blog Alto Tietê

Indústria musical: artistas que escolhem a sustentabilidade como single

Quando falamos em sustentabilidade, muitas pessoas ainda não associam a pauta à indústria musical.

Na realidade, esse é um ramo no qual os danos climáticos podem ser muito graves, o que tem motivado artistas no mundo todo a procurarem alternativas ecológicas para os seus trabalhos.

Essas medidas se aplicam tanto aos shows, em que é preciso considerar fatores como uso de energia e descarte de resíduos, quanto à produção dos discos, que ainda pode representar um perigo ao meio ambiente.

Por isso, vale a pena conhecer as estratégias adotadas por artistas que abraçaram a causa da sustentabilidade e que têm feito a diferença nesse cenário, podendo inspirar cada vez mais pessoas.

Continue a leitura e saiba mais sobre a relação entre meio ambiente e indústria musical!

Como a indústria musical afeta as mudanças climáticas?

Ainda é bastante comum que as pessoas não percebam a gravidade dos impactos ambientais causados pela indústria musical.

Um exemplo simples remonta a 2022, quando a cantora norte-americana Taylor Swift lançou o álbum “Midnights”. Entre os diferenciais do lançamento estava a criação de quatro versões de vinil, com capas diferentes que, ao se juntarem, davam origem a uma única imagem. 

Além de a estratégia incentivar o consumismo por parte dos fãs, o tipo de vinil usado é conhecido por emitir, durante sua fabricação, cerca de 0,5 kg de CO2, o principal gás responsável pelo aquecimento global.

Outro exemplo mais recorrente é o uso de geradores que funcionam a partir da queima do óleo diesel, muito comum em shows ao vivo de diversos artistas, incluindo grandes festivais.

Nesse sentido, cada vez mais, artistas desse ramo têm buscado contribuir com a preservação do meio ambiente, colocando em prática estratégias mais sustentáveis.

Conhecer essas ações pode ser uma boa maneira de se inspirar, seja no caso de alguém que consome os trabalhos realizados pela indústria musical quanto no contexto de profissionais que também atuam nesse ramo.

Iniciativas para minimizar efeitos negativos ao meio ambiente

Mas, afinal, o que pode ser feito para minimizar esses danos ambientais, causados pelo ramo da música?

Aqui vão algumas ideias que podem ajudar a tornar essa área mais ecológica, de forma que o entretenimento não comprometa a preservação do meio ambiente. Confira:

Incentivar o descarte correto nas tours

Nas tours, em shows locais ou mesmo em grandes festivais, é muito comum que o público vá embora e deixe para trás uma grande quantidade de resíduos, que nem sempre são descartados corretamente.

Assim, incentivar as pessoas a desenvolverem esse hábito e tomarem o cuidado de descartar seus resíduos de forma correta pode desempenhar um papel bastante importante na preservação do meio ambiente.

Dessa maneira, é possível fazer com que os itens sejam separados em lixeiras específicas, para que possam ser destinados ao processo de reciclagem, tornando o impacto ambiental das tours muito menos prejudicial.

Utilização de copos reutilizáveis nos shows

Outra ideia que pode trazer bons resultados é o estímulo ao uso de copos reutilizáveis.

Para se hidratar durante um show, é muito comum que o público recorra a garrafas plásticas de uso único ou mesmo copos descartáveis, o que resulta em um grande volume de resíduos.

Essa situação pode ser evitada por meio de hábitos mais sustentáveis, mas é importante que os artistas comecem a aderir a essa causa, influenciando seu público de forma positiva.

Uso de energia renovável

Por fim, é preciso ter em mente que as fontes de energia usadas atualmente causam sérios danos ao planeta.

Como mencionamos, é bastante comum que os shows sejam movidos a partir de geradores que funcionam por meio do óleo diesel, um combustível bastante prejudicial ao meio ambiente.

Por isso, é preciso encontrar alternativas, especialmente aquelas que fazem uso da energia renovável, tornando todo o evento mais sustentável.

Artistas que escolheram a sustentabilidade na indústria musical 

Um estudo da Orbit, baseado em um levantamento de postagens e comentários em redes sociais, mostrou que as discussões sobre problemas ambientais estão cada vez mais presentes nos debates sobre o futuro e a rotina da população.

Cada vez mais artistas estão atentos a essa tendência, percebendo que é preciso tomar atitudes efetivas para provocar um impacto positivo sobre o seu público e sobre o meio ambiente.

A seguir, confira alguns exemplos de ações sustentáveis que foram desenvolvidas por artistas da indústria musical:

Coldplay

A banda Coldplay é um dos principais exemplos da atualidade, pois muitas de suas ações demonstram seu compromisso com a causa ambiental.

O grupo musical conta com a ajuda de especialistas no assunto para desenvolver estratégias mais ecológicas, incluindo o uso de energia renovável em seus shows, uma ação bastante efetiva.

Além disso, outra ação realizada em suas tours foi a plantação de uma árvore a cada ingresso vendido, bem como o lançamento de vinis fabricados em garrafas PET recicladas.

Billie Eilish

Outro caso é o da cantora Billie Eilish, que tem se destacado por uma série de ações sustentáveis em suas turnês.

Exemplo disso foi a proibição de canudos de plástico nos seus shows e a promoção de transportes sustentáveis para os fãs.

Seus discos também se tornaram mais sustentáveis e, ao lançar o álbum mais recente, “Hit me hard and soft”, a produção utilizou tinta à base de plantas e embalagem de cana-de-açúcar.

Assim, a postura da cantora se tornou um excelente exemplo para jovens artistas que querem fazer a diferença.

Pearl Jam 

Já o Pearl Jam vem desenvolvendo suas ações sustentáveis há mais tempo, totalizando um percurso de duas décadas, na busca por uma atuação mais ecológica na indústria musical.

A banda adotou a compensação das suas emissões de carbono e também tem apoiado diversas iniciativas ambientais, aderindo a causas bastante importantes para a preservação do meio ambiente.

O grupo sempre procura envolver os fãs nessa causa, incentivando o uso de transporte público e outras práticas ecológicas durante os shows.

Jack Johnson 

Por fim, temos também o cantor Jack Johnson, conhecido pela premiação “All At Once Sustainability Awards”, que reconhece locais e festivais que se destacam por suas práticas sustentáveis.

O artista tem uma longa trajetória no ramo e vem desenvolvendo diferentes ações, como o uso de energia solar nos shows e a promoção da reciclagem e redução de resíduos, além de ter criado uma fundação que apoia causas ambientais e educacionais.

Está em busca de um pouco mais de inspiração? Continue por aqui e conheça  10 documentários sobre sustentabilidade para repensar a nossa relação com o planeta!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.