O sistema de reciclagem na Alemanha é digno de admiração e de aplausos por parte dos demais países do mundo.
Esse país conseguiu implementar um sistema eficiente onde não existem mais aterros sanitários, uma vez que todo o lixo é tratado e os resíduos sólidos são encaminhados para processos de reciclagem.
Para se ter ideia a esse respeito, de todos os resíduos urbanos gerados no país, cerca de 583 quilos de lixo por pessoa anualmente, 100% recebe um tratamento, sendo:
- 45% – reciclados,
- 38% – queimados,
- 17% – processados em compostagem.
A separação do lixo faz parte do dia a dia da população e essa ação é ensinada às crianças desde muito cedo.
Como resultado, existem ruas limpas, cuidado com a natureza, valorização do meio ambiente e conscientização sustentável de toda a população.
O governo tem uma participação fundamental nesse processo, pois, desde 1972, existe uma legislação específica a esse respeito, onde multas são aplicadas para todos os que não fazem o descarte da maneira adequada ou para quem não faz a separação correta dos resíduos.
Neste post, apresentaremos o sistema de reciclagem na Alemanha, um modelo que precisa ser seguido por todas as outras nações do mundo. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
A reciclagem na Alemanha
A reciclagem na Alemanha faz parte da legislação e está incluída na cultura de toda a população.
Como vimos, deixar de separar os resíduos ou realizar descartes da maneira errada gera multas e a reprovação de toda a sociedade, portanto, pode-se afirmar que se trata de um país que está de fato envolvido na proteção ao meio ambiente e preocupado com a qualidade de vida das futuras gerações.
Porém, as ações legais não ficam apenas nas penalizações, uma vez que a administração desses resíduos se transforma em receita.
O cidadão, portanto, além de receber o crédito por sua ação, sabe que esses resíduos serão encaminhados para as empresas especializadas em processos de reciclagem, o que significa geração de emprego, economia e ações sustentáveis para o planeta.
Reciclagem que gera lucro para os moradores
Desde 2005, qualquer cidadão na Alemanha pode trocar garrafas, embalagens e latinhas por dinheiro.
Nas entradas dos supermercados existem locais próprios para isso, quando esses materiais são depositados e créditos são gerados, incentivando o processo de reciclagem.
Ocorre que existe uma taxa adicional no momento das compras, conhecida naquele país como pfand.
Esse pequeno valor é devolvido ao consumidor, desde que ele faça o descarte da embalagem da maneira adequada, quando na entrada da loja ele obtém um cupom de desconto que pode ser utilizado imediatamente.
O pfand para garrafas e embalagens de vidro é de 8 centavos de euro, enquanto que as de plástico pet pagam 25 centavos.
Segundo a Agência Ambiental Alemã (UBA), uma garrafa de vidro pode ser reutilizada 50 vezes, enquanto que a de pet pode ser 25 vezes aproveitada em processos de reciclagem na Alemanha.
A tradição de comprar no mercado de pulgas
Outro fato interessante e que faz parte da cultura do povo alemão é o Flohmarkts, ou seja, o mercado de pulgas, organizados nos bairros e cidades de todo o país.
Trata-se de um costume e uma mania que contagiou toda a população, pois, nesses locais, as pessoas podem:
- vender,
- doar,
- reaproveitar,
- trocar.
As peças de segunda mão se tornaram uma atração e milhões de alemães aproveitam o tempo de folga para “caçar” objetos que consideram “tesouros”.
Bazares de caridade e mercados especializados são encontrados por toda a parte, onde produtos diferenciados são localizados a preços baixos, como, por exemplo:
- roupas.
- louças,
- utensílios domésticos,
- móveis,
- brinquedos,
- peças de grife,
- artigos vintages, etc.
Essa tradição promove o reuso de produtos e incentiva a população a um consumo mais consciente e sustentável, portanto, uma atitude perfeita e de grandes resultados para a proteção ambiental.
Depósitos e contêineres em todos os bairros
Além dos processos de reciclagem na Alemanha e da tradição do mercado de pulgas, os depósitos e contêineres são encontrados em todos os bairros e cidades daquele país.
O governo incentiva, facilita e reforça a ideia de separação e encaminhamento adequado dos resíduos sólidos aos locais apropriados.
Através dessas estruturas, empresas especializadas conseguem de forma rápida e organizada desenvolver o sistema de reciclagem na Alemanha, empregando mais de 250 mil pessoas.
Além disso, a disponibilidade dessas estruturas permitiu que o país atingisse, no ano de 2020, o índice de 100% de reaproveitamento dos resíduos, eliminando os aterros sanitários.
Isso significa que o cidadão alemão não tem motivos para não separar e encaminhar os resíduos aos locais adequados, pois, normalmente, nos deslocamentos que faz para trabalhar, estudar ou se divertir, estará passando em frente a estruturas que recebem esses materiais.
Todos os resíduos que não podem ser reciclados são incinerados, transformando esses descartes em fonte de energia.
Existem também as coletas seletivas realizadas por empresas especializadas, portanto, é um sistema invejável que precisa ser conhecido e colocado em prática em todo o mundo.
Então, o que podemos aprender com o sistema de reciclagem na Alemanha?
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Alemanha possui a terceira maior economia no mundo, possuindo um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 4,43 trilhões.
A Organização das Nações Unidas (ONU) coloca esse país na sétima posição do ranking mundial, quando o assunto é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ou seja, os germânicos são privilegiados no que se refere à qualidade de vida.
Mesmo com tanta riqueza e conforto, os alemães nos ensinam que é preciso:
- reaproveitar,
- reutilizar,
- reciclar.
Não há demérito algum em saber economizar e valorizar aquilo que pode ser considerado um objeto usado, uma vez que precisamos proteger a natureza e cuidar dos recursos naturais.
O Brasil tem muito a aprender com o sucesso das ações e do sistema de reciclagem na Alemanha, uma vez que temos todas as condições de desenvolver projetos com excelentes resultados, como é o caso do reaproveitamento das latinhas de alumínio em nosso país.
É importante tomar conhecimento a respeito de projetos bem elaborados e que apresentam excelentes resultados, pois podemos nos inspirar nesses exemplos para buscarmos por alternativas que melhorem a situação da reciclagem no Brasil.
Para conhecer mais sobre o assunto, vale a pena acessar nosso post que apresenta 10 documentários sobre sustentabilidade para repensar a nossa relação com o planeta!