blog Alto Tietê

Mottainai: a filosofia de vida japonesa que combate o desperdício

Mottainai vai muito além de uma simples expressão antiga japonesa, transformou-se em uma filosofia que nos convida a refletirmos e reconsiderarmos a forma como consumimos e lidamos com tudo que está ao nosso redor.

Quando o assunto é Japão, um dos primeiros pensamentos que nos vem à mente é o seu alto desenvolvimento tecnológico, sem que o seu povo tenha perdido sua cultura e suas tradições, não é mesmo?

O país também se destaca mundialmente na forma como administra, lida e preserva o meio ambiente, figurando como exemplo global na sustentabilidade, reciclagem e renovação energética.

Esses reconhecimentos são resultados de uma história e de cultura construídas a partir de uma filosofia e de um estilo de vida próprio do seu povo.

E o mottainai ajuda a explicar as atitudes, comportamentos e valores do povo japonês em relação ao consumo e o meio ambiente, da mesma maneira que contribui efetivamente para o país figurar entre os líderes mundiais da reciclagem e sustentabilidade.

Continue a leitura e conheça essa antiga filosofia de vida japonesa que combate o desperdício.

O que é mottainai?

A palavra mottainai (もったいない) é composta:

  • pelo vocábulo “mottai”, de origem budista, que diz respeito à essência das coisas,
  • mais a partícula “nai”, que em japonês indica negação.

Para compreender o termo, imagine a seguinte cena: ao preparar o seu prato, você colocou uma quantidade a mais de ingredientes do que geralmente come e acabou por deixar restos de alimentos que serão descartados. Nessa hora, por certo, os japoneses diriam: mottainai.

Trata-se de uma expressão antiga e um conceito sempre atual no Japão, que pode ser usada isoladamente para indicar: “que desperdício!”, isso caberia muito bem no exemplo citado acima.

A expressão também pode ser usada no sentido de orientar, ou seja: “não desperdice, isso ainda tem valor e dá para utilizar.”.

Ao pronunciar “mottainai”, o povo japonês também pode estar demonstrando arrependimento tanto por desperdiçar quanto pelo uso incorreto/indevido de tudo aquilo que ainda tem valor e utilidade, em um sentimento de pesar.

Essa expressão também representa a gratidão e o respeito dos japoneses em relação aos recursos e objetos que eles têm à sua disposição.

A filosofia japonesa atravessou fronteiras e tem contribuído para melhorar a vida de milhões de pessoas e do planeta, propondo uma mudança na forma como consumimos e como podemos evitar desperdícios materiais e imateriais.

Da mesma maneira que propõe valorizar o tempo e a mão de obra empregada nos diversos itens que consumimos no dia a dia.

Valorização dos objetos e o pesar pelo desperdício

O mottainai propõe o respeito pelo valor intrínseco de cada ser e de todo item criado, por isso vamos entender como funciona esse estilo de vida japonês com um exemplo.

No Japão, é costume não deixar nem um grão de arroz no prato. 

Essa atitude, além de evitar o desperdício, também valoriza todo o processo que inclui desde a plantação, colheita e produção do alimento, em respeito a todas as pessoas envolvidas nessa trajetória.

Nesse pensamento, ao jogar fora um ou mais grãos de arroz, existe um sentimento de pesar, porque para os japoneses, ao fazerem isso, eles não estão valorizando o tempo empregado pelo agricultor para preparar a terra, plantar, colher e distribuir o alimento que chegou até suas mesas. 

O mesmo pensamento e atitude ocorre quando se trata de descartar qualquer outro item, afinal, a filosofia japonesa atribui respeito a cada objeto, trabalho e ao tempo dedicado na produção. 

A prioridade é aumentar ao máximo o ciclo de vida, reduzindo, os impactos ambientais, seja na obtenção da matéria-prima ou no processo produtivo e, claro, valorizar toda a mão de obra utilizada na sua fabricação.

A coleta seletiva também é mottainai

Em visita ao Japão em 2005, Wangari Maathai, a ambientalista queniana que ganhou o Nobel da Paz, em 2004, ficou tão impressionada com a aplicação do mottainai que assumiu como missão popularizá-lo mundialmente.

Para a ativista queniana, a aplicação da filosofia japonesa representa o conceito básico do movimento de preservação ambiental baseado nos 3Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, tudo norteado por um quarto elemento, o respeito aos recursos naturais limitados do planeta.

Logo, a coleta seletiva também é uma forma de praticar o mottainai e, talvez, o país adote um sistema de reciclagem muito eficiente e bem rígido entre a população.

Afinal, selecionar, reutilizar e reciclar são princípios básicos para evitar o desperdício de objetos já prontos, valorizando a matéria-prima empregada e a mão-de-obra utilizada na produção de cada item, sem contar que contribui efetivamente para que esses produtos:

  • ganhem novas formas, 
  • tenham outras usabilidades,
  • voltem à cadeia produtiva.

Benefícios ambientais do mottainai

É inegável que o mau uso dos recursos naturais e o consumo desenfreado tem impacto na vida do nosso planeta. 

O mottainai envolve um processo de educação ambiental coletivo que visa despertar a conscientização de que pequenas atitudes no dia a dia representam cuidado e respeito com o planeta e com as pessoas.

Dicas para praticar o mottainai no dia a dia

O conceito mottainai é complexo, porém, a sua aplicação é simples e o “evitar desperdícios” pode ser praticado facilmente no nosso dia a dia.

Segundo o portal Mercado e Consumo, o Brasil é o décimo país do mundo que mais desperdiça alimentos, realidade motivada pela falta de planejamento nas compras, excesso de comida no prato e falta de cuidado com a conservação.

Nesse caso, a dica para aplicar o mottainai é comprar somente o necessário e colocar porções menores no prato. 

Seja na rotina da casa, do escritório ou da empresa, a filosofia de vida japonesa consiste em valorizar ao máximo o ciclo de vida de um objeto. Sua aplicação consiste nos 4 Rs, que são:

  • reduzir toda e qualquer forma de desperdício,
  • reutilizar recursos finitos, como, por exemplo, a água, 
  • reciclar tudo o que for possível,
  • respeitar o ambiente e as todas as espécies que nele vivem.

Esses 4 Rs envolvem ações simples, como:

  • comprar somente o que é necessário,
  • separar o lixo,
  • doar o que não usa mais,
  • adote o upcycling, transformando materiais que seriam descartados em novos itens,
  • reduza o consumo de água e energia elétrica,
  • evite impressões,
  • use embalagens retornáveis.

Então, você já conhecia o mottainai, o estilo de vida japonês que combate o desperdício? 

Agora, que tal seguir o Instagram do Grupo Alto Tietê para mais curiosidades e dicas do seu interesse?

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.