O conceito de empresas sustentáveis vai além da responsabilidade ambiental, ele envolve também práticas sociais e econômicas.
Embora a sustentabilidade seja o assunto do momento, há décadas a preocupação com o futuro do planeta e a vida das novas gerações estão em pauta e deixou de ser tema apenas de ambientalistas e dirigentes governamentais.
Atualmente, a sustentabilidade empresarial é fator decisivo de compra para o consumidor e também de valorização e competitividade no mercado.
Conforme matéria publicada no Globo, 87% dos consumidores brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.
Por outro lado, o Portal da Indústria, em publicação datada de novembro de 2022, traz um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria no qual mostra que:
- seis em cada dez empresas brasileiras têm um setor dedicado à sustentabilidade,
- 69% das empresas planejam elevar seus investimentos em ações de sustentabilidade nos próximos 24 meses,
- 50% das empresas aumentaram os recursos empregados nesse setor.
Diante desses dados, neste post falaremos sobre a importância e a necessidade de tornar o seu empreendimento em uma empresa sustentável e como você pode fazer isso. Continue a leitura e confira.
O que são empresas sustentáveis?
Por muito tempo se atribuiu a sustentabilidade unicamente para práticas que objetivavam preservar o meio ambiente e dentro desse princípio era comum observar empresas destacando seus projetos de reflorestamento, de proteção às espécies ameaçadas e entre outras práticas ambientais.
Porém, o conceito é muito mais amplo. De modo geral, uma empresa sustentável é aquela que busca crescer economicamente, tendo a sua gestão baseada no respeito ao meio ambiente, ao bem-estar das pessoas e ao desenvolvimento da sociedade onde ela está inserida.
O que isso significa? Para uma empresa se tornar sustentável a sua gestão precisa adotar e aplicar práticas operacionais, mercadológicas e econômicas aliadas às responsabilidade social e ambiental.
Nesse contexto, consideramos importante destacar que o conceito de desenvolvimento sustentável é definido como: “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
Essa definição foi conceituada pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, órgão criado pelas Nações Unidas para discussão e propostas de ações que visem equilibrar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental do planeta.
Por que empresas sustentáveis estão se destacando no mercado?
Em um mundo conectado e globalizado, em que a preservação do meio ambiente e a vida do planeta para as próximas gerações passaram a ser preocupação e responsabilidade de toda a sociedade, as práticas de responsabilidades ambientais e sociais também fazem parte do mundo corporativo.
O desenvolvimento sustentável passou a ser exigência do mercado e do consumidor.
Logo, somente empresas sustentáveis têm a oportunidade de se destacar no mercado e conquistar seus clientes.
Conforme publicação no portal Mercado e Consumo, 99% dos investidores preferem aplicar seus recursos em organizações preocupadas com a sustentabilidade, ou seja, em empresas sustentáveis.
Destacamos também que há algum tempo a Forbes publicou que 92% dos consumidores se dizem mais propensos a confiar em marcas/empresas que são responsáveis ambiental e socialmente.
Empresas sustentáveis demonstram que:
- preocupam-se com o meio ambiente,
- priorizam o bem-estar das pessoas,
- atendem as exigências legais,
- usam da ética em todas as ações do dia a dia.
Exatamente por isso são valorizadas, ganham credibilidade, mantêm-se competitivas, conquistam investidores e fidelizam clientes.
Quais ações podem ser adotadas por empresas que desejam ser sustentáveis?
Como já falamos, de forma geral, empresas sustentáveis devem basear suas ações em práticas:
- econômicas, o lucro da empresa deve ser gerado a partir de operações ambientalmente conscientes,
- ambientais, as ações da empresa devem visar evitar ou reduzir os impactos na natureza,
- sociais, a empresa deve promover ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade.
Algumas dicas para tornar a sua empresa sustentável são:
Recicle os materiais
O gerenciamento dos seus resíduos é o pilar para as práticas sustentáveis, por isso empresas com responsabilidades sociais e ambientais apoiam e investem na reciclagem.
Você pode fazer isso de duas formas:
Primeira: selecionando os seus resíduos e encaminhando-os devidamente às recicladoras para que os materiais sejam processados, transformados e retornem à cadeia produtiva.
Segunda: priorizando uso de matéria-prima e materiais reciclados nas operações empresariais.
Com essas duas atitudes, sua empresa estará gerando menos volume de resíduos e ajudando na geração de renda para milhares de famílias.
Invista no consumo consciente
Empresas sustentáveis aplicam práticas para promover o consumo consciente, tanto dos recursos naturais como de materiais, em toda a sua operacionalidade a fim de reduzir os impactos ambientais
O uso racional da água, por exemplo, ajuda a evitar o seu desperdício e uma crise de escassez no futuro. O mesmo acontece com outros recursos naturais renováveis ou não.
Por outro lado, o uso consciente de materiais ajuda a reduzir a exploração dos recursos naturais para a sua confecção, como papel, por exemplo, além de contribuir significativamente para a redução da geração de resíduos.
Incentive e promova programas benéficos ao meio ambiente
Empresas sustentáveis buscam atuar também além das práticas ecologicamente corretas nos processos operacionais e na gestão de seus resíduos.
Gestões comprometidas com a sustentabilidade buscam organizar e promover ações, programas educativos e incentivadores para as pessoas, além de benéficos para o meio ambiente.
Você pode, por exemplo, promover na sua empresa:
- campanhas para eliminar o uso de materiais descartáveis e seleção do lixo,
- usufruir o máximo possível da luz natural,
- organize um programa de caronas solidárias,
- incentive o uso da bicicleta.
Lembre-se que o exemplo é o melhor professor, por isso ofereça recipientes adequados para incentivar a separação do lixo, use lâmpadas econômicas, reaproveite o máximo possível de materiais.
Repense todas as ações da sua empresa e isso envolve desde:
- a compra de materiais,
- a relação empresa x fornecedores,
- a ética empresarial,
- a relação empresa x colaborador x família x comunidade,
- a satisfação do seu colaborador,
- o posicionamento da sua marca no mercado.
Como ação social e engajadora, a sua empresa pode promover, por exemplo, campanhas para motivar o voluntariado, ações ativistas, caminhadas ecológicas, palestras, sessão de filmes sobre a temática e muito mais.
Invista em energia limpa
Uma das práticas mais comuns em empresas sustentáveis é investir em energia limpa, afinal, ela traz benefícios para o meio ambiente e para a economia financeira da organização.
Energia limpa é toda forma de eletricidade gerada por meio de fontes renováveis disponíveis na natureza abundantemente, como a energia eólica (vento) e a solar (sol), entre outras.
Então, compreendeu o papel das empresas sustentáveis e a importância das práticas para o meio ambiente e na promoção de mais qualidade de vida às pessoas?
Para finalizar, é importante frisar que muitos empreendedores confundem a sustentabilidade empresarial com o modelo ESG.
E aqui destacamos que a sustentabilidade empresarial envolve a adoção de um conjunto de ações estratégicas que, como você conferiu, vão muito além de apenas reduzir os impactos ambientais, enquanto o modelo ESG dita os aspectos que qualificam essas ações, visando aumentar as oportunidades de investimento para o seu negócio.
Por isso, convidamos você para continuar a leitura e saber também o que é ESG e como aplicá-lo na empresa.