logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

O que é uma ilha de plástico e qual seu impacto ambiental?

O que é uma ilha de plástico e qual seu impacto ambiental?

A ilha de plástico não faz parte das ricas paisagens oferecidas pela natureza ao homem, ela é um grave e atual problema de aglomeração desses resíduos nas águas dos nossos oceanos.

As preocupantes ilhas de plástico, também conhecidas como ilhas de lixo, são tristes reflexos da ação do homem, em especial pelo descarte inconsequente dos diversos tipos de materiais poliméricos na natureza.

Estamos falando de um problema ambiental mundial que está se multiplicando. Atualmente, já são cinco amontoados gigantescos de plásticos cercados de água por todos os lados ao redor do mundo:

  • uma no Oceano Índico,
  • duas no Oceano Pacífico,
  • duas no Oceano Atlântico.

São vários os tipos de plásticos que descartados incorretamente vão parar nas águas dos nossos oceanos e levam anos para se decompor, como, por exemplo:

  • saco plástico – 20 anos,
  • copo de espuma plástica – 50 anos,
  • canudo – 200 anos,
  • garrafa plástica PET – 450 anos,
  • fralda descartável – 450 anos,
  • linha de pescar – 600 anos.

A falta de uma educação ambiental e da conscientização ecológica de toda a sociedade estão entre os principais fatores para que as ilhas de plásticos continuem a crescer nas nossas águas, assim como os lixões nas cidades. 

Neste post, você vai conhecer as 5 ilhas de lixo existentes e os impactos que elas promovem ao meio ambiente e na vida marinha e humana. Vale a pena continuar a leitura.

O que é uma ilha de plástico?

Nas aulas de Geografia, aprendemos que uma ilha é um pedaço de terra firme todo cercado por água, que pode ser doce ou salgada, naturalmente bela e atrativa turisticamente.

Ilhas de plástico nada mais são que enormes concentrados de lixo, cercados de água, formadas pelas correntes circulares oceânicas.

Ou seja, os conhecidos redemoinhos puxam os resíduos flutuantes presentes na água, deixando-os presos em suas áreas, formando então os enormes amontoados de plásticos.

Essas ilhas são o resultado do descarte incorreto de qualquer tipo de material plástico.

Nessa hora, é importante destacar que quando jogamos um canudo, uma tampa, um plástico de bala ou qualquer outro item na rua, na praça, no parque ou na areia da praia, estamos contribuindo para aumentar ou começar a formar uma ilha de plástico, por menor que ela seja.

Afinal, a água da chuva e o vento podem levar o nosso lixo para rios e mares, o material ficará flutuando nas águas até serem envoltos por um redemoinho e começarem a formar as manchas nos oceanos. 

Onde há ilhas de plástico no planeta?

Como já dissemos, são 5 ilhas de plástico existentes nos nossos oceanos: duas no Pacífico, duas no Atlântico e uma no Índico.

Vamos conhecer melhor cada uma delas?

Grande Ilha de Lixo do Pacífico

A Grande Ilha de Lixo do Pacífico foi a primeira a ser descoberta. O fato aconteceu em 1997, quando o capitão e oceanógrafo norte-americano Charles Moore voltava com o seu veleiro após ter participado de uma tradicional regata náutica.

Na época, ele se deparou com uma extensão tão grande de lixo na água que precisou de sete dias para atravessar a superfície.

A Grande Ilha de Lixo do Pacífico recebe esse nome por ser considerada o maior aglomerado de resíduos em tamanho e ficou conhecida como o sétimo continente.

A grande mancha no meio das águas se move entre o estado da Califórnia (Estados Unidos) e o Havaí e estima-se que o seu território é três vezes maior do que o da França, possuindo 1,8 trilhão de objetos flutuando em alto mar.

Ilha de Plástico do Atlântico Norte

A Ilha de Plástico do Atlântico Norte possui cerca de 7 mil objetos flutuantes por quilômetro quadrado.

A mancha de lixo navega entre a América Central e o norte do continente africano.

Ilha de Plástico do Pacífico Sul

A Ilha de Plástico do Pacífico Sul flutua entre a Austrália e a América do Sul, em especial no litoral do Peru.

Possui em sua região central cerca de 400 mil partículas por metro quadrado e uma extensão de 2,6 quilômetros.

Ilha de Plástico do Índico

Partindo do nome, a ilha de plástico do Índico fica entre as correntes marítimas do Oceano Índico e tem de 2,1 a 5 quilômetros de extensão.

Ilha de Plástico do Atlântico Sul

A Ilha de Plástico do Atlântico Sul é considerada a menor das cinco ilhas de lixo, possuindo em torno de 0,7 quilômetros de extensão. 

Como o próprio nome indica, ela navega na corrente do Atlântico Sul e concentra 2,8 mil toneladas de plástico.

Qual o impacto ambiental da ilha de plástico?

São vários os impactos ambientais que uma ilha de plástico pode promover. 

O primeiro deles é a ameaça à vida marinha. Muitas espécies podem ficar emaranhadas entre pedaços de redes e outros plásticos e serem transportados para habitats diferentes do seu, dificultando a adaptação, a busca pelo alimento e até mesmo a sobrevivência no local, já que passa a ser um invasor no novo sítio onde foi parar.

Sem contar que ao ficarem presos em sacolas plásticas, por exemplo, muitos animais acabam morrendo asfixiados ou contaminados.

Muitos fragmentos dos resíduos plásticos são confundidos pelas espécies marítimas como alimentos, por isso são ingeridos, o que acaba colocando suas vidas em risco.

A poluição marítima é tão preocupante que há anos o Fórum Econômico Mundial (WEF) prevê que em 2050 os oceanos podem conter mais toneladas de plástico do que de peixes, se o consumo, as embalagens e o descarte não forem repensados pelos dirigentes das nações e pela sociedade em geral.

Além da vida marinha, os impactos também podem refletir na saúde humana. Por exemplo, se peixes e outras espécies se alimentam de pequenos fragmentos de polímeros e outros materiais, caso entrem na cadeia alimentar humana, a saúde das pessoas também está comprometida. 

O lixo nas águas pode provocar acidentes em embarcações, o que também acaba por colocar em risco a integridade e a vida das pessoas.

Sem contar que praticamente todo plástico descartado indevidamente poderia ter sido selecionado, passado por um processo de reciclagem e se transformado em matéria-prima para novos produtos, gerando renda para uns e economia para outros.

E por último, a ilha de plástico também afeta a economia regional e global, interferindo nos resultados do turismo, pesca e aquicultura, sem contar os gastos gerados com limpeza.

Como auxiliar no combate às ilhas de plástico?

Toda a sociedade com pequenas atitudes pode auxiliar no combate às ilhas de plástico, para isso bastam práticas de compras conscientes e destinação correta dos resíduos.

Nessa hora, duas atitudes fazem a diferença. São elas:

Evite usar plástico

Compre somente o necessário e evite consumir produtos que venham em embalagens plásticas. 

De modo geral, evite gerar resíduos plásticos

 Para isso, você pode:

  • levar ecobags ao mercado, feira e padarias, eliminando a necessidade das sacolinhas plásticas,
  • optar pelo refil,
  • evitar plásticos de uso único, como canudinhos, copos e outros descartáveis, 
  • usar vasilhames retornáveis para comprar bebidas,
  • usar prendedores de roupa de madeira, ao invés de plásticos,
  • priorizar plásticos biodegradáveis,
  • reutilizar potes e embalagens para trabalhos manuais e outras finalidades.

A título de curiosidade: conforme a cartilha da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), estima-se que no Brasil sejam consumidas 41 milhões de sacolas plásticas diariamente. 

Descarte corretamente 

Uma publicação de junho de 2022, do Globo, traz um cálculo realizado pelo Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da ONU, mostrando que cada brasileiro joga em média 16 kg de plásticos no oceano.

Esses dados mostram a necessidade urgente de termos como hábito selecionar o nosso lixo e fazer a destinação correta de todos os resíduos recicláveis, como plásticos, vidros, metais, papel, papelão, etc.

O descarte correto dos resíduos, além de reduzir a poluição e preservar a vida marítima, ajuda no combate à ilha de plástico, também ajuda a gerar renda para milhares de famílias e faz com que o material seja reinserido à cadeira produtiva, por meio do processo de reciclagem.

Conscientize as pessoas

Como já falamos, todos nós podemos contribuir de várias formas para combater a ilha de lixo mudando nossos hábitos.

Porém, repetimos que a falta de educação ambiental e da conscientização ecológica são grandes agravantes quando se trata de consumo inconsciente e descarte incorreto.

Empresas podem ajudar no combate à poluição marinha, promovendo programas de conscientização entre seus colaboradores e na comunidade onde estão inseridas.

Agora que você sabe o que é uma ilha de plástico e conferiu os impactos ambientais que elas causam, que tal começar a combatê-las disseminando a informação, compartilhando essa publicação com seus amigos, familiares e convidando-os a seguirem o Grupo Alto Tietê no Instagram para muito mais conteúdos?

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.