blog Alto Tietê

Razões que tornam a Eslovênia um país verde

A Eslovênia é, atualmente, um dos principais exemplos de país verde que encontramos no mundo.

Isso significa que essa nação adota medidas sustentáveis e ecológicas, contribuindo com a redução dos impactos ambientais causados pelos cidadãos e pelas empresas presentes em seu território.

A história do país é bastante parecida com a de outros que também se destacam nessa área, a exemplo da Suécia e da Alemanha.

Conhecer melhor esses casos de sucesso é uma ótima maneira de repensar as práticas do nosso próprio território e refletir sobre como poderíamos cuidar melhor do meio ambiente.

Para entender como a Eslovênia se tornou um país verde e se inspirar com essa trajetória, continue a leitura!

O caminho da Eslovênia rumo a um país verde 

Há alguns anos, o continente europeu vem dando bons exemplos de como um país pode adotar a sustentabilidade como um de seus princípios.

Foi assim que o mundo assistiu aos marcos impressionantes da Alemanha e da Suécia quando o assunto é a reciclagem de resíduos sólidos, que é o destino da maior parte dos materiais descartados nesses territórios.

No entanto, um dos locais que deu início a todo esse movimento foi Bled, uma cidade localizada na Eslovênia.

Bled foi a primeira cidade europeia a obter o certificado Zero Waste Cities, ou seja, “cidades com lixo zero”, pelo seu desempenho na redução da produção de resíduos e na destinação correta desses itens.

A realidade da Eslovênia nem sempre foi essa. Há alguns anos, quase todo o material descartado pela população e pelas empresas era destinado aos aterros sanitários, onde ficava acumulado e reduzia o tempo de vida útil desses locais.

Mudanças começaram a acontecer quando o governo local percebeu que essa prática representava uma perda econômica, em termos de materiais e energia. 

Assim, teve início a trajetória da Eslovênia rumo à transformação em um país verde, que incluiu a introdução de novos métodos de tratamento aos resíduos, a criação de metas de reciclagem e a elaboração de políticas sustentáveis que moldaram seu sucesso.

Regulamentações e estratégias verdes 

A criação de um país verde depende de uma série de fatores e um dos elementos principais para alcançar esse objetivo é a elaboração de regulamentações verdadeiramente eficazes.

No caso da Eslovênia, a criação de uma infraestrutura de coleta e reciclagem capaz de suportar o volume de resíduos produzido também precisou ser acompanhada por estratégias que ajudassem a mudar os hábitos da população.

Um dos caminhos adotados pelo governo do país foi a aplicação de penalidades aos habitantes que realizassem o descarte de resíduos incorretamente. 

As cidades são equipadas com câmeras de vigilância, que monitoram a atividade da população e o descarte de resíduos. Práticas incorretas podem resultar em multas que chegam a 400 euros para os cidadãos e 1.400 euros para as empresas.

Além disso, outra medida foi desenvolvida com o objetivo de incentivar as pessoas a reduzirem o volume de lixo que geram no dia a dia.

Nesse sentido, foi criada uma taxa, que é aplicada ao descarte de resíduos não recicláveis. A cada saco de lixo, o cidadão deve pagar 2 euros.

A partir dessas estratégias, o país conseguiu implementar práticas mais sustentáveis na administração do espaço urbano, além de também provocar uma mudança de comportamento em seus habitantes.

Infraestrutura para um futuro verde

Logo ao observar o potencial que a reciclagem oferecia para a economia do país, a Eslovênia passou a adotar uma nova infraestrutura para lidar com os resíduos produzidos de maneira sustentável.

O primeiro passo foi a criação de instalações de coleta e processamento de resíduos, com as quais tornou-se possível recolher e destinar os materiais descartados com mais eficiência, garantindo que recebessem tratamento adequado.

Para garantir esse tratamento, os centros de processamento adotaram três métodos: aeróbico, anaeróbico e mecânico.

Aliar esses diferentes métodos fez com que os resíduos ganhassem novas possibilidades e, dessa maneira, o país passou a reciclar um volume muito maior de materiais.

Foi por meio da adoção dessas tecnologias que esse país verde se tornou um modelo de eficiência em reciclagem, contando com a infraestrutura mais moderna da Europa.

Esse é um bom exemplo de como a aplicação de tecnologias inovadoras pode ser um bom caminho para um futuro mais sustentável, aliando o potencial dessas soluções ao cuidado com o meio ambiente.

O engajamento comunitário que faz a diferença! 

Pouco a pouco, conforme a Eslovênia se consolidava enquanto um país verde, a população passou a aderir de forma cada vez mais comprometida à causa ambiental.

Essa mudança foi promovida por meio de programas educacionais, que levaram a educação ambiental aos habitantes do país, além de diversas campanhas de conscientização.

O resultado das iniciativas foi uma verdadeira mudança na mentalidade das pessoas, fazendo com que a população da Eslovênia se tornasse verdadeiramente engajada na adoção de práticas sustentáveis.

As iniciativas comunitárias também cresceram, incentivando ainda mais a participação ativa dos cidadãos e a promoção de práticas sustentáveis no dia a dia das pessoas.

Um exemplo de iniciativa que fez sucesso foi a criação da “Fonte mais limpa do mundo”, uma tipografia que utilizou imagens de materiais recicláveis para recriar o alfabeto de uma forma criativa e inspiradora.

Ao disponibilizar a fonte, os criadores levaram a mensagem a mais pessoas, incentivando a prática da reciclagem.

Leia também: 10 artistas que fazem arte com reciclagem.

Resultados inspiradores desse país verde

Toda essa trajetória sustentável da Eslovênia rendeu excelentes resultados para o país.

Com a adoção de tecnologias no processo de reciclagem e a criação de uma infraestrutura robusta, tornou-se possível a substituição do uso de certos combustíveis e fontes de energia, por meio do uso de combustíveis produzidos a partir do lixo.

Além disso, o país reduziu de forma significativa a quantidade de lixo enviada para os aterros sanitários e, atualmente, cerca de 98% dos resíduos produzidos no país são reciclados.

Também vale mencionar que um dos principais ganhos desse processo foi a mudança promovida no comportamento da população, que se tornou mais consciente e responsável em relação aos impactos ambientais das suas práticas diárias.

Assim, tanto o governo quanto os habitantes do país se mantêm engajados no cuidado com o meio ambiente, tornando a Eslovênia uma referência em sustentabilidade.

E no Brasil, será que falta muito para alcançarmos o título de país verde? Para saber mais, continue por aqui e entenda como o Brasil acelera rumo à sustentabilidade na corrida dos carros elétricos!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.