Os sacos de lixo para coleta seletiva possuem cores próprias que facilitam a identificação do material que está sendo separado.
Antes de apresentarmos os detalhes a esse respeito, é importante lembrarmos que a separação dos resíduos faz toda a diferença no processo de reciclagem.
Os processos pelos quais cada tipo de resíduo irá passar são diferenciados, portanto, é fundamental que eles sejam acondicionados corretamente, facilitando o trabalho dos profissionais que atuam no processo de reciclagem, tanto das pessoas envolvidas na coleta como também na triagem desses materiais.
O objetivo do processo reciclável é possibilitar que materiais que iriam ser descartados e possivelmente parar em um aterro sanitário ou lixão passem por um processo de preparação para se transformarem em matéria-prima para as indústrias.
No Brasil, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) tem por objetivo modificar completamente a realidade da reciclagem no país nos próximos 20 anos.
O Governo Federal, através do Decreto nº 11.043/2022, aprovou o Planares, onde as 5 principais diretrizes centrais foram estabelecidas:
- reaproveitamento de 50% dos resíduos utilizados até 2040,
- incentivo à reciclagem,
- fim da destinação incorreta,
- extinção dos lixões e aterros sanitários,
- inclusão social e valorização dos profissionais catadores de materiais.
No entanto, para que se possa alcançar esses objetivos, será necessária uma mobilização do governo, empresas e sociedade como um todo, onde os processos se iniciam em cada residência do país.
Para isso, é importante entender as cores dos sacos de lixo para coleta seletiva, uma maneira inteligente e prática de colaborar para o sucesso e conquista dos objetivos acima mencionados!
As cores e a finalidade para cada um dos sacos de lixo para coleta seletiva
A separação dos resíduos é a primeira ação a ser tomada para contribuir com a reciclagem desses materiais.
Para isso, é importante estar atento às cores e a finalidade dos sacos de lixo para coleta seletiva. Vamos conhecer detalhes sobre os principais deles:
Azul
Os sacos da cor azul são aqueles utilizados para a separação e reciclagem de papeis e papelão, portanto, podem fazer parte nesse processo alguns materiais, como:
- folhas impressas,
- jornais,
- revistas,
- caixas de papelão, etc.
É fundamental que esses papéis não estejam sujos, nem engordurados ou manchados de graxa, alimentos e produtos químicos.
Amarelo
A cor amarela é utilizada para a separação de metais, no entanto, nesse caso não poderão fazer parte desse processo as latas de aerossóis que deverão ser descartadas em local apropriado.
Nesse grupo, podem ser separados diversos produtos, como:
- latas,
- talheres,
- produtos fabricados a partir do alumínio e aço.
O Brasil é destaque quando o assunto envolve latas de alumínio, onde, de acordo com a Associação Recicla Latas, nosso país, em 2023, atingiu os 100% de reciclagem, obtendo uma receita de R$ 6 bilhões.
Verde
Dentre as cores dos sacos de lixo, chegamos a verde, voltada a receber um material bastante delicado: o vidro.
Nesse caso, é indispensável todos os cuidados para que não machuque as pessoas que irão manuseá-lo.
O vidro pode ser reciclado diversas vezes e também é possível utilizá-lo de forma repetida e infinita, portanto, é uma ótima opção para a economia de recursos e lucratividade das operações.
Vermelho
Os sacos da cor vermelha são os utilizados na separação de materiais plásticos, portanto, esteja atento ao descarte de:
- potes,
- copos,
- embalagens,
- sacolas, etc.
O plástico é conhecido por ser um dos maiores vilões da natureza, causando sérios problemas e, infelizmente, ainda é um produto que não recebe a atenção merecida para retornar às fábricas como matéria-prima.
Preto
Os sacos de lixo da cor preta são bastante utilizados no dia a dia das famílias, no entanto, lembre-se que estamos tratando de coleta seletiva.
Nesse caso, o preto é a cor para a separação de produtos de madeira e seus derivados.
Por se tratar de um material orgânico, ele não é reciclável, porém, pode ser utilizado para a fabricação de outras peças, tanto a nível artesanal como industrial.
Marrom
Dentre as cores dos sacos de lixo para coleta seletiva, o marrom está sendo apresentado apenas para atender a sua curiosidade, uma vez que é utilizado apenas para resíduos orgânicos, por isso não possui uma aplicação industrial.
Os materiais orgânicos, como resto de comida e folhas, podem ser aproveitados nos processos de compostagem.
Portanto, há como aproveitar esse material, no entanto, terá a sua utilidade em ambientes agrícolas, nos jardins e hortas, podendo ser transformado em um adubo natural, substituindo o uso de produtos químicos.
Cinza
A cor cinza dos sacos plásticos informa que os resíduos contidos nesse local não são passíveis de reciclagem.
Eles podem ainda estar contaminados ou misturados de maneira a não existir possibilidade para sua separação.
Laranja
Por fim, existem ainda os sacos de cor laranja, destinados a resíduos de materiais perigosos, contaminados ou de difícil manuseio.
Como exemplo, é o caso de:
- pilhas,
- baterias,
- produtos químicos, etc.
Lembre-se de higienizar os itens!
Agora que você já conhece as cores dos sacos de lixo para coleta seletiva, é muito importante que se lembre também de higienizar os itens que irá encaminhar aos processos de reciclagem.
Essa etapa é muito importante, pois, ao higienizar os materiais, evita-se que ocorram:
- proliferação de insetos e pragas,
- deterioração dos materiais a serem reciclados,
- mal-estar aos trabalhadores que realizam a coleta e manuseio desses objetos.
Portanto, não esqueça de limpar os potes e vidros onde os alimentos estavam guardados.
No caso de caixa de pizza, lembre-se que ela não poderá ter gorduras ou estar suja com molho, portanto, é fundamental avaliar o material e separar apenas aquele que está nas condições adequadas.
Também vale saber que embalagens ou sacos de itens secos, como arroz, feijão, macarrão e café, não precisam ser lavados.
Como se observa, não é difícil colaborar para um mundo melhor, no entanto, é preciso que esse compromisso inicie em casa, quando toda a família precisa estar atenta a evitar desperdícios e desenvolvendo as boas práticas para a separação e destino dos resíduos.
Para isso, vale apresentar a todos a importância da sustentabilidade, as dicas de como higienizar e como separar os resíduos, além de organizá-los de modo a serem colocados em acordo com as cores dos sacos de lixo para coleta seletiva.
Aproveitando o tema e a inspiração para colaborar com um futuro promissor, leia também nosso post que apresenta a reciclagem: 7 perguntas comuns para começar!