blog Alto Tietê

Turismo sustentável: 10 destinos que você não pode deixar de conhecer

O turismo sustentável cresce cada vez mais, tendo em vista a preocupação crescente das pessoas em relação ao meio ambiente.

Essa é uma prática que envolve conhecer novos lugares e culturas, tendo como característica central o respeito por esses locais, buscando passar por eles sem os prejudicar de qualquer maneira.

Afinal, muitos destinos comuns apresentam paisagens naturais incríveis, que atraem as pessoas pela sua beleza e pelo bem-estar que o contato com a natureza proporciona.

No entanto, ao passar pelo local, muitas pessoas geram impactos negativos, como no caso das praias que ficam repletas de lixo nas épocas em que são mais frequentadas.

Assim, tem crescido um movimento mais consciente e responsável, no qual os viajantes adotam uma postura sustentável, buscando conhecer os lugares sem impactá-los negativamente.

Nessa perspectiva, os destinos mais comuns são aqueles que promovem um contato respeitoso e responsável com a natureza.

Que tal praticar o turismo sustentável? Continue a leitura e conheça 10 destinos ideais para se conectar com o meio ambiente!

10 destinos para praticar o turismo sustentável

O cuidado com o meio ambiente é uma prática diária, que precisa estar presente em cada hábito da rotina de uma pessoa.

Assim, na hora de viajar, nada de deixar esses cuidados em casa!

O mundo está repleto de lugares incríveis, que esperam pela sua visita, mas que demandam uma estadia responsável e consciente.

Confira algumas ideias de destinos para colocar o turismo sustentável em prática:

Bonito – Brasil

Você sabia que essa cidade localizada no Mato Grosso do Sul já recebeu o prêmio internacional de melhor destino de turismo responsável?

Esse título é resultado de esforços conjuntos realizados no município, incluindo ações da população, do setor público e de empresas locais.

Grutas, cachoeiras, rios de água cristalina, trilhas e balneários são alguns dos elementos que criam a paisagem paradisíaca da cidade, que atrai muitos turistas e é motivo de orgulho para os moradores.

A estadia no local é marcada por muita beleza e por um contato intenso com a natureza, criando memórias inesquecíveis.

Bombinhas – Brasil

Ainda em território brasileiro, outro excelente destino para quem deseja praticar o turismo sustentável é Bombinhas, localizada em Santa Catarina.

A região litorânea é caracterizada pelas suas águas cristalinas, além de trilhas e vistas incríveis, que deixam o passeio ainda mais divertido.

Essa é uma oportunidade de se conectar com o meio ambiente, o que exige também muitos cuidados durante a estadia, principalmente no descarte dos resíduos, que deve ser feito com responsabilidade para não poluir as praias.

Cidade do Panamá – Panamá

A Cidade do Panamá fica localizada na região que liga a América Central à do Sul, o que significa que o país ainda está bastante próximo do Brasil.

Para além das paisagens, o local oferece também uma série de aprendizados para quem deseja se aprofundar no turismo sustentável.

Há um trabalho realizado em conjunto com as comunidades locais e indígenas, que funciona em várias áreas do país e, ao levar mais visibilidade a esses povos, ajuda a preservar e sustentar o legado dessas culturas.

Além disso, o país realiza um intenso trabalho de preservação da biodiversidade.

Tóquio – Japão

Talvez você não estivesse esperando por um destino tão urbano, mas a verdade é que o Japão se destaca pelos seus índices de reciclagem e tratamento de resíduos.

Assim, conhecer Tóquio pode ser um bom jeito de desenvolver um novo olhar sobre os espaços urbanos e a maneira como costumamos lidar com eles no nosso próprio país.

As ruas estão sempre equipadas com lixeiras adequadas para o descarte de diversos materiais, além de manterem-se limpas com a ajuda de toda a população.

Hernani – Espanha

Já na Espanha, a cidade de Hernani se destaca pelo crescimento recente nos seus índices de reciclagem.

A melhoria foi gerada a partir de ações do governo, que incluíram a instalação de lixeiras em parques e áreas públicas, com o objetivo de reduzir a poluição desses espaços.

Com a adesão da população, o governo conseguiu implementar o processo de reciclagem de maneira mais consistente e abrangente, o que trouxe uma série de melhorias ambientais para o local.

Liubliana – Eslovênia

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Liubliana, mas no continente europeu ela já é conhecida como a “Capital Verde da Europa”.

Um dos motivos para o título é a alta taxa de reciclagem, que levou a cidade a reaproveitar quase 100% dos resíduos produzidos na região.

É importante lembrar que, para isso, a cidade contou com leis severas, que estabelecem penalizações para o cidadão que descumprir as normas ambientais.

Bogotá – Colômbia

Em Bogotá, a rigidez em relação às normas ambientais também fez do local um dos melhores destinos para o turismo sustentável.

A região é encantadora e proporciona passeios incríveis, ideais para quem busca viver novas experiências e se conectar com lugares cheios de história.

O caráter sustentável da cidade foi alcançado por meio de projetos que estabeleceram uma série de requisitos ambientais para as empresas, de forma que elas desenvolvessem também uma postura mais responsável em seus processos.

Estocolmo – Suécia

A Suécia é uma referência global em sustentabilidade, pois os índices mostram que menos de 1% dos resíduos produzidos no país são enviados aos aterros sanitários. 

O sucesso da reciclagem no país foi tão grande, que a Suécia já teve que importar lixo de outros países, pois utiliza esses materiais para gerar energia elétrica e abastecer suas cidades.

Assim, Estocolmo é um destino encantador e sustentável, que pode trazer muitos ensinamentos.

Buenos Aires – Argentina

Sabia que o despejo de resíduos em aterros sanitários não é permitido em Buenos Aires?

Os catadores de lixo desempenham um papel fundamental na coleta de resíduos da cidade, auxiliando na redução da poluição nas ruas da cidade.

Assim, é possível aproveitar tudo que a região tem a oferecer de forma sustentável e consciente, contribuindo também com a manutenção da política de lixo-zero do local.

São Francisco – Estados Unidos

Por fim, para quem tem vontade de visitar os Estados Unidos, São Francisco pode ser um bom destino para praticar o turismo sustentável.

A cidade toda tem um forte envolvimento na política de lixo-zero implementada na região, o que faz com que todos compartilhem o propósito de unir esforços para cuidar do meio ambiente.

Durante a estadia na cidade, você poderá ver que até mesmo o comércio local participa desse movimento, fazendo ofertas especiais para os clientes que comprovam seus cuidados ambientais.

Já sabe para onde vai? Antes de planejar a viagem, continue por aqui e confira também 7 práticas sustentáveis para ter férias inesquecíveis de um jeito sustentável!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.