetos entre plástico, papel, vidro, alumínio e até mesmo o orgânico, torna o ambiente corporativo mais higienizado.

Essa seleção também possibilita uma maior organização de todo o espaço, destinando cada tipo de resíduo ao seu recipiente adequado. O que facilita no manuseio, coleta e transporte.

Pode gerar fonte de renda

Atualmente, a indústria utiliza muitos resíduos na transformação de matéria-prima para fabricar seus produtos.

Por exemplo, garrafas são usadas das mais variadas formas, como na produção de calçados, camisetas, revestimento de paredes e também na construção civil, entre muitos outros.

Pneus são utilizados para pisos de parques e escolas, bem como para o asfalto. Já os papéis servem para fabricar outros itens nas mais diferentes gramaturas e colorações.

Com criatividade e estratégias comerciais, você pode transformar a reciclagem na sua empresa em mais uma fonte de renda.

Diminui impactos ambientais

Você sabia que o Brasil encerrou 2020 como um dos maiores recicladores de lata de alumínio? Um quilo reutilizado evita a extração de quatro quilos do minério bauxita.

Por outro lado, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, citado acima, das 79,1 milhões de toneladas de lixo produzidas anualmente no país, 13,5% são de plásticos e somente 1,28% passa pela reciclagem.

Boa parte está poluindo terrenos e esgotos. Também estão nos nossos rios, mares e matas, constituindo uma ameaça à vida nesses habitats.

Portanto, todo tipo de reciclagem diminui os impactos ambientais.

Por que o seu negócio precisa adotar a reciclagem?

Em 2010, foi regulamentada a Lei nº 12.305, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, PNRS, que orienta como o país deve lidar com o seu lixo.

Em suas diretrizes, a PNRS estabelece que setores públicos e privados devem gerenciar com transparência seus detritos e descartá-los corretamente.

O objetivo principal é evitar que esses materiais sejam encaminhados indevidamente aos lixões e impactem o meio ambiente.

Além de cumprir com a legislação, ao reciclar seus resíduos, a empresa mostra-se comprometida em contribuir com o meio ambiente, preservar a vida do planeta e oferecer produtos ecologicamente corretos ao seu consumidor.

Falando em consumidor, a sensibilidade ecológica é global e marcas sustentáveis são a preferência do público.

A cada dois anos o Sistema FIEP, Federação Industrial do Estado do Paraná, realiza uma pesquisa online para traçar o que a entidade denomina Bússola da Sustentabilidade.

O último levantamento, que ocorreu em 2019, mostrou que 87% dos consumidores brasileiros entrevistados preferem comprar de empresas sustentáveis e 70% deles afirmam que pagariam mais caro para adquiri-los.

Por isso, mais do que nunca, empresas de todos os tamanhos e setores investem no chamado marketing verde. Ou seja, adotam ações ecologicamente corretas de forma estratégica, para fortalecer a marca, ganhar credibilidade no mercado e atrair o seu público.

Possibilitando oferecer produtos ecologicamente corretos e muitas vezes mais baratos.

É necessário contar com uma empresa especializada?

Nem sempre os gestores sabem o que fazer com os resíduos gerados e selecionados para a reciclagem.

O material reciclável deve passar por um processo de seleção, transporte, processamento e encaminhamento correto para o descarte, dependendo do tipo de resíduo. A maioria das empresas não tem essa logística.

Nessa hora, é ideal contar com uma empresa especializada e comprometida com o meio ambiente e em atender a necessidade de cada cliente.

Acesse o site do Grupo Alto Tietê e conheça nossos serviços. Temos orgulho em contribuir para a vida do planeta e ajudar gestores a cuidarem de seus resíduos de forma responsável e segura.

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.