Certamente você já se deparou com a rotulagem ambiental e muito provavelmente ela pode ter chamado a sua atenção, pois apresenta dados interessantes apoiando as ações sustentáveis.
Basta uma circulada por uma loja ou supermercado para verificar que muitos rótulos apresentam informações importantes ou a respeito das operações da empresa fabricante, destacando dados voltados à preservação da natureza.
Essa mesma curiosidade e atenção vem ocorrendo com milhões de pessoas já faz algum tempo, pois todos estão atentos e preocupados com um assunto que vem sendo palco de muito debate em todo o mundo: a sustentabilidade do planeta.
Cada vez mais a sociedade se conscientiza que precisa colaborar com as ações que tenham por objetivo preservar o meio ambiente.
O descuido para esse assunto causa sérios problemas para a flora, fauna, clima e ecossistemas existentes no mundo.
De acordo com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterrez:
“As mudanças climáticas estão fora de controle. Se continuarmos adiando medidas cruciais para proteger o meio ambiente, o planeta vai chegar a um ponto catastrófico.”
Uma maneira do cidadão contribuir com esse assunto está em adquirir produtos e contratar serviços de empresas que estejam efetivamente voltadas a uma visão sustentável, ou seja, colaboram com a preservação do meio ambiente.
A rotulagem ambiental é uma maneira inteligente que muitos empreendimentos adotam para informar a seus clientes detalhes de como trabalham, quais materiais utilizam na composição de seus produtos e de que forma encaram esse assunto que passou a fazer parte do dia a dia da sociedade.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e o que sua empresa precisa fazer para aderir a ações que colaboram com a preservação da vida no planeta. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
O que é a rotulagem ambiental?
Rotulagem ambiental é uma maneira da empresa se comunicar com o mercado de consumo, apresentando no rótulo de seus produtos informações que declaram o seu compromisso com o meio ambiente e com a sociedade.
Observe que cada vez mais, os rótulos dos produtos trazem informações importantes previstas na legislação e vão além, apresentando selos e símbolos que demonstram atitudes responsáveis com relação à sustentabilidade do planeta.
Para isso, encontram-se nos rótulos de muitos produtos informações sobre:
- origem da matéria-prima utilizada,
- impactos na redução de gases de efeito estufa a partir do processo produtivo,
- uso de fontes de energia renovável,
- possibilidade de reciclagem das embalagens,
- embalagens retornáveis, etc.
Símbolos, selos e textos são encontrados nas embalagens, boletins técnicos e publicidades que apresentam detalhes operacionais na confecção dos produtos e ações que a empresa desenvolve para estar inserida como um empreendimento amigo, protetor e parceiro da natureza.
Tipos de rotulagem ambiental
Atualmente existem muitos rótulos e selos ambientais no mercado, situação que acaba confundindo o consumidor.
Diante dessa realidade, regras para a rotulagem foram criadas pela Organização Internacional de Normalização (ISO), uma entidade não governamental independente formada por órgãos nacionais de padronização de 169 países.
De acordo com a ISO, a rotulagem ambiental pode ser de três tipos:
Selos ambientais
Os selos ambientais, conhecidos também como rótulo ecológico, são aqueles que possibilitam uma comparação de produtos funcionalmente similares.
Essa rotulagem está associada aos Programas de Selo Verde, ou seja, estabelecendo princípios e procedimentos ambientais, onde são previstos:
- estabelecimento de categorias de produtos,
- critérios ambientais,
- características funcionais dos produtos,
- avaliação e demonstração da sua conformidade.
São rótulos e selos certificados por entidades especializadas no assunto que passam a monitorar e exigir o cumprimento das normas e regras estabelecidas pelas autoridades nacionais e internacionais.
Autodeclarações ambientais
As autodeclarações ambientais trazem normas e as exigências para que possam ser utilizadas informações que mencionam a empresa como um empreendimento voltado à proteção do meio ambiente.
Isso significa a determinação de textos, símbolos e gráficos que podem estar presentes na rotulagem ambiental, fornecendo qualificações que precisam fazer parte do dia a dia das empresas que podem fazer uso dessas autodeclarações.
O objetivo é evitar o uso de expressões indefinidas, como, por exemplo: “produto verde” ou “protegemos a natureza”.
Declarações ambientais de produtos
Por fim, nas regras estabelecidas para a rotulagem ambiental pela ISO estão as declarações.
A Declaração Ambiental de Produto (DAP) está embasada em estudos realizados para a avaliação do ciclo de vida e os impactos ambientais que estes promovem a partir dos seus elementos constituintes.
Esses estudos precisam estar de acordo com as normas e prerrogativas estabelecidas pelos mecanismos internacionais de avaliação.
A avaliação do ciclo de vida pode ter suas diretrizes baseadas nas normas ISO 14040 e 14044.
Além disso, a DAP precisa considerar mecanismos utilizados para a realização desses estudos, encontrados em soluções desenvolvidas por autoridades reconhecidas internacionalmente.
Cuidado com o greenwashing
Um dos sérios problemas que se observa quando o assunto diz respeito à rotulagem ambiental é o que está sendo chamado de greenwashing, ou seja, uma lavagem ou maquiagem verde.
Trata-se de divulgar ou anunciar benefícios voltados ao meio ambiente que simplesmente não existem.
Lamentavelmente, algumas empresas lançam esse conceito em seus produtos para ganhar a atenção e conquistar vendas e clientes, no entanto, as informações não são verdadeiras.
Como já mencionado anteriormente, a rotulagem ambiental é um diferencial de mercado, pois, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, 86% dos brasileiros querem reduzir o seu impacto pessoal no meio ambiente.
Além disso, 60% estão dispostos a pagar mais caro por produtos de empresas comprometidas com a sustentabilidade do planeta.
O greenwashing se caracteriza por informações repassadas aos consumidores que não correspondem com a verdade, divulgando informações falsas nos rótulos, sites, publicações e materiais informativos.
Diante dessa triste realidade é muito importante que as informações divulgadas sejam comprovadas, portanto, é muito importante que o consumidor tenha uma visão crítica a esse respeito.
Empresas sérias e que efetivamente estão comprometidas com o meio ambiente, devem fazer uso da rotulagem ambiental e mais do que isso, propagar aquilo que realizam e disponibilizar informações a respeito para que seus clientes possam ter acesso e averiguar a veracidade das ações.
Como se observa, esse assunto merece atenção dos executivos e empreendedores, uma vez que optar pelo certo e transformar sua empresa numa aliada ao movimento sustentável que cada vez ganha mais força no mercado, é uma excelente maneira de colaborar e diferenciar a sua marca.
Agora que você conhece detalhes a respeito desse assunto e está em busca de ações que destaquem sua marca e produtos, leia nosso post que apresenta as 5 dicas para seu negócio se tornar uma empresa sustentável!