A neutralização do impacto ambiental é uma medida urgente, que precisa ser colocada em prática por toda a sociedade.
Seja na sua casa ou em uma grande empresa, é preciso tomar atitudes que ajudem a reduzir os efeitos negativos causados pela atividade humana sobre o meio ambiente.
A situação que vivemos é cada vez mais grave, como mostram os desastres climáticos constantes, causados por ações contínuas da humanidade sobre a natureza.
No Brasil, o estudo Visões Globais Sobre As Mudanças Climáticas aponta que 61% da população acredita que, nos próximos 25 anos, precisará se mudar da região onde vive por causa do impacto das mudanças climáticas.
Assim, se faz cada vez mais necessário que todos se juntem ao movimento sustentável, adotando mudanças simples, mas que podem ter efeitos bastante positivos na realidade que enfrentamos.
Para saber mais sobre o que é a neutralização do impacto ambiental e como podemos colocá-la em prática, continue a leitura!
A neutralização do impacto ambiental
A crise ambiental já é uma realidade enfrentada diariamente por todos que habitam nosso planeta. Desastres climáticos deixam isso evidente, mas também podemos perceber o efeito das mudanças no simples aumento das temperaturas, fenômeno causado pelo aquecimento global.
O cenário em que vivemos é uma consequência direta da ação humana sobre a natureza, o que demanda a tomada de atitudes direcionadas à neutralização do impacto ambiental.
Esse princípio está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e se refere à ideia de que devemos buscar reduzir os efeitos negativos que podemos causar sobre o meio ambiente.
Para isso, é preciso prestar atenção a hábitos diários e processos rotineiros, para enxergar possíveis consequências ambientais que eles carregam consigo.
Como cada pessoa pode contribuir?
Ações individuais podem parecer pouco efetivas quando encaramos o cenário atual, marcado por uma forte crise ambiental e climática,
No entanto, é preciso reconhecer que, quando somamos as atitudes tomadas por cada um dos indivíduos em nossa sociedade, temos um resultado muito maior.
A edição do Panorama dos Resíduos Sólidos de 2022, por exemplo, aponta que naquele ano cada brasileiro produziu, em média, um quilo de lixo por dia. Ao fim do ano, o resultado é um total de 77,1 milhões de toneladas de resíduos.
Dados como esses nos ajudam a perceber a importância que as ações individuais ganham quando pensamos de forma coletiva. E, assim como podem ter consequências negativas, elas também podem ter efeitos positivos, quando são direcionadas à neutralização do impacto ambiental.
Assim, existem diversas atitudes que podem ser tomadas diariamente com o objetivo de contribuir com a preservação do meio ambiente. Algumas delas são:
- economizar água, seja reduzindo a quantidade utilizada ou optando por sistemas hidráulicos mais eficientes,
- economizar energia, ou até mesmo optar por fontes mais sustentáveis, com recursos como paineis solares,
- reduzir o uso do plástico no dia a dia,
- priorizar produtos vendidos em embalagens sustentáveis,
- adotar práticas de consumo sustentável, buscando reduzir o volume de lixo produzido,
- sempre descartar corretamente os resíduos, separando os materiais entre recicláveis e orgânicos.
Ações e iniciativas que as empresas podem adotar
Por outro lado, não é só em casa que a neutralização do impacto ambiental deve ser colocada em prática.
As empresas também devem se responsabilizar pelos efeitos que geram sobre o meio ambiente, uma vez que muitos de seus processos podem gerar consequências negativas.
Exemplo disso é o descarte de resíduos, que é bastante volumoso em espaços empresariais e deve ser realizado com responsabilidade, de maneira que os materiais sejam destinados corretamente.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 por meio da Lei nº 12.305, afirma que a responsabilidade sobre o ciclo de vida dos produtos deve ser compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, além de consumidores e do poder público.
Assim, para que possamos reduzir o impacto ambiental causado pela grande quantidade de resíduos gerados pelas empresas, é fundamental que eles sejam descartados corretamente, contando ainda com o serviço de coleta seletiva.
Outra atitude que pode ser tomada pela empresa é a utilização de fontes de energia renováveis, que contribuem com a preservação dos recursos naturais e consistem em uma alternativa muito mais sustentável.
Por fim, é preciso que a sustentabilidade se torne um princípio constante nas ações e iniciativas da empresa.
Para isso, devem ser criadas políticas de sustentabilidade, que auxiliem na criação e manutenção de processos menos prejudiciais ao meio ambiente.
O papel das cooperativas de reciclagem na neutralização do impacto ambiental
Como mencionamos, um dos passos fundamentais para alcançar a neutralização do impacto ambiental é tomar atitudes mais sustentáveis em relação aos resíduos que geramos.
Para isso, as cooperativas de reciclagem são grandes aliadas, atuando no tratamento dos materiais descartados em espaços residenciais e empresariais.
É lá que os resíduos são recebidos após a coleta seletiva, para que recebam o tratamento adequado e possam ser transformados em matéria-prima novamente.
Cada tipo de material deve passar por procedimentos específicos, que permitirão a sua reinserção na cadeia produtiva. Assim, a reciclagem do plástico, do metal, do papel e do vidro é composta por etapas distintas, adequadas para as particularidades de cada um deles.
É a partir desse processo que colocamos em prática a economia circular, ou seja, deixamos de enxergar o descarte de um produto como fim do seu ciclo de vida.
Em vez disso, diversos itens podem ser transformados em matéria-prima reciclada, tornando-se uma opção mais sustentável e bastante vantajosa para os processos produtivos das empresas.
A partir dessa mudança, cria-se uma nova maneira de enxergar o consumo, a produção e o descarte de resíduos, implementando mudanças que nos aproximam cada vez mais da neutralização do impacto ambiental.
Conheça o propósito do Grupo Alto Tietê
O Grupo Alto Tietê atua nesse ramo desde 1982, construindo uma história marcada pelo compromisso com a preservação do meio ambiente.
Para isso, oferecemos mão de obra para o processamento dos resíduos resultantes dos processos produtivos de empresas e comércios. Fazemos a triagem, moagem e descaracterização de materiais, seja no local onde o resíduo é gerado ou na nossa matriz.
Assim, ajudamos a colocar em prática um gerenciamento de resíduos mais eficiente e responsável, alinhando a atuação de diversos negócios com a pauta crescente da sustentabilidade.
Para saber mais sobre como ajudamos a sua empresa a construir um presente e um futuro mais sustentáveis, siga o Grupo Alto Tietê no Instagram e conheça o dia a dia na cooperativa!