O papel reciclado é um material versátil e sustentável, que pode ser feito na sua própria casa.
Nos centros de reciclagem, o tratamento dado a esse material é bastante complexo, já que é necessário lidar com grandes quantidades de resíduos, o que demanda diversos procedimentos e o auxílio de equipamentos específicos.
Em casa, por outro lado, é possível fazer uma versão amadora desse material e usá-la em projetos pessoais, além de ser um bom jeito de introduzir a sustentabilidade na vida das crianças, por exemplo.
Além de os métodos serem bastante simples, essa pode ser uma atividade divertida e de muito aprendizado, especialmente sobre as possibilidades de reaproveitamento dos itens que descartamos diariamente.
Continue a leitura e confira o nosso passo a passo de como fazer papel reciclado em casa!
5 passos para fazer papel reciclado em casa
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), os resíduos recicláveis secos do país incluem 8,57 milhões de toneladas anuais de papel e papelão, que representam 10,4% do total, bem como 1,4% de embalagens multicamadas, totalizando 1,15 milhão de toneladas anuais.
Nesse sentido, a reciclagem desse material torna-se um procedimento fundamental para promover o seu reaproveitamento e evitar que esse grande volume de resíduos resulte em um acúmulo nos aterros sanitários.
Por isso, pode ser interessante se engajar nessa atividade e colocar as mãos na massa, experimentando a prática de fazer seu próprio papel reciclado em casa.
A partir de materiais simples e utensílios que você pode adquirir facilmente, é possível dar vida nova ao papel descartado no seu dia a dia.
Com um toque artesanal, ele pode ser a opção perfeita para os seus projetos pessoais, que se tornarão muito mais sustentáveis.
A seguir, confira o passo a passo para colocar isso em prática:
Materiais necessários
Nos centros de reciclagem, existem diversos equipamentos desenvolvidos especificamente para cumprir as funções de tratar os materiais, prepará-los para o procedimento e então dar, efetivamente, vida nova a eles.
Em casa, é claro que não temos acesso a esse tipo de ferramenta, mas isso não significa que não seja possível fazer o seu próprio papel reciclado.
Você vai precisar de:
- papeis usados (que podem estar riscados e amassados, mas não devem estar sujos),
- bacia rasa,
- bacia funda,
- liquidificador,
- água,
- amido de milho,
- desinfetante,
- jornais,
- panos,
- peneira grande.
No caso da peneira, caso você queira dar um acabamento melhor ao seu papel, existem alguns modelos retangulares e planos, que costumam ser usados para peneirar areia.
Você também pode improvisar, usando uma moldura, preferencialmente de madeira, com o tamanho da folha que você deseja criar. Depois, use uma tela de náilon bem fechada para cobrir a moldura, criando um utensílio retangular e plano.
Caso não seja possível, é só usar a sua peneira convencional.
Preparação do papel reciclado
Com os materiais em mãos, é hora de preparar o seu papel para o procedimento.
Em primeiro lugar, rasgue-o em pedaços pequenos. Caso você se prepare com antecedência, pode ser interessante rasgá-lo já no momento do descarte, evitando amassá-lo.
De todo modo, com os pedaços prontos, coloque-os em uma bacia rasa e cubra todo o material com água. Para facilitar o processo, o ideal é que a mistura descanse por um dia, mas você pode diminuir esse tempo de molho para um período de algumas horas.
Mistura do papel
Após o tempo de descanso, é hora de criar a mistura que dará origem às suas folhas de papel.
Para isso, coloque o material que ficou de molho no liquidificador, seguindo uma proporção de 3 partes de água para 1 de papel, considerando sempre a água do molho.
Ligue o liquidificador e bata essa mistura por alguns minutos. Então, para cada litro de água utilizado, adicione também 8 colheres de amido de milho e 20 gotas de desinfetante.
Quando a consistência chegar à de uma pasta e a mistura estiver bem uniforme, é hora de despejar o conteúdo do liquidificador em uma bacia funda com água até a metade e misturar tudo muito bem.
Formação da folha de papel
Agora, a mágica começa a acontecer.
Pegue a sua peneira e leve-a até o fundo da bacia. Depois, mantendo-a estável e reta, tire-a lentamente do recipiente.
Deixe a água escorrer e alise a superfície para obter a espessura desejada, além de dar um acabamento melhor à sua folha de papel que está se formando.
Secagem e acabamento
Por fim, só falta secar bem a sua folha de papel reciclado.
Para isso, coloque a peneira sobre o jornal e deixe que a água escorra por um tempo. Depois, pressione-a com um pano, para tirar o excesso de umidade.
Quando a folha já estiver mais seca, apenas úmida, já será possível retirá-la da peneira, virando o utensílio sobre uma superfície e dando batidinhas até que ela se solte.
O ideal é que ela seque no sol por um ou dois dias, para que fique bem seca e pronta para ser usada.
Também vale lembrar que, com a ajuda de corantes e da criação de desenhos na folha ainda úmida, você pode criar estampas e padrões de textura que personalizarão o acabamento.
Ideias de uso para papel reciclado
Esse é um material que pode receber diversas aplicações, seja no dia a dia ou em ocasiões especiais.
Você pode usá-lo na rotina, fazendo anotações, ou então criar cartões, convites e projetos de arte, que se tornarão muito mais especiais.
Além de carregarem consigo o seu trabalho e dedicação, sendo fruto de um processo realizado por você mesmo, esses itens também carregarão consigo um toque sustentável, que pode ajudar a inspirar outras pessoas.
Vale lembrar que o processo de fazer papel reciclado pode ser uma ótima atividade para as crianças, que aprendem muito melhor na prática e poderão se engajar em uma ação sustentável.
Dê um toque a mais no seu papel reciclado
Por fim, lembre-se de encarar esse momento como uma atividade divertida e cheia de possibilidades.
Você pode, por exemplo, transformar a sua criação em um papel semente, que se torna ainda mais especial por carregar em si sustentabilidade e vida.
Assim, com a semente de diferentes plantas, você dá um toque a mais ao seu papel, que poderá ser usado em diversas ocasiões.
Quer saber mais sobre como integrar a sustentabilidade na sua vida? Então continue por aqui e confira também as nossas dicas para iniciar a reciclagem hoje mesmo!