O minimalismo é uma filosofia global que busca simplificar a vida.
Por sua vez, a sustentabilidade deixou de ser um anseio para se tornar uma realidade inadiável.
Esses dois conceitos caminham juntos, uma vez que um impulsiona o outro e o mundo se torna melhor a partir das práticas sugeridas.
Ser sustentável é atender às necessidades do presente sem comprometer o futuro das novas gerações, portanto, trata-se de obter um equilíbrio envolvendo questões sociais, ambientais e econômicas.
Do ponto de vista ambiental, enfrentamos um período desafiador. A humanidade tem esgotado os recursos naturais desde os anos 1970, o que significa que estamos consumindo mais do que o planeta é capaz de repor.
O resultado dessa situação é percebido através de desastres naturais e situações que até então não faziam parte do dia a dia, tais como:
- desmatamentos,
- perda da biodiversidade,
- desertificação,
- aumento da emissão de gases de efeito estufa,
- fenômenos climáticos extremos.
Esse conjunto de situações ocorre a partir da exploração excessiva dos recursos naturais, do descarte inadequado de resíduos e do aumento da poluição.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre o minimalismo e a sustentabilidade e como o mundo pode viver melhor com menos. Continue a leitura e confira!
O que, exatamente, é minimalismo?
O minimalismo é um estilo de vida, onde os seus adeptos adotam a simplicidade no dia a dia e o foco em objetivos naquilo que realmente importa.
Tudo começa com o consumo consciente, priorizando a compra do que é realmente necessário. É fundamental valorizar produtos de qualidade e duráveis, eliminando o uso de descartáveis.
O desapego dos bens materiais é outra de suas características, onde roupas e objetos atendem as necessidades diárias, portanto, não estão guardados em armários ou ocupando espaços sem uma utilidade prática.
Aqueles que adotam o minimalismo concentram-se no essencial, no que verdadeiramente importa, buscando liberdade e leveza, sem as preocupações atreladas à posse de bens materiais.
Trata-se, portanto, de uma mudança radical na vida, contrariando ensinamentos e uma cultura que sempre incentivou a busca por um sucesso ilusório, envolvendo conquistas, posses e poder.
Como o minimalismo impacta o meio ambiente?
O minimalismo, sem qualquer dúvida, impacta positivamente o meio ambiente, uma vez que seus conceitos são voltados à economia e ao reúso de tudo aquilo que pode ser reaproveitado.
Essas ações coincidem com um dos modelos da sustentabilidade conhecido como 5R.
O conceito dos 5R foi idealizado por Bea Johnson, ativista ambiental francesa. Ela é amplamente reconhecida por seu livro Zero Waste Home, que orienta sobre como eliminar o desperdício no cotidiano.
Partindo desse princípio, cada indivíduo deve refletir sobre suas ações e seu nível de comprometimento com o meio ambiente e a sustentabilidade, considerando a necessidade de:
-
- repensar – ser um consumidor consciente,
- recusar – prestigiar as empresas comprometidas com as ideias sustentáveis,
- reduzir – estar atento a produtos que possuam uma boa durabilidade,
- reutilizar – reaproveitar materiais para novas utilidades,
- reciclar – transformar os resíduos em novos produtos.
Note que o 5R está diretamente associado ao minimalismo, portanto, adotar esse estilo de vida é contribuir para um mundo melhor, onde os compromissos com o meio ambiente são de fato adotados nas atividades diárias.
Dicas para adotar o minimalismo
Se o minimalismo te interessa, é fundamental entender seus princípios para contribuir com a construção de uma nova realidade, uma questão de crescente preocupação global.
De acordo com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres:
“O nosso planeta está à beira do precipício e os ecossistemas estão em colapso.”
É possível reverter esse cenário ao adotar práticas minimalistas e sustentáveis, incorporando as seguintes dicas no seu dia a dia:
Pratique autoconhecimento
Autoconhecer-se significa descobrir suas prioridades e o que realmente satisfaz suas expectativas e traz felicidade.
Com esta análise, você poderá identificar as prioridades em sua vida.
Se você está lendo esse conteúdo, é certo que em seu íntimo existe uma preocupação com o meio ambiente, com a qualidade de vida das pessoas e com a sustentabilidade do planeta, portanto, o autoconhecimento ajudará você a encontrar os melhores caminhos para a prática do minimalismo.
Evite compras desnecessárias
O consumo consciente é outra ação que você precisa despertar em si, ou seja, evite as compras desnecessárias.
Mas, afinal, que compras são essas?
São aquelas realizadas pelo impulso, sem que de fato exista um motivo para ser realizada.
Uma análise a esse respeito está na verificação do seu guarda-roupa, avalie e note quantas peças você não usa já faz muito tempo e quantas delas foram compradas e continuam guardadas para um futuro que provavelmente não acontecerá!
Lembre-se que o consumismo exagerado acaba se refletindo na geração de uma quantidade significativa de resíduos e poluentes, além de consumir recursos naturais, como matéria-prima e insumos utilizados para a fabricação dos produtos.
Descarte tudo que você não usa
Apoiando as compras desnecessárias, esse passo consiste em descartar tudo aquilo que você não usa.
Todos os bens que não atendem as necessidades do seu cotidiano devem ser doados para quem precisa.
Outra possibilidade é levá-los para cooperativas que reciclem esses materiais, contribuindo com a sustentabilidade e evitando os impactos negativos.
Não desperdice alimentos
O desperdício de alimentos é outra medida a ser adotada por quem deseja vivenciar o minimalismo em sua caminhada.
Para alcançar isso, prepare apenas o alimento essencial. Caso haja sobras, uma ótima alternativa é criar uma composteira em casa, que irá gerar adubo natural para suas flores, plantas e horta.
Aplique os 5 Rs
Por fim, outro passo importante é a aplicação dos 5 Rs, já apresentado anteriormente e que faz toda a diferença.
Ao adotar este método, você não apenas se aprofundará no minimalismo, mas também fará uma contribuição direta para a sustentabilidade do planeta.
Como demonstrado, é inteiramente viável contribuir para um mundo melhor. As únicas mudanças necessárias são de hábitos, mas os benefícios superam em muito qualquer dificuldade inicial.
Agora que você conhece mais a esse respeito, aproveite para conhecer também a neutralização do impacto ambiental: o que é e como podemos contribuir?