logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Entenda como funciona o tratamento biológico de resíduos

Entenda como funciona o tratamento biológico de resíduos

O tratamento biológico dos resíduos sólidos orgânicos é a melhor maneira de lidar com esses materiais, que são descartados diariamente.

Encontrar formas mais sustentáveis de lidar com o lixo que produzimos é um dos objetivos de diversos ambientalistas e precisa ser também uma responsabilidade compartilhada por todos.

No Brasil, dados da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais mostram que produzimos 37 milhões de toneladas de lixo orgânico por ano, mas somente 1% dele é reaproveitado.

Por isso, é preciso encontrar novas maneiras de destinar esses materiais e garantir que ganhem vida nova, reduzindo o impacto ambiental do seu descarte. Entenda como o tratamento biológico dos resíduos pode ajudar nessa tarefa!

O que é o tratamento biológico de resíduos?

Quando falamos em reaproveitamento de resíduos, é comum que as pessoas pensem automaticamente na reciclagem de materiais como papel, plástico, vidro e metal, que são recolhidos pela coleta seletiva.

No entanto, o lixo orgânico também pode receber um tratamento mais sustentável, evitando que ele seja depositado e acumulado nos aterros sanitários.

Esse tipo de resíduo é caracterizado por ser um material natural, que se degrada espontaneamente na natureza. Alguns exemplos são os restos de alimento, como os talos e cascas de vegetais, casca de ovo e borra de café, ou até mesmo as folhagens.

O tratamento biológico consiste no processo que promove essa decomposição em ambientes controlados, tendo como objetivo a obtenção de produtos como os fertilizantes.

Dessa forma, é possível evitar que os resíduos orgânicos sejam destinados aos aterros sanitários. Ainda que sejam mais seguros que os lixões a céu aberto, é preciso tomar medidas que ajudem a evitar o acúmulo de materiais nesses espaços.

A própria decomposição natural desse tipo de lixo pode levar à formação do chorume, que é capaz de contaminar o solo e até mesmo a água das regiões dos aterros.

Por isso, o tratamento biológico é a melhor alternativa para garantir um bom reaproveitamento dos resíduos orgânicos e diminuir o impacto ambiental do seu descarte.

Conheça os dois tipos de tratamento biológico e como eles funcionam

A decomposição desses materiais pode ocorrer em diferentes condições. Os principais métodos utilizados são a compostagem e a digestão anaeróbica, que se distinguem pela presença ou ausência de oxigênio no processo. Saiba mais sobre cada uma delas:

Compostagem

A compostagem é o método mais conhecido para o reaproveitamento de resíduos orgânicos, sendo caracterizada pela presença do oxigênio ao longo do processo de decomposição.

Os materiais, que podem incluir restos de alimentos, folhagens, entre outras matérias orgânicas, são depositados em pilhas ou recipientes próprios para essa finalidade.

Em temperatura e umidade controladas, inicia-se a ação dos microrganismos, como bactérias, fungos e actinomicetos, que realizam a decomposição desses itens.

Assim, na primeira etapa do processo, que é a de degradação ativa, proteínas, aminoácidos, lipídios e carboidratos são rapidamente transformados em água, gás carbônico e nutrientes.

Depois, segue a fase de maturação, na qual essas substâncias se tornam efetivamente húmicas, ou seja, próprias para o uso como fertilizante.

Digestão anaeróbica

Já na digestão anaeróbica, todo o processo de decomposição é realizado em um ambiente controlado no qual não há presença de oxigênio.

Embora não seja tão utilizado quanto a compostagem para o reaproveitamento de resíduos como restos de alimentos e plantas em geral, esse método costuma ser aplicado às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e aos biodigestores.

A partir desse tipo de decomposição, é obtido um biogás, que pode ser utilizado tanto como um biocombustível quanto na produção de eletricidade.

As etapas que constituem o processo são bastante complexas e costumam envolver equipamentos especializados, podendo apresentar algumas variações conforme o tipo de resíduo a ser reaproveitado.

As principais vantagens do tratamento biológico de resíduos

Torna-se cada vez mais necessário encontrar formas sustentáveis de destinar os resíduos que descartamos diariamente. Confira algumas das vantagens de utilizar o tratamento biológico para aproveitar o lixo orgânico:

Reduz custos

Procedimentos como a compostagem têm baixo custo e podem ser realizados facilmente, seja em pequena ou grande escala.

Mesmo em casa, é possível encontrar recipientes próprios para essa finalidade, que ajudam a reaproveitar os resíduos orgânicos da residência. O mesmo vale para as empresas, que podem incorporar esse processo à sua gestão de resíduos.

Vale lembrar também que esse tratamento biológico resulta na produção de fertilizantes, que podem ser utilizados em plantações e comercializados.

Diminui a poluição atmosférica

A diminuição da poluição é mais uma das vantagens de optar por esses métodos de reaproveitamento dos materiais orgânicos.

Ao realizar a compostagem, as únicas substâncias produzidas são o gás carbônico, a água e a biomassa (húmus). Ou seja, não há formação de CH4 (gás metano), como ocorreria na decomposição em aterros sanitários e lixões.

Também vale ressaltar que procedimentos responsáveis como a compostagem e a digestão anaeróbica evitam outros tipos de poluição, uma vez que não liberam substâncias poluentes como o chorume no solo e na água.

Produz fertilizantes orgânicos

O uso de fertilizantes é fundamental para as plantações e também é essencial optar por alternativas mais naturais, que não envolvam o uso de aditivos químicos no solo e nos alimentos.

Por isso, os produtos resultantes de processos como a compostagem são fundamentais, contribuindo com atividades relacionadas à agricultura e ao paisagismo.

Também é importante lembrar que os compostos ganham mais uma utilidade e podem ser reutilizados no adubamento das plantações, já que facilitam a aeração das raízes, a retenção de água e nutrientes.

Reduz resíduos em aterros sanitários

A criação dos aterros sanitários foi um avanço importante em relação à utilização de espaços como os lixões a céu aberto.

Ainda assim, essas áreas são limitadas e é preciso evitar o acúmulo desnecessário de resíduos sólidos nesses locais.

Por isso, procedimentos como a reciclagem e o tratamento biológico ganham ainda mais relevância, uma vez que ajudam a otimizar a capacidade dos aterros sanitários, fazendo com que sejam destinados aos materiais que realmente não podem ser reaproveitados.

Gera energia renovável

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância da utilização de fontes de energia renovável nos dias atuais.

O biogás produzido pela digestão anaeróbica, por exemplo, pode ser uma excelente opção para gerar eletricidade, calor e outros combustíveis.

Dessa forma, é possível tornar até mesmo os processos produtivos mais sustentáveis, reduzindo seus impactos sobre o meio ambiente.

E, para adotar uma postura mais saudável, seja no estilo de vida ou nos processos produtivos, o primeiro passo é se informar a respeito do assunto. Para saber mais sobre isso, confira nosso post de curiosidades sobre o processo e a história da reciclagem!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.