Muitas pessoas se perguntam a respeito da preservação do meio ambiente, afinal, quem são os responsáveis pela sua manutenção?
De acordo com a definição estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), esse tema envolve o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que cercam os seres vivos e influenciam a sua existência e desenvolvimento.
Portanto, ele é composto pelos elementos naturais que fazem parte do dia a dia das pessoas, tais como:
- ar,
- água,
- solo,
- fauna,
- flora,
Além disso, também fazem parte desse sistema os elementos artificiais criados pelos homens, como as cidades, plantações e indústrias.
Este post apresenta dados detalhados sobre os 52% dos brasileiros que se preocupam com o meio ambiente. Continue lendo para saber mais!
Pesquisa sobre a preocupação dos brasileiros com o meio ambiente
Uma pesquisa divulgada no ano de 2023 mostrou que 52% dos brasileiros possuem uma preocupação com o meio ambiente.
Apesar de serem a maioria da população, a preocupação com o meio ambiente diminuiu para 52% dos brasileiros. Em 2021, uma pesquisa semelhante do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e do Yale Program on Climate Change Communication apontava que 61% dos entrevistados estavam apreensivos com a situação ambiental.
O estudo, denominado “Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros”, revelou que a maioria da população considera que o combate a esse problema é responsabilidade de:
- governo,
- empresas,
- indústrias.
De acordo com uma análise do ITS, a queda nesse percentual foi atribuída à mudança de governo, que traria a adoção de novas políticas.
Mesmo diante dessa baixa na preocupação da população brasileira com o meio ambiente, 94% dos entrevistados concordam que o aquecimento global está acontecendo, onde 74% consideram que esse fenômeno ocorre em função das atividades humanas.
Principais destaques da pesquisa
Ainda que haja uma grande preocupação ambiental entre os brasileiros, percebe-se um baixo comprometimento com ações que possam reverter o cenário atual.
De acordo com um estudo desenvolvido pela Descarbonize Soluções, 56% das pessoas entrevistadas não estão comprometidas com as boas práticas ambientais e com ações sustentáveis, pois sentem dificuldades em aplicá-las no dia a dia de suas atividades.
Vale a pena conhecer um pouco mais sobre outros detalhes a respeito da pesquisa do ITS:
A relação dos brasileiros com a Amazônia
Segundo o ITS, 99% dos entrevistados dizem ter conhecimento sobre as queimadas que ocorrem na região amazônica.
A degradação dessa floresta é uma grande preocupação para 81% dos entrevistados, que compreendem o impacto dessa situação não apenas no bioma nacional, mas também no equilíbrio climático mundial.
No que diz respeito à questão sobre “a importância do desmatamento para que a região alcance novos níveis de progresso econômico”, 52% dos participantes expressaram total discordância.
Outro entendimento de 72% dos brasileiros é que as queimadas ocorrem a partir das ações humanas, onde os maiores responsáveis são os:
- madeireiros,
- garimpeiros,
- grandes produtores rurais.
Um dado interessante revela que 57% das pessoas entrevistadas concordam que os povos indígenas protegem a floresta.
No aspecto político, 53% concordam com a demarcação de terras indígenas e 62% apoiam integralmente a criação do Ministério dos Povos Indígenas.
A divisão de responsabilidades na preservação ambiental
Com relação à divisão de responsabilidades na preservação do meio ambiente, 36% dizem que a resolução da atual situação está nas mãos dos governos.
Outros 32% dizem que cabe às empresas desenvolverem ações voltadas à proteção ambiental, enquanto 23% responsabilizam o próprio cidadão e 8% acreditam que as ações das Organizações não Governamentais (ONGs) ambientalistas podem contribuir para reverter a atual situação.
Existe um claro equilíbrio de opiniões: embora as ONGs sejam cruciais para apresentar boas práticas e soluções apropriadas, a resolução desses desafios exige a colaboração das outras três esferas mencionadas: governo, empresas e cidadãos.
O impacto percebido das mudanças climáticas
Outro dado significativo que evidencia a conscientização da população é a constatação de que 93% dos entrevistados associam os eventos climáticos extremos atuais ao aquecimento global.
Não existem mais dúvidas pela imensa maioria da sociedade que o aumento da temperatura global ocorre a partir do uso indevido da natureza, onde a exploração dos recursos ultrapassam a capacidade de recuperação do planeta.
Como resultado, os desastres naturais passaram a fazer parte do dia a dia dos noticiários, impactando diretamente o cotidiano das pessoas e causando imensas destruições que poderiam ser evitadas.
Fontes de informação sobre o meio ambiente
A pesquisa também demonstrou que as redes sociais, a TV aberta e as conversas pessoais são as principais fontes de informação sobre o meio ambiente.
Para que ações de preservação ambiental sejam concretizadas, é imprescindível a disponibilidade de informação. Nesse sentido, a comunicação se estabelece como um fator determinante para o alcance de resultados.
Infelizmente, é muitas vezes por meio de desastres e perdas que a conscientização se estabelece, um passo crucial para reverter a situação atual observada por cidadãos em todo o mundo.
A preservação de florestas, mangues, rios e oceanos é crucial e exige o comprometimento não só de decisões governamentais, mas também da sociedade, através de ações diárias, e das empresas, na redução da poluição.
Caminhos para aumentar a preocupação com o meio ambiente
A crescente preocupação da população com a proteção ambiental pode ser impulsionada por políticas públicas eficazes. A criação de leis que incentivem práticas sustentáveis e penalizem a destruição do planeta é fundamental nesse processo.
Por sua vez, as ações privadas devem ser implementadas tanto no âmbito empresarial, onde milhares de toneladas de resíduos podem ser reutilizadas como matéria-prima industrial, quanto na separação e descarte do lixo doméstico.
É imprescindível aprofundar a discussão sobre o tema e, principalmente, que haja participação ativa de todos nas estratégias existentes e naquelas a serem criadas, para garantir um futuro digno às próximas gerações.
Conscientização e ação são as palavras a serem adotadas para engajar mais os brasileiros com relação a esse tema, portanto, você pode e deve fazer a sua parte.
Deseja conhecer um bom exemplo a esse respeito? Leia nosso post e saiba quais as razões que tornam a Eslovênia um país verde!