Aplicar o marketing verde é usar de estratégias para construir uma imagem e mostrar ao seu consumidor as suas práticas de responsabilidades ambientais e sociais.
Conforme matéria publicada no Globo, 87% dos consumidores preferem empresas com práticas sustentáveis. Elas também estão no foco dos investidores.
Fato é que a globalização, a conectividade entre as pessoas, a preocupação ambiental e a consciência ecológica fizeram com que as empresas precisassem se olhar muito além do lucro.
Atualmente, o mercado e o consumidor exigem gestões sustentáveis e responsáveis social e ambientalmente, e nessa hora temos muitas empresas ESG para nos inspirar boas práticas e o marketing verde para ajudar a aplicar estratégias efetivas.
Vamos conhecer os benefícios do marketing verde para o seu negócio e como você pode aplicá-lo no dia a dia da sua empresa?
O que é marketing verde?
Marketing verde, como o próprio nome sugere, tem apelo ecológico e ambientalmente amigável.
Conhecido também como ecomarketing e marketing ambiental, trata-se de um conjunto de estratégias e ações que tem por finalidade mostrar ao mercado e ao seu consumidor que a sua empresa tem consciência ecológica e aplica práticas sustentáveis.
A partir dessa definição, convidamos você para atentar sobre dois fatos:
- A sustentabilidade e a consciência ecológica deixaram de ser tendência e passaram a ser uma necessidade da marca, para ganhar credibilidade no mercado, conquistar o consumidor e atrair investidores.
- O marketing verde se baseia na elaboração de estratégias para transmitir a imagem positiva de consciência ecológica e se fundamenta na transformação de atitudes para exemplificar que a empresa aplica práticas ambiental e socialmente corretas.
Por isso, o marketing verde oferece uma série de benefícios para a empresa, para o meio ambiente e para a sociedade.
Quais são os benefícios do marketing verde
Reforçamos que o marketing verde não implica apenas em elaborar estratégias para a construção de uma imagem de consciência ecológica, mas requer uma postura de transformação de atitudes e de responsabilidades ambientais, sociais, econômicas e culturais.
Pensando como estratégias de marketing, os benefícios são:
- divulgação positiva da marca,
- construção de uma imagem consciente e ecológica da empresa,
- agregar valor à marca,
- fidelizar o seu cliente,
- ganhar a simpatia da população,
- conquistar novos consumidores,
- ganhar credibilidade junto ao mercado,
- vantagem competitiva frente à concorrência,
- mais vendas e melhores resultados.
Uma empresa que aplica práticas sustentáveis busca reduzir o consumo dos recursos naturais, rever o uso de material de expediente e gerar menos resíduos, o que vai refletir na economia financeira.
São beneficiados também o meio ambiente, que sofrerá menos impactos, a sociedade, que terá mais qualidade de vida, e as futuras gerações, que terão um planeta preservado e mais saudável para viver. Afinal, o marketing verde exige ações da gestão no que diz respeito a reduzir os impactos ambientais.
Como implementar?
Implementar o marketing verde é pensar e agir como uma empresa sustentável e isso exige transformação para poder equilibrar o objetivo comercial do lucro, com as práticas ambiental e socialmente corretas.
Quer algumas dicas para começar a associar a sua marca aos conceitos de responsabilidades ambientais e sociais?
São elas:
Tenha ações sustentáveis
Impossível pensar em marketing verde, em qualidade de vida e preservação da natureza sem adotar práticas sustentáveis.
São várias as ações que se pode promover em uma empresa para reduzir os impactos ao meio ambiente e começar a criar uma imagem de consciência ecológica no mercado.
Em especial, existem práticas sustentáveis que toda gestão precisa adotar. São elas:
- reduzir o máximo possível o uso de descartáveis, impressões e papel,
- promover o uso consciente de água e energia elétrica,
- separar e destinar de forma adequada os resíduos gerados nos processos operacionais,
- avalie os seus fornecedores e parceiros,
- contribuir para gerar empregos em comunidades carentes.
Reduza a produção de resíduos
Segundo matéria da CNN, o Brasil é o maior gerador de resíduos da América Latina. Em 2022, produzimos em torno de 81 milhões de toneladas de resíduos urbanos e a estimativa é que até 2023 esse volume cresça para 100 milhões de toneladas.
Por isso, uma estratégia para construir uma imagem ecológica positiva é reduzir a produção de resíduos no seu ambiente corporativo.
Outra estratégia para atrair o consumidor, a simpatia da sociedade e conquistar investidores é fazer o gerenciamento dos seus resíduos, encaminhando-os à reciclagem e devolvendo-os à cadeia produtiva.
Opte também por usar materiais e matérias-primas recicladas.
Eduque os colaboradores
Uma gestão transformadora investe no seu capital humano e na sociedade onde a empresa está inserida.
Marketing verde é educativo também. Por isso, crie programas para promover a educação ambiental e a consciência ecológica entre os seus colaboradores, na comunidade e, porque não, para o seu público.
Cuidado com o greenwashing!
Investir em marketing verde exige ação e exemplo, caso contrário você está apenas mascarando a sua imagem diante do mercado e do seu consumidor, mostrando virtudes e responsabilidades ambientais que a sua empresa não tem, praticando o chamado greenwashing.
Imagine que você tem uma empresa de cosméticos e se posiciona no mercado focando no apelo ecológico, como uma marca 100% natural, vegana, cruelty-free, sustentável e amiga do meio ambiente, e de fato oferece para o seu consumidor aquilo que promete.
Porém, você não considera os métodos empregados em todo o seu processo operacional que envolvem o plantio, cultivo e coleta para a obtenção da sua matéria-prima e nem se preocupa em saber sobre as condições de trabalho das pessoas responsáveis por essas atividades.
Pior ainda:
- sua empresa não oferece um ambiente saudável,
- não cumpre com as obrigações trabalhistas junto à equipe de colaboradores,
- não considerou usar embalagens recicláveis e biodegradáveis,
- não descarta devidamente o lixo,
- não usa conscientemente os recursos naturais,
- não investe em ações educativas e de consciência ecológica.
Isso é praticar o greenwashing, ou seja, estrategicamente você vende a imagem de uma empresa amiga da natureza, mas suas atitudes não são condizentes com a sua fala.
Destacamos que a Pesquisa Global de Investimento Responsável de Private Equity 2022, realizada pela PWC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, aponta que 91% dos investidores brasileiros suspeitam que as divulgações corporativas contenham algum greenwashing.
Importante lembrar que o consumidor também é atento e curioso, e busca saber sobre as práticas sociais e ambientais da sua marca preferida.
Exemplos de marketing verde
Lembra que dissemos que existem muitas empresas que adotaram o conceito ESG e são verdadeiros exemplos para inspirar empreendedores de todos os segmentos e portes?
Empresas ESG (Environmental, Social and Governance) são definidas como organizações que aplicam práticas ambientais, sociais e de governança corretamente.
Conheça algumas empresas que são exemplos sustentáveis mundiais e que ajudará você a compreender melhor o que é marketing verde.
Entre elas, citamos:
- Nike,
- Coca-Cola,
- Microsoft,
- Faber Castell.
Além dessas, destacamos a brasileira Natura, referência nacional quando o assunto é marketing verde.
A Natura utiliza nas suas estratégias de construção da imagem práticas ecologicamente conscientes, embalagens de papel reciclado, conscientização sobre a utilização de refis e reciclagem de embalagens e projetos de conservação da Amazônia.
A marca também fortalece o empoderamento feminino e a igualdade. A Natura se comprometeu a ter 35% da presença feminina em cargos de alta liderança e 50% no Conselho de Administração até 2023.
Agora que você sabe o que é marketing verde e conferiu os seus benefícios, que tal continuar no nosso blog para conferir quais são os impactos da não reciclagem?