Muito se ouve sobre esse assunto, mas são poucos os que sabem exatamente o que é ESG.
Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o futuro e desenvolvendo um nível de conscientização até então não visto na história da humanidade.
Grande parte dos consumidores está atenta ao comportamento das empresas e das pessoas.
Aplaudem e prestigiam aqueles que fazem o que é correto e, muito além de boicotar os envolvidos em erros e fraudes, denunciam no seu círculo de amizade as pessoas (físicas e jurídicas) que não colaboram para a construção de um mundo melhor.
As ações voltadas às boas práticas são valorizadas pela sociedade, onde é perceptível o apoio dos consumidores quando as marcas de produtos e serviços estejam envolvidas com:
- proteção ao meio ambiente,
- desenvolvimento e apoio aos projetos sociais,
- combate à corrupção e fraudes.
Nesse post, apresentamos o que é ESG, a sua importância e de qual maneira sua empresa pode aplicá-la no dia a dia da sua organização. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é ESG e como ele surgiu?
Para saber o que é ESG, é importante compreender o significado dessa sigla.
ESG significa environmental, social and governance, que traduzido significa: ambiental, social e governança.
Essa sigla foi mencionada pela primeira vez no ano de 2004, quando citada em um relatório intitulado: “Ganha quem se Importa”.
Esse relatório foi o resultado de uma iniciativa liderada pela ONU, Organização das Nações Unidas, reunindo 20 instituições financeiras de 9 países (inclusive o Brasil) para o desenvolvimento de diretrizes e recomendações ao mercado a respeito desses temas.
A aplicação desses termos no dia a dia de uma empresa demonstra que ela não está apenas preocupada em obter lucros e conquistar clientes.
Não existe nenhuma dúvida a respeito da necessidade de organizações empresariais conquistarem o seu espaço no mercado e obterem lucros adequados para viabilizar seus projetos, criar empregos e compensar os investimentos dos seus sócios.
Isso faz parte da natureza humana e do progresso de países, organizações, empresas e famílias, portanto, é fundamental para se atingir o sucesso e alcançar os objetivos.
No entanto, a sociedade prestigia cada vez mais as empresas que estão envolvidas em atividades que estão além da busca por lucratividade.
Isso significa que muitos consumidores adquirem produtos e serviços das marcas que buscam e oferecem mais, ou seja, demonstram interesse e estão envolvidas nas boas práticas ambientais, sociais e de governança administrativa.
Para se ter ideia da importância na adoção do ESG, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Accenture, em parceria com o Fórum Econômico Mundial, mostrou que os empreendimentos que aplicam esses conceitos obtém 20% mais lucratividade do que aqueles que não adotam essas medidas.
Diante dessa realidade, é importante analisar com mais interesse esse tema e, quem sabe, iniciar um processo imediato de aplicação desses conceitos em sua empresa.
Como aplicá-lo?
Além de entender o que é ESG, colocá-lo em prática também é um passo muito importante.
Para isso, as empresas precisam conhecer e desenvolver ações nos seguintes setores:
Ambiental
Os problemas da poluição e descaso do homem com a natureza têm apresentado resultados lamentáveis que se transformam em tragédias e prejuízos.
Vidas têm sido ceifadas em função das reações da natureza e perdas materiais de toda ordem são observadas em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.
O tema que diz respeito ao ambiente está ligado à letra “E” de environmental e diz respeito aos cuidados que precisam ser desenvolvidos com relação a:
- poluição do ar e da água,
- emissão de gás carbônico,
- aquecimento global,
- desmatamento,
- tratamento e destino de resíduos.
Atender à legislação e ir além, buscando formas de minimizar o impacto produtivo junto à natureza é a forma ideal de tratar esse assunto.
Para isso, é necessário conhecer detalhadamente de que maneira a empresa pode evitar agressões ao meio ambiente e, mais do que isso, colaborar e servir como exemplo de boas práticas no tratamento dos resíduos gerados pelo empreendimento.
Social
A letra “S” envolve as práticas sociais que a empresa estabelece junto à comunidade na qual está envolvida e a sociedade de uma maneira geral.
É fundamental que a empresa esteja preocupada e colabore com a qualidade de vida de seus colaboradores, ajudando-os a conquistar novas oportunidades e melhorar as condições de suas famílias.
Cumprir com as obrigações atendendo à legislação trabalhista, proteger os dados dos clientes como determina a lei, possuir equipes de trabalhos atendendo e respeitando a diversidade e valorizando as conquistas são formas de praticar o ESG.
Além disso, envolver a empresa em projetos sociais que melhorem a condição de vida daqueles que necessitam de ajuda ganha a valorização dos consumidores e o respeito da sociedade.
Governança
Por fim, temos a letra “G” que significa governança.
Ao entender o que é ESG, é preciso saber que a governança ganha cada vez mais espaço, pois, é através da sua aplicação que se conquista a transparência, honestidade e o combate às fraudes e corrupção.
Empresas que adotam uma administração transparente, atendendo à legislação e cumprindo na íntegra com suas obrigações são vistas com respeito e admiração pelos consumidores. Isso significa:
- pagar os impostos,
- cumprir a legislação,
- não estar envolvida em escândalos políticos e financeiros,
- oferecer um canal de denúncias para a sociedade,
- cumprir com o prometido em suas campanhas de marketing.
Todas essas ações colaboram na formação da identidade do negócio e da marca, contribuindo com os resultados quando recebe a aprovação do mercado ou caindo no conceito da opinião pública, quando sua única preocupação é voltada à exploração dos recursos (sejam eles humanos ou materiais) para a obtenção de lucros.
O Grupo Alto Tietê tem a satisfação de trabalhar o ESG no seu cotidiano e, mais do que isso, oferecer seus serviços para centenas de empresas que necessitam de apoio para a realização de boas práticas ambientais.
Se sua empresa ainda não criou um comitê para o desenvolvimento do ESG no seu dia a dia, é hora de refletir a esse respeito e iniciar um processo que irá promover muitos benefícios a seus negócios e consolidar sua empresa no mercado.
Para conhecer mais sobre o trabalho do Grupo Alto Tietê, acesse nosso site e saiba de que maneira estamos contribuindo para um mundo melhor e ajudando a responder com propriedade e na prática o que é ESG.