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Guia para aplicar a logística reversa nas empresas

A logística reversa é instrumento de responsabilidade compartilhada que envolve um conjunto de procedimentos associados ao pós-venda ou pós-consumo de um produto e está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Para algumas empresas, pode se tratar apenas de um requisito legal que deve ser cumprido, mas para muitos fabricantes é um diferencial que ajuda a gerar competitividade na busca pela credibilidade junto ao mercado e na conquista do consumidor. 

Trata-se de um instrumento cujo foco é garantir o reaproveitamento e/ou o descarte correto dos resíduos gerados a partir dos produtos utilizados pelos consumidores.

Isso é possível com a adoção de práticas que visam recolher e dar o devido encaminhamento ao produto finalizado, já utilizado e que precisa ser descartado pelo consumidor ou devolvido pelo comprador por algum motivo.

É importante frisar que, além da responsabilidade legal, adotar a logística reversa é uma forma de ganhar credibilidade no mercado e cativar o consumidor. 

O portal Consumidor Moderno publicou uma pesquisa recente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostrando que 95% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.

Esse mesmo estudo revela que 64% dos consumidores já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento quando ficaram sabendo que a empresa ou seus colaboradores não agem eticamente.

Ou seja, a preservação ambiental e a sustentabilidade não podem estar só no discurso da marca, as práticas devem ser exemplificadas no dia a dia, da mesma forma que a empresa precisa se adequar à legislação para gerenciar os seus resíduos.

Quer saber como aplicar a logística reversa nas empresas para cumprir a legislação e encantar o seu cliente? Continue a leitura e confira um guia que preparamos para você.

O que a Lei brasileira determina sobre a logística reversa? 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) representada na Lei  nº 12.305 de agosto de 2010 estabelece a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos.

O que isso significa? A PNRS obriga que todos os envolvidos, fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes sejam responsáveis pelo retorno do material produzido, vendido e consumido ao seu ponto de origem.

Já o Decreto nº 7.404 estabelece normas e diretrizes para que os geradores possam executar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e em seu capítulo terceiro, artigo décimo terceiro, define logística reversa como:

  • o instrumento desenvolvido para viabilizar a coleta e restituição dos resíduos aos setores empresariais, para que os materiais sejam reaproveitados em novos processos produtivos, ou recebam o descarte ambientalmente correto.

É importante destacar que em 2022 o Governo Federal, por meio do Decreto 10.936, instituiu o Programa Nacional de Logística Reversa na área de resíduos sólidos. 

O decreto vem reforçar a obrigação e a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos e em seu artigo décimo quarto prevê que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos e embalagens definidos na PNRS devem:

  • adotar sistemas de logística reversa visando o retorno dos produtos e das embalagens após o uso pelo consumidor ao ponto de origem.

O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e estabelece que os  geradores devem aprimorar a eficiência no que diz respeito à administração e gerenciamento dos resíduos industriais.

Para quais setores industriais a logística reversa é obrigatória?

A logística reversa é obrigatória para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

  • pilhas e baterias,
  • pneus,
  • óleos lubrificantes, embalagens e resíduos,
  • agrotóxicos,
  • eletroeletrônicos e todos os seus componentes,
  • lâmpadas fluorescentes.

Como funciona?

De modo geral, o consumidor devolve o produto ou a embalagem para o comerciante/distribuidor, que por sua vez encaminhará para o fabricante/importador.

O fabricante tem a responsabilidade de encaminhar material para reúso, reciclagem ou fazer o descarte adequado. 

Formatos de logística reversa

Essa devolução do produto por parte do consumidor para o fabricante pode ocorrer de duas formas:

Logística pós-venda

A logística reversa no formato pós-vendas ocorre quando o produto não chegou a ser usado ou não foi utilizado na sua totalidade no tempo previsto pelo fabricante.

Geralmente, essa devolução ocorre quando:

  • há problemas no pedido ou na entrega,
  • o produto apresenta avarias,
  • a mercadoria não funciona,
  • o produto estragou e estava na garantia.

Logística pós-consumo

Na logística pós-consumo, o produto foi comprado, usado e, após terminada a sua vida útil, precisa ser descartado.

Nesse caso o consumidor precisa contar com postos de coletas ou empresas especializadas para o recolhimento de descartáveis, seja disponibilizado pelo próprio fabricante, por cooperativas e até mesmo pelo poder público para serem devidamente encaminhados para:

  • reciclagem,
  • reúso,
  • desmanche,
  • transformação,
  • inserção na cadeia produtiva.

Passo a passo para aplicar a logística reversa na sua empresa

Como você observou, a logística reversa é obrigação legal do gerador de resíduos, ou seja, do fabricante, 

Mas, afinal, como aplicar esse sistema na sua empresa?

Crie uma política de devolução, trocas e descarte

Você pode começar aplicar a logística reversa na sua empresa iniciando pelo planejamento de uma política de devolução e trocas para atender o seu cliente no pós-venda. 

Adotando essa medida, fica mais fácil para seus distribuidores e comerciantes compreenderem e orientarem o consumidor em caso de necessidade de devolução do produto.

A implantação dessa política também torna as operações mais transparentes e seguras para o seu consumidor e parceiros.

Tenha canais de atendimento

Disponibilizar canais de atendimento para orientar o seu consumidor em relação a postos de coleta ou formas de fazer a descarte corretamente é uma maneira de oferecer um atendimento personalizado e eficiente no pós-venda.

Por isso, disponibilize canais de atendimento para tirar as dúvidas do seu cliente em relação ao descarte e garantir suporte e boa experiência.

Treine sua equipe

Tão importante quanto disponibilizar canais de atendimento para tirar as dúvidas e orientar o seu consumidor, para aplicar a logística reversa toda a sua equipe precisa ser devidamente treinada.

Treinamentos são essenciais para empresas sustentáveis padronizarem processos e apresentarem informações fundamentais para oferecerem um atendimento personalizado e orientativo. 

Sem contar que, quando falamos de logística reversa, existem protocolos que devem ser seguidos, seja para receber uma mercadoria por devolução ou para descarte, e sua equipe precisa estar devidamente inteirada das normas a serem seguidas.

Eduque o público consumidor

Uma forma de contribuir e aplicar a logística reversa é educar o seu público consumidor, afinal, nem sempre o fabricante consegue coletar 100% dos seus resíduos.

Nessa hora, o seu consumidor precisa estar consciente que ele poderá ajudar a preservar o meio ambiente de outras formas. 

Por exemplo, um pneu pode ser doado para instituições que fazem hortas comunitárias. Também existem organizações que fazem campanhas para arrecadar pilhas e outros materiais para revertê-los em renda.

Ou seja, incentive e oriente sobre a doação desses materiais para ONGs e outras organizações.

Outra dica é incentivar o reúso do material sempre que for possível. Além de preservar o meio ambiente, estaremos auxiliando na geração de renda para muitas famílias

Como você pode perceber, é possível começar a aplicar a logística reversa de uma forma simples, contribuindo para o meio ambiente, criando uma imagem positiva da sua empresa, melhorando processos e cumprindo a legislação.

Agora, que tal continuar a leitura e conferir 5 dicas para o seu negócio se tornar uma empresa sustentável?

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