A logística reversa é instrumento de responsabilidade compartilhada que envolve um conjunto de procedimentos associados ao pós-venda ou pós-consumo de um produto e está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Para algumas empresas, pode se tratar apenas de um requisito legal que deve ser cumprido, mas para muitos fabricantes é um diferencial que ajuda a gerar competitividade na busca pela credibilidade junto ao mercado e na conquista do consumidor.
Trata-se de um instrumento cujo foco é garantir o reaproveitamento e/ou o descarte correto dos resíduos gerados a partir dos produtos utilizados pelos consumidores.
Isso é possível com a adoção de práticas que visam recolher e dar o devido encaminhamento ao produto finalizado, já utilizado e que precisa ser descartado pelo consumidor ou devolvido pelo comprador por algum motivo.
É importante frisar que, além da responsabilidade legal, adotar a logística reversa é uma forma de ganhar credibilidade no mercado e cativar o consumidor.
O portal Consumidor Moderno publicou uma pesquisa recente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostrando que 95% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Esse mesmo estudo revela que 64% dos consumidores já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento quando ficaram sabendo que a empresa ou seus colaboradores não agem eticamente.
Ou seja, a preservação ambiental e a sustentabilidade não podem estar só no discurso da marca, as práticas devem ser exemplificadas no dia a dia, da mesma forma que a empresa precisa se adequar à legislação para gerenciar os seus resíduos.
Quer saber como aplicar a logística reversa nas empresas para cumprir a legislação e encantar o seu cliente? Continue a leitura e confira um guia que preparamos para você.
O que a Lei brasileira determina sobre a logística reversa?
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) representada na Lei nº 12.305 de agosto de 2010 estabelece a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos.
O que isso significa? A PNRS obriga que todos os envolvidos, fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes sejam responsáveis pelo retorno do material produzido, vendido e consumido ao seu ponto de origem.
Já o Decreto nº 7.404 estabelece normas e diretrizes para que os geradores possam executar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e em seu capítulo terceiro, artigo décimo terceiro, define logística reversa como:
- o instrumento desenvolvido para viabilizar a coleta e restituição dos resíduos aos setores empresariais, para que os materiais sejam reaproveitados em novos processos produtivos, ou recebam o descarte ambientalmente correto.
É importante destacar que em 2022 o Governo Federal, por meio do Decreto 10.936, instituiu o Programa Nacional de Logística Reversa na área de resíduos sólidos.
O decreto vem reforçar a obrigação e a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos e em seu artigo décimo quarto prevê que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos e embalagens definidos na PNRS devem:
- adotar sistemas de logística reversa visando o retorno dos produtos e das embalagens após o uso pelo consumidor ao ponto de origem.
O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e estabelece que os geradores devem aprimorar a eficiência no que diz respeito à administração e gerenciamento dos resíduos industriais.
Para quais setores industriais a logística reversa é obrigatória?
A logística reversa é obrigatória para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
- pilhas e baterias,
- pneus,
- óleos lubrificantes, embalagens e resíduos,
- agrotóxicos,
- eletroeletrônicos e todos os seus componentes,
- lâmpadas fluorescentes.
Como funciona?
De modo geral, o consumidor devolve o produto ou a embalagem para o comerciante/distribuidor, que por sua vez encaminhará para o fabricante/importador.
O fabricante tem a responsabilidade de encaminhar material para reúso, reciclagem ou fazer o descarte adequado.
Formatos de logística reversa
Essa devolução do produto por parte do consumidor para o fabricante pode ocorrer de duas formas:
Logística pós-venda
A logística reversa no formato pós-vendas ocorre quando o produto não chegou a ser usado ou não foi utilizado na sua totalidade no tempo previsto pelo fabricante.
Geralmente, essa devolução ocorre quando:
- há problemas no pedido ou na entrega,
- o produto apresenta avarias,
- a mercadoria não funciona,
- o produto estragou e estava na garantia.
Logística pós-consumo
Na logística pós-consumo, o produto foi comprado, usado e, após terminada a sua vida útil, precisa ser descartado.
Nesse caso o consumidor precisa contar com postos de coletas ou empresas especializadas para o recolhimento de descartáveis, seja disponibilizado pelo próprio fabricante, por cooperativas e até mesmo pelo poder público para serem devidamente encaminhados para:
- reciclagem,
- reúso,
- desmanche,
- transformação,
- inserção na cadeia produtiva.
Passo a passo para aplicar a logística reversa na sua empresa
Como você observou, a logística reversa é obrigação legal do gerador de resíduos, ou seja, do fabricante,
Mas, afinal, como aplicar esse sistema na sua empresa?
Crie uma política de devolução, trocas e descarte
Você pode começar aplicar a logística reversa na sua empresa iniciando pelo planejamento de uma política de devolução e trocas para atender o seu cliente no pós-venda.
Adotando essa medida, fica mais fácil para seus distribuidores e comerciantes compreenderem e orientarem o consumidor em caso de necessidade de devolução do produto.
A implantação dessa política também torna as operações mais transparentes e seguras para o seu consumidor e parceiros.
Tenha canais de atendimento
Disponibilizar canais de atendimento para orientar o seu consumidor em relação a postos de coleta ou formas de fazer a descarte corretamente é uma maneira de oferecer um atendimento personalizado e eficiente no pós-venda.
Por isso, disponibilize canais de atendimento para tirar as dúvidas do seu cliente em relação ao descarte e garantir suporte e boa experiência.
Treine sua equipe
Tão importante quanto disponibilizar canais de atendimento para tirar as dúvidas e orientar o seu consumidor, para aplicar a logística reversa toda a sua equipe precisa ser devidamente treinada.
Treinamentos são essenciais para empresas sustentáveis padronizarem processos e apresentarem informações fundamentais para oferecerem um atendimento personalizado e orientativo.
Sem contar que, quando falamos de logística reversa, existem protocolos que devem ser seguidos, seja para receber uma mercadoria por devolução ou para descarte, e sua equipe precisa estar devidamente inteirada das normas a serem seguidas.
Eduque o público consumidor
Uma forma de contribuir e aplicar a logística reversa é educar o seu público consumidor, afinal, nem sempre o fabricante consegue coletar 100% dos seus resíduos.
Nessa hora, o seu consumidor precisa estar consciente que ele poderá ajudar a preservar o meio ambiente de outras formas.
Por exemplo, um pneu pode ser doado para instituições que fazem hortas comunitárias. Também existem organizações que fazem campanhas para arrecadar pilhas e outros materiais para revertê-los em renda.
Ou seja, incentive e oriente sobre a doação desses materiais para ONGs e outras organizações.
Outra dica é incentivar o reúso do material sempre que for possível. Além de preservar o meio ambiente, estaremos auxiliando na geração de renda para muitas famílias
Como você pode perceber, é possível começar a aplicar a logística reversa de uma forma simples, contribuindo para o meio ambiente, criando uma imagem positiva da sua empresa, melhorando processos e cumprindo a legislação.
Agora, que tal continuar a leitura e conferir 5 dicas para o seu negócio se tornar uma empresa sustentável?