blog Alto Tietê

10 motivos para ser grato aos profissionais da reciclagem

O trabalho realizado pelos profissionais da reciclagem desempenha um papel fundamental no cuidado com o meio ambiente, mas nem sempre recebe o reconhecimento que merece.

Infelizmente, esses trabalhadores ainda são pouco valorizados pela sociedade, que não costuma perceber a relevância da sua atuação.

Nos tempos atuais, em que a preocupação com a questão ambiental se torna crescente, esses indivíduos são fundamentais para que os resíduos descartados pela população e pelas empresas sejam destinados corretamente.

Por isso, neste post, listamos 10 motivos pelos quais deveríamos valorizar o trabalho realizado nessa área e reconhecer a importância dele para a nossa sociedade. Continue a leitura e entenda por que devemos ser gratos aos profissionais da reciclagem!

Por que ser grato aos profissionais da reciclagem?

Desde a coleta dos resíduos até o seu tratamento e a sua reciclagem efetiva, é preciso contar com a atividade de diversos trabalhadores, que se dedicam a dar um destino correto e responsável aos itens descartados diariamente em residências e empresas.

Alguns deles trabalham de forma independente, como no caso dos catadores, enquanto outros fazem parte de cooperativas, como aqueles que atuam diretamente na reciclagem dos resíduos.

Assim, de diferentes maneiras, contribuem para a preservação do planeta em que vivemos. Conheça um pouco mais da importância desses profissionais:

São fundamentais para reduzir a poluição

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produz anualmente cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos.

Infelizmente, grande parte desses materiais ainda vai parar nos mares, poluindo os oceanos, ou nos aterros sanitários, onde geram o acúmulo de lixo e podem provocar a poluição do solo e do ar.

É por isso que os profissionais da reciclagem desempenham um papel fundamental, fazendo com que os resíduos possam ser tratados e reaproveitados, de forma que não provoquem a poluição do meio ambiente.

Eles ajudam a preservar recursos naturais 

A extração de recursos naturais é um dos assuntos que preocupa muitos ambientalistas atualmente.

A reciclagem é uma das principais maneiras de reduzir essa extração, uma vez que o processo dá origem a uma nova possibilidade de matéria-prima.

Dessa forma, não é necessário voltar-se à extração dos recursos naturais a cada novo processo produtivo, o que ajuda a torná-los mais sustentáveis, diminuindo seus impactos ambientais.

Protegem a fauna e a flora

Como mencionamos anteriormente, a destinação incorreta dos resíduos pode provocar diferentes tipos de poluição.

Nos oceanos, por exemplo, a presença do lixo prejudica a vida marinha e pode ameaçar diversas espécies.

Além disso, há casos em que a decomposição dos materiais pode fazer com que o chorume seja liberado no solo, onde há acesso a lençois freáticos, fazendo com que a poluição atinja o habitat natural de diferentes espécies, prejudicando a biodiversidade como um todo.

Combatem a emissão de gases do efeito estufa

Outra contribuição fundamental dos profissionais da reciclagem é o combate à emissão de gases do efeito estufa.

Ao destinar os resíduos corretamente, é possível evitar que sejam depositados nos lixões ao ar livre, responsáveis pela emissão de cerca de 27 milhões de toneladas de CO2 equivalentes por ano, segundo dados da Orizon.

Além disso, a redução também se dá nos processos produtivos, uma vez que a produção de materiais virgens é responsável por níveis muito mais altos de emissão desses gases.

Contribuem para a saúde pública 

Muitas pessoas não sabem, mas os profissionais da reciclagem também têm grande importância quando o assunto é a saúde pública.

Quando os resíduos não são destinados corretamente, podem acabar ficando acumulados em locais onde se proliferam vetores de doenças, como moscas, baratas, mosquitos e ratos.

Além disso, a sua decomposição também pode levar à produção de gases bastante prejudiciais à saúde, como no caso do metano.

São agentes da economia circular

A economia circular é um conceito de grande importância quando falamos em sustentabilidade e a reciclagem ocupa um lugar central em sua aplicação.

A ideia é que o ciclo de vida dos produtos não seja visto de forma linear, com início na extração da matéria-prima, passando pela produção e tendo fim no descarte realizado pelo consumidor.

Em vez disso, entende-se esse percurso de forma cíclica, uma vez que os itens descartados retornam à cadeia produtiva por meio da reciclagem, tornando-se matéria-prima.

Assim, os profissionais da área mantêm os materiais em circulação e contribuem com a geração de empregos nesse setor.

Propagam a educação ambiental através do exemplo 

A educação ambiental é um elemento de grande importância para que a sustentabilidade passe a fazer parte da vida das pessoas.

Nesse sentido, os profissionais da reciclagem demonstram, com seu exemplo, a importância dessa prática para a sociedade e as diversas práticas que podem ser realizadas para cuidar do meio ambiente.

Além de fazer a diferença no presente, portanto, eles também ajudam a construir um futuro mais sustentável e consciente.

Impulsionam a economia verde 

A economia verde é uma área que vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos, já que a causa ambiental ganha mais força e diferentes setores do mercado procuram adotar uma postura mais sustentável.

Dessa forma, além de impulsionarem esse tipo de economia, os profissionais da reciclagem também ajudam a expandi-la, de forma que são criadas novas oportunidades de emprego, promovendo impactos sociais bastante positivos.

Fortalecem comunidades locais

A coletividade é um elemento fundamental quando falamos na preservação do meio ambiente. Afinal, é preciso unir esforços para gerar impactos efetivos.

Esses profissionais também contribuem nesse sentido, uma vez que fortalecem as comunidades e economias locais, unindo a população e os negócios em torno de uma mesma causa.

Assim, mais uma vez, sua atuação provoca uma comoção duradoura, capaz de transformar a forma como a sociedade lida com seus resíduos.

Promovem a inovação no setor de resíduos 

Por fim, cabe ressaltar que esses profissionais são responsáveis pela implementação e promoção de novas técnicas e tecnologias no setor.

Assim, muitos dos novos recursos que chegam ao gerenciamento de resíduos passam por esses trabalhadores, que contribuem para que a inovação seja efetivada, promovendo métodos mais eficazes na reciclagem dos materiais.

A partir de todos esses pontos, podemos concluir que os profissionais da reciclagem desempenham um papel crucial em nossa sociedade e, por isso, é preciso reconhecer e valorizar o trabalho exercido por essas pessoas.

Para saber mais a respeito desse trabalho, continue por aqui e confira também nosso post sobre o processo de tratamento das cooperativas de reciclagem!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.