logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Como implementar uma gestão eficaz de resíduos em restaurantes

Como implementar uma gestão eficaz de resíduos em restaurantes

Uma boa gestão de resíduos em restaurantes pode fazer a diferença pelo meio ambiente, promovendo a redução da poluição e um dia a dia mais sustentável nesses estabelecimentos.

Diferentes tipos de negócio precisam estar atentos às particularidades do seu funcionamento, para que possam desenvolver uma gestão mais eficiente do lixo que produzem.

Dessa forma, é possível desenvolver processos mais ecológicos e um novo olhar sobre os materiais que descartamos, de maneira que todos tenham consciência do impacto que geram sobre o nosso planeta.

Para saber mais sobre como implementar uma boa gestão de resíduos em restaurantes, continue a leitura e confira nossas dicas!

Por que é importante fazer a gestão de resíduos em restaurantes?

Colocar a sustentabilidade ambiental em pauta já se tornou uma prática comum em diversos estabelecimentos e empresas. 

Uma boa gestão de resíduos é capaz de reduzir os impactos ambientais negativos que são gerados a partir da produção do lixo no dia a dia, principalmente, em um país como o Brasil, que é o 4º maior produtor de resíduos no mundo, segundo um estudo do Fundo Mundial para a Natureza.

Tudo que descartamos precisa ser destinado a algum lugar e, com os cuidados necessários, é possível garantir que esses materiais sejam reaproveitados, ganhando novos usos através de processos como a reciclagem.

Para isso, é preciso que cada empresa e estabelecimento se responsabilize pela sua produção de lixo, identificando suas necessidades de coleta e transporte, além de realizar uma segmentação adequada, que viabilize a reciclagem dos resíduos.

Além de ser uma responsabilidade social compartilhada por todos, também é importante lembrar que uma atuação mais sustentável pode ser um atributo importante na visão dos consumidores, que estão cada vez mais interessados no compromisso social das marcas.

Também é importante lembrar que a higiene e o cuidado com o espaço físico é de extrema importância nos restaurantes, já que esses são elementos que garantem a segurança e o bem-estar dos consumidores.

Nesse sentido, cuidar do lixo gerado no ambiente é essencial para evitar maus odores, evitando a proliferação de moscas e até mesmo a presença de outros animais.

Assim, implementar uma boa gestão de resíduos em restaurantes é um processo simples, que deixa mais prática, eficaz e ecológica a tarefa diária que é lidar com o lixo descartado no local.

Os principais tipos de resíduos produzidos por restaurantes

A gestão de resíduos consiste em avaliar, estudar e mapear todo o ciclo de um estabelecimento em relação aos materiais descartados na sua rotina de funcionamento.

Por isso, o primeiro passo para implementar processos mais eficazes e sustentáveis é identificar os resíduos produzidos no local, para saber como lidar com cada categoria:

Não recicláveis

Os resíduos não recicláveis, de modo geral, podem ser divididos em dois grupos: os rejeitos e os orgânicos.

Esse primeiro grupo consiste em materiais que não poderão ser reaproveitados, como é o caso do lixo dos banheiros, de guardanapos usados e sachês, que fazem parte do dia a dia de qualquer restaurante.

Assim, é preciso que esses materiais sejam descartados separadamente daqueles que podem ser reaproveitados, como é o caso dos orgânicos.

Nesse caso, estamos falando, principalmente, dos restos de alimentos, como cascas e aparas de legumes e verduras, os quais podem ser destinados ao processo de compostagem para que ganhem nova vida útil.

Por isso, é importante que sejam descartados separadamente, para que o serviço de coleta possa encaminhá-los a esse destino.

Recicláveis

Entre os resíduos em restaurantes, também encontramos uma grande quantidade de itens recicláveis.

Em diversos estabelecimentos, por exemplo, são utilizados alguns materiais descartáveis, como copos, pratos e talheres. Além disso, também há garrafas e potes de vidro, bem como latas e embalagens de alumínio.

Todos esses materiais podem passar pelo processo de reciclagem, a partir do qual serão reinseridos na cadeia produtiva, dando origem a novos produtos.

Assim, quando são descartados separadamente, podem ser recolhidos por serviços de coleta seletiva, para que sejam enviados às empresas responsáveis pelo processo de reciclagem de cada um dos materiais.

Além disso, o óleo de cozinha também é um material que pode ser reciclado, seja para a produção de sabão ou de biodiesel, o que significa que é preciso descartá-lo com responsabilidade, com a ajuda de um serviço de coleta seletiva.

Práticas para fazer uma gestão eficaz de resíduos em restaurantes

E, afinal, como colocar em prática uma boa gestão de resíduos em restaurantes?

Como mencionamos, o primeiro passo é avaliar a sua produção de lixo, analisando quais materiais são descartados no dia a dia do estabelecimento, qual o volume do lixo produzido, entre outros fatores que possam interferir no seu descarte.

Depois disso, é hora de colocar a mão na massa e adotar algumas práticas que tornarão a gestão dos resíduos do seu estabelecimento mais eficiente. Confira:

Adicione lixeiras em locais de maior geração de resíduos

Em espaços de grande circulação, é natural que ocorra uma maior produção de resíduos, que significa que as lixeiras do seu estabelecimento precisam estar em locais estratégicos, para que os consumidores tenham acesso fácil a elas.

No caso dos restaurantes, a cozinha é um espaço que merece atenção redobrada, já que há sempre embalagens, restos de alimentos e aparas a serem descartados. 

Por isso, é importante que a equipe do local disponha de locais adequados para realizar o descarte de cada um desses materiais.

Faça a separação corretamente

Além de ter lixeiras em locais estratégicos, também é importante que elas ajudem as pessoas a realizarem um descarte mais consciente.

Assim, utilizar as cores do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que indicam o tipo de material a ser depositado em cada lixeira, é um ótimo jeito de ajudar consumidores e funcionários a praticarem um descarte responsável, separando corretamente o lixo.

Esse é um passo fundamental para que a coleta seletiva possa encaminhar os resíduos corretamente, garantindo que cheguem ao destino mais adequado.

Capacite a equipe para a promoção do descarte correto

Colocar a sustentabilidade em prática no dia a dia fica muito mais fácil quando temos acesso às informações certas.

Assim, ao implementar melhorias na gestão de resíduos em restaurantes, também é preciso capacitar todos os colaboradores para que participem dessa mudança, por meio de uma educação ambiental que ajude a provocar uma conscientização verdadeira.

Explicar qual a separação correta do lixo, por exemplo, é um passo simples e fundamental para que todos saibam como realizar essa tarefa, tornando-a parte da rotina do estabelecimento.

Para melhorar a gestão de resíduos no seu restaurante, você também precisa contar com uma empresa capacitada para realizar a coleta do lixo gerado no local, garantindo que ele chegue ao destino correto. 

Por isso, para uma coleta de resíduos eficiente e sustentável, conte com o Grupo Alto Tietê!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.