logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

É necessário lavar o resíduo reciclável antes de descartá-lo?

É necessário lavar o resíduo reciclável antes de descartá-lo?

É muito comum as pessoas terem dúvida se é necessário ou não lavar o resíduo reciclável antes de descartá-lo, afinal, também precisamos economizar os recursos naturais.

Ajudar na preservação do meio ambiente envolve pequenas atitudes de todo o cidadão e uma delas é saber selecionar o nosso lixo e descartá-lo corretamente, seja ele gerado na nossa casa, indústria, comércio e demais estabelecimentos.

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022, levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), durante o ano de 2022 o Brasil gerou 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos, apresentando uma queda de 1% do volume produzido em 2021. 

O levantamento traz dados positivos, na marcha de prevenção e cuidado com o meio ambiente por parte da população brasileira e seus dirigentes, mostrando que:

  • a coleta seletiva cresceu no país, atualmente 75,1% dos municípios já contam com esse serviço,
  • 61% dos resíduos coletados para a reciclagem tiveram destinação correta.

Porém, mesmo tendo a destinação certa, muitos desses resíduos são descartados sem receberem os devidos cuidados, podendo gerar mais custos ao processo de reciclagem e riscos à saúde de quem manuseia os materiais.

No intuito de incentivar a coleta seletiva e valorizar o trabalho de catadores e cooperativas, preparamos um post para explicar se há ou não a necessidade de lavar os resíduos antes de descartá-los. Continue a leitura.

É necessário lavar o resíduo reciclável? 

Sim, é necessário lavar o resíduo reciclável e caso você esteja perguntando se nessa sua atitude não há um desperdício de água, a resposta é não. 

Segundo estimativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), existem no Brasil cerca de 800 mil agentes ambientais, popularmente chamados de catadores de lixo reciclável.

O uso moderado e racional da água é uma atitude enobrecedora, servindo para qualificar os diversos materiais que são ferramentas de trabalho no dia a dia e na geração de renda de milhares de famílias no nosso país.

Deixar de lavar o resíduo reciclável antes de descartá-lo para uma coleta seletiva é impactar negativamente em toda a logística do processo de transformação.

Ao lavá-lo, você contribui para:

Evitar a proliferação de pragas

Guardar materiais recicláveis sujos com restos orgânicos vai contribuir para a proliferação de moscas, ratos e fungos, aumentando o risco de contaminação, afinal, mesmo fechado, o recipiente pode abrir durante o manuseio, tornando-se um convite para a proliferação de pragas. 

Ao higienizar o material, você estará contribuindo para a higiene e a saúde do seu espaço físico e dando mais qualidade e segurança ao serviço de quem vai recolher o seu lixo. 

Além, é claro, de ser uma demonstração de respeito e cuidado à comunidade onde a sua casa, loja, restaurante ou empresa está localizada e com as pessoas que fazem da reciclagem a fonte de sustento para suas famílias.

Evitar mau cheiro

As embalagens utilizadas para armazenar alimentos ficam com resíduos orgânicos em seu interior.

Esses resíduos tendem a apodrecer e emanar mau cheiro. 

Por isso, quando deixados nas embalagens compromete o seu ambiente, bem como o trabalho, bem-estar e a saúde de todos que se utilizam do local.

Da mesma forma impactam o bem-estar e segurança de todos os envolvidos na coleta, transporte e todo o processo de pré-beneficiamento dos resíduos para que sejam transformados em nova matéria-prima.

Sem contar que lavar o resíduo reciclável evita que a coleta seletiva precise ser realizada com mais frequência, como acontece com os orgânicos. O que também favorece a uma logística produtiva e sustentável, evitando mais veículos nas ruas, mais gasto de combustível e menos carrocinhas, refletindo na melhora do trânsito local.

Valorizar o trabalho dos coletores e trabalhadores de cooperativas 

Mesmo armazenados em sacos plásticos, materiais sólidos que contêm resíduos orgânicos tendem a vazar.

Quando isso acontece, acaba impactando diretamente em toda a logística do processo da reciclagem, já que existem grandes chances de sujar e causar mau cheiro no veículo, no estabelecimento e nas mesas de seleção, que precisarão ser lavadas e higienizadas.

Isso requer trabalhadores, uso de água e material de limpeza, além do tempo destinado para essa tarefa.

Sem contar o desconforto e os riscos que os agentes ambientais correm ao tocar no alimento estragado ou inalar seus odores. 

Esses resíduos descartados indevidamente nos lixões também comprometem os animais de rua e algumas espécies que se utilizam desse ambiente para se alimentarem.

Ao lavar o seu resíduo reciclável, você demonstra apoio, colaboração e respeito a todas as pessoas envolvidas no processo de coleta, seleção e reciclagem, mostrando que valoriza e coopera com o indispensável trabalho dos coletores e cooperativas do nosso país.

Como fazer a higienização do resíduo reciclável? 

A Recicloteca, uma ONG fundada em 1991, no Rio de Janeiro, e que atua como um centro de informações ambientais, traz uma lista bem detalhada de exemplos de resíduos recicláveis que devem ser lavados antes do descarte e aqueles em que não há necessidade desse procedimento.

Entre os produtos que não precisam ser lavados, destacamos as embalagens comuns de sabão e demais produtos de higiene e limpeza, pacotes que armazenam alimentos secos, como embalagens de arroz, feijão, milho e outros grãos, bem como bolsas e demais embalagens de papel e papelão.

Afinal, quando é necessário lavar o resíduo reciclável e como fazer isso sem desperdiçar água?

De forma geral, todas as embalagens que envolvem produtos alimentícios molhados devem ser lavadas antes de serem descartadas, como, por exemplo:

  • potes e copos de iogurte, sobremesas prontas, sorvetes, etc,
  • caixas ou garrafas de leite,
  • garrafas de vinhos e sucos,
  • embalagens de bolo e salgados de padaria,
  • latas e potes de doces, cremes, geleias, queijos cremosos, molhos, margarina e manteiga, 
  • isopores que armazenam frutas, carnes ou servem como marmitas.

A lavação é superficial e existem algumas dicas para lavá-los sem desperdiçar água, como, por exemplo:

  • coloque-os na pia enquanto lava as louças comuns do dia a dia, 
  • coloque-os no tanque e aproveite a água da máquina de lavar,
  • tendo um reservatório para água da chuva, na sua empresa, por exemplo,
  • retirando o excesso dos alimentos usando um guardanapo já utilizado nas refeições da sua família.

Outras dicas para acertar na reciclagem 

Concluímos que ao lavar o resíduo reciclável, mesmo que superficialmente, você ajuda a valorizar o material e também o trabalho de todos os envolvidos na reciclagem, além de ajudar a natureza.

Porém, além de lavar o resíduo reciclável, existem outras formas de ajudar na preservação do meio ambiente.

Uma delas é reduzir a sua produção de lixo no seu dia a dia, para isso é preciso repensar nas suas atitudes como consumidor. 

Você pode começar comprando somente o necessário, optando por embalagens sustentáveis e por marcas que se preocupam e adotam práticas de responsabilidade ambiental e social.

Da mesma forma que pode buscar aproveitar ao máximo os itens, reutilizando na medida do possível todos os materiais ou passando-os para alguém que irá aproveitá-los antes do descarte.

Você também pode ajudar mais na hora da seleção dos seus resíduos, contribuindo para a coleta tanto dos agentes ambientalistas como nas recicladoras, separando os diferentes tipos em sacolinhas individuais, como, por exemplo, uma só para metais, outra para vidro, plásticos e assim por diante

Viu como todo cidadão, seja na sua casa ou na sua empresa, pode contribuir para fortalecer a reciclagem no Brasil e ajudar a preservar a natureza?

Agora que você conferiu que é preciso lavar o resíduo reciclável, que tal seguir o Grupo Alto Tietê no Instagram e ficar sempre por dentro das novidades do setor?

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.