As ecobarreiras são uma solução sustentável e inovadora que tem contribuído com a limpeza de diversos rios brasileiros.
Afinal, quando falamos no descarte incorreto de resíduos, um dos grandes riscos que essa prática pode gerar é justamente a poluição dos rios e até mesmo dos oceanos.
Nesse sentido, para preservar os recursos hídricos e proteger o meio ambiente, é preciso promover uma educação ambiental que leve a hábitos mais sustentáveis, evitando esses problemas no futuro, mas também encontrar medidas capazes de reverter os danos gerados.
Dessa maneira, ao mesmo tempo em que repensamos hábitos do presente e seus impactos futuros, também é possível tomar atitudes em relação aos erros que já foram cometidos.
Que tal saber mais sobre essa solução e o potencial que ela apresenta? Continue a leitura e conheça melhor as ecobarreiras!
O que são ecobarreiras?
Um dos principais desafios ambientais enfrentados atualmente é a poluição dos rios e dos oceanos, que se encontram cada vez mais afetados pelo descarte incorreto de resíduos, especialmente plásticos.
É assim que se originam, por exemplo, as ilhas de lixo, ou seja grandes porções de objetos plásticos que se concentram em determinadas regiões do oceano, prejudicando a vida marinha e o planeta como um todo.
Nesse sentido, tem crescido a busca por soluções que ajudem a lidar com esse problema, reduzindo a quantidade de materiais descartados nesses corpos d’água.
As ecobarreiras são um exemplo desse tipo de iniciativa, feitas com galões, cordas e redes, amarradas de ponta a ponta nos rios.
Dessa forma, elas se colocam no caminho dos resíduos que são transportados pela corrente, fazendo com que fiquem concentrados e possam ser facilmente recolhidos.
A depender da localização em que são utilizadas, elas podem ser grandes aliadas na redução da poluição dos oceanos, impedindo que os resíduos descartados cheguem até eles.
Uma solução acessível e sustentável
Um dos fatores que tem contribuído para a popularização das ecobarreiras é que, além de altamente eficientes, elas também são uma solução bastante acessível.
No Brasil, ficou conhecida a iniciativa de Diego Saldanha, um vendedor de frutas que vivia em Curitiba e assistia diariamente à piora do Rio Atuba, que estava cada vez mais poluído.
Diante desse cenário, o vendedor decidiu tomar uma atitude e, para ajudar a solucionar o problema, construiu uma estrutura como essa, criando uma barreira flutuante a partir de redes e galões.
Assim, essa solução se apresenta como uma possibilidade para os locais em que não há grandes investimentos na coleta de resíduos depositados nos rios.
Nesse sentido, para além de ser uma possível iniciativa por parte da população, essas barreiras ecológicas também podem ser aproveitadas pelas instituições públicas e até mesmo por empresas interessadas em contribuir com a preservação do meio ambiente.
Por que as ecobarreiras são vantajosas na despoluição marítima?
Como você já viu até aqui, essas estruturas desempenham um papel bastante importante na coleta dos resíduos que vão parar nos rios e, consequentemente, nos oceanos.
Mas as vantagens dessa solução não se resumem apenas ao trabalho executado por elas. A forma como elas funcionam e as possibilidades que oferecem também tem feito com que se tornem uma opção bastante benéfica para garantir a despoluição marítima.
Confira mais alguns detalhes a respeito das ecobarreiras:
Coletam dados
Uma das vantagens oferecidas por essa solução é a possibilidade de coletar dados a respeito do nível de poluição dos rios, a quantidade de resíduos presentes nesses locais e também a dos materiais recolhidos.
Em ecobarreiras mais sofisticadas, isso pode ser feito de forma ainda mais eficiente, por meio de sensores e tecnologias integradas, que permitem o monitoramento contínuo dos detritos.
Essas informações são valiosas para uma boa gestão ambiental, seja para acompanhar os avanços obtidos por essas estruturas ou para a elaboração de estratégias a serem aplicadas para reduzir a poluição dos rios.
Alta escalabilidade
Outro elemento bastante importante é a escalabilidade dessas estruturas, que podem ser ampliadas e adaptadas de acordo com as especificidades da área em que serão utilizadas.
Dessa maneira, é possível aplicar a solução mesmo em locais que apresentam grandes dimensões ou mesmo um volume muito grande de resíduos a serem recolhidos.
Por meio da adaptação da estrutura criada, é possível criar um sistema perfeitamente funcional, que se adequa às particularidades de cada rio.
Assim, as ecobarreiras se tornam uma solução flexível para diferentes locais e condições ambientais.
Proteção da vida marinha
A proteção da vida marinha tem sido uma importante demanda da causa ambiental, uma vez que a poluição crescente dos oceanos ameaça cada vez mais os animais que habitam esses locais.
Quando os resíduos são transportados até esse espaço, por meio dos rios, os animais podem ficar presos ou até mesmo ingeri-los, o que coloca em risco a vida de diversas espécies.
Por esse motivo, o uso dessas estruturas em rios que podem levar resíduos até o oceano é uma solução eficaz, que evita os prejuízos causados por esses materiais à vida marinha e à biodiversidade do nosso planeta.
Manutenção da qualidade da água
Outro aspecto que tem contribuído para a poluição dos rios e oceanos é a presença dos micropoluentes, substâncias tóxicas, orgânicas ou minerais, com propriedades persistentes e biocumulativas, sendo capazes de gerar danos ao meio ambiente e aos organismos.
Um exemplo é a dispersão dos microplásticos, que tem afetado não apenas a vida dos organismos que habitam os ambientes aquáticos, mas até mesmo a saúde humana.
Assim, as ecobarreiras impedem que substâncias tóxicas e microplásticos se dispersem. Dessa maneira, elas ajudam a melhorar a qualidade da água e promovem um ambiente mais saudável.
Facilidade de remoção de resíduos
A função desempenhada por essas estruturas é essencial para viabilizar a coleta dos resíduos presentes na água.
Em outras condições, com esses materiais dispersos em diferentes locais, o processo de coleta se tornaria muito mais custoso, o que dificultaria a limpeza dos rios e a reciclagem desses itens.
Com a ajuda das barreiras, eles ficam concentrados em um só lugar, o que torna o processo menos custoso, permitindo que os resíduos sejam recolhidos com muito mais facilidade.
Por todos esses motivos, essa é uma solução que pode vir a ser muito bem aproveitada em diversas regiões, promovendo a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e conheça também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU!