blog Alto Tietê

8 brinquedos feitos com material reciclado que vão garantir a diversão em família

Brincar é uma atividade cheia de aprendizados para as crianças e pode se tornar ainda mais educativa quando envolve brinquedos feitos com material reciclado.

A sustentabilidade é um dos princípios que precisam estar presentes na vida de qualquer pessoa desde a infância, principalmente no contexto em que vivemos, no qual medidas ecológicas são cada vez mais necessárias.

Por isso, aliar momentos de lazer e aprendizado a esse assunto pode ser uma boa maneira de despertar o interesse dos pequenos pelo reaproveitamento dos resíduos que produzimos.

Além disso, esse também é um bom caminho para cultivar um consumo mais consciente, garantindo que essa reflexão esteja presente na vida das pessoas desde a infância.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 8 dicas de brinquedos feitos com material reciclado que você pode reproduzir com as suas crianças. Confira!

Confira 8 brinquedos reciclados e fáceis de fazer

Quando abordamos a sustentabilidade com os adultos, trazemos dados sobre a quantidade de resíduos que geramos, falamos sobre os impactos da extração de recursos naturais, entre diversos outros tópicos bastante importantes.

Mas, ao conversar com as crianças, é claro que a abordagem é outra. 

Os brinquedos feitos com material reciclado são uma oportunidade de despertar o interesse por esse assunto de uma forma leve e divertida, mostrando todo o potencial da reciclagem no dia a dia das pessoas.

Por isso, aqui vão algumas ideias que você pode colocar em prática com as suas crianças:

Cai não cai de garrafa PET

O “Cai não cai” é um brinquedo bastante conhecido pelas crianças e pode ser bastante útil na hora de treinar a coordenação motora, além de ser muito divertido.

Em casa, você pode reproduzi-lo com materiais simples, que fazem parte do seu dia a dia: duas garrafas PET, algumas tampinhas e palitos de churrasco, além de tinta e tesoura.

O primeiro passo será pintar os palitos de churrasco e deixá-los secar. Quanto mais coloridos eles ficarem, melhor será a brincadeira!

Depois, corte as duas garrafas ao meio e utilize apenas as partes de baixo. Lembre-se de descartar as partes de cima com os resíduos recicláveis.

Faça furos nas laterais das garrafas, coloque as tampinhas dentro de uma delas, feche as duas juntas e passe os palitos pelos furos, de forma que as tampinhas não passem de um lado para o outro. Agora é só jogar!

Pinball de papelão

Se você tem uma caixa de papelão rígida sobrando por aí, esse pinball pode ser uma ótima ideia para garantir a diversão das crianças.

Com a caixa fechada, corte retângulos no topo, de forma que seja possível olhar dentro dela.

Use outros pedaços de papelão para criar rampas e diferentes inclinações, o que dará origem ao cenário da brincadeira. Por fim, é só encontrar alguma bolinha por aí e se divertir muito com o pinball.

Fantoche com caixa de leite

As caixas de leite são um objeto super comum na maior parte dos lares brasileiros e podem se tornar ótimos brinquedos feitos com material reciclado.

Em vez de jogá-las fora, lave-as muito bem e deixe-as secar. Depois, com um estilete, corte uma das faces da caixinha e as duas laterais, deixando uma das faces sem cortar. Em seguida, dobre-a ao meio, de modo que você consiga movimentar o seu fantoche.

Com essa etapa finalizada, é só dar vida ao brinquedo. Com papelão ou papel cartão, um pouco de tinta e muita criatividade, você pode criar as orelhas e o rosto de um cachorrinho, por exemplo.

Barquinho de papelão e garrafa PET

Que tal chamar as crianças para criar um barquinho que flutua de verdade? Essa pode ser uma ótima opção para um dia na piscina, por exemplo.

Você só vai precisar de duas garrafas PET e um pedaço de papelão. Basta posicionar este último sobre duas garrafas deitadas, que serão as responsáveis por fazer o brinquedo boiar.

Para incrementar a brincadeira, um palito de churrasco pode virar o mastro do barco, enquanto algum tipo de papel ou o próprio papelão podem se tornar uma vela.

Jogo de dama com tampinhas e papelão

Os brinquedos feitos com material reciclado são uma ótima maneira de introduzir a sustentabilidade na vida das crianças, mas também podem contribuir com o seu desenvolvimento.

Esse é o caso do jogo de dama feito com tampinhas de garrafa PET e papelão, já que essa brincadeira clássica ajuda os pequenos a exercitarem o seu raciocínio lógico.

Recorte um quadrado de papelão com 32 cm de cada lado. Depois, divida ele em quadradinhos de 4 cm e pinte eles alternando as cores, formando o tabuleiro.

O próximo passo será reunir 24 tampinhas de garrafa. Pinte metade delas de uma cor e metade de outra. Quando tudo estiver secado, é só começar a jogar!

Pebolim com caixa de sapato

Com esse brinquedo, você poderá reutilizar diversos materiais, inclusive os canudos de plástico, que são uma grande preocupação atualmente.

O pebolim vai começar com uma caixa de sapato. Em duas extremidades, recorte retângulos para fazer os gols. Nas outras duas laterais, faça seis furos seguindo a mesma distância entre eles.

Aqui entram os canudos. Você precisará de seis deles e o ideal é deixá-los coloridos, com três de uma cor e três de outra. Depois, é só passá-los pelos furos da caixa, alternando as cores.

Por fim, reúna dez prendedores de roupa e distribua metade deles para cada time, prendendo-os nos canudos.

Cofrinho de garrafa PET

Para as crianças que já estão maiorzinhas, pode ser interessante trabalhar algumas questões voltadas à educação financeira. Nessas horas, um cofrinho vai muito bem para organizarem o seu dinheiro.

Com uma garrafa PET, especialmente as mais curtas, você pode criar um cofre de porquinho que será sustentável e muito fofo.

Basta deitar a garrafa e, considerando que a tampa deve ser o focinho, decorar o porquinho com a ajuda de papel cartão, canetinha, tinta e outros materiais.

Caminhãozinho de garrafa plástica

Por fim, aqui vai uma ideia de como reutilizar as garrafas com alças, como galões de amaciante de roupas, entre outros produtos de limpeza.

Com a garrafa deitada e a alça para cima, cole algumas tampas de plástico na parte de baixo, criando as rodas de um caminhão. Com canetinha, tinta e papéis coloridos, você pode fazer as janelas, os faróis, entre outros detalhes de brinquedo.

Agora que você já sabe como criar esses brinquedos feitos com material reciclado, continue por aqui e confira outras sugestões, como as nossas dicas para embalar os presentes sem fita adesiva!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.