Greenwashing é a expressão inglesa para “lavagem verde”, ou seja, ações que tem por objetivo promover a organização como uma defensora do meio ambiente, porém, não é isso o que acontece no dia a dia das operações.
O consumidor está cada vez mais atento em suas escolhas, valorizando as empresas que efetivamente estão envolvidas com:
- projetos sociais,
- proteção aos animais,
- sustentabilidade.
Infelizmente, alguns empreendedores entendem que podem tirar alguma vantagem a partir dessa tendência, portanto, anúncios são feitos visando promover a marca e buscar o público que valoriza as empresas que possuem esse tipo de visão e comportamento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela OLX, 88% dos consumidores brasileiros dizem preferir comprar de marcas sustentáveis e 49% já deixaram de adquirir algum item em função da organização não apoiar a proteção ao meio ambiente
Diante desses índices, torna-se fundamental que as empresas busquem por ações que atendam a esse desejo do mercado, portanto, elas precisam mostrar ao consumidor que possuem práticas que vão além da busca pela lucratividade.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre o greenwashing, os sinais que caracterizam essa prática e o que é preciso fazer para se proteger dessa “armadilha”. Continue lendo e conheça detalhes a respeito!
Relembrando o que é greenwashing
O greenwashing nada mais é do que uma estratégia utilizada para transmitir ao mercado uma imagem de sustentabilidade da marca, no entanto, as ações são “maquiadas”, pois, de fato, elas não existem.
Essa situação é bastante preocupante, já que, de acordo com o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), uma avaliação realizada de maneira criteriosa em rótulos e embalagens de produtos de higiene, limpeza e utilidade doméstica mostrou que centenas de empresas prometem que seus produtos:
- não tem ingredientes animais,
- economizam até 50% no consumo de água,
- são amigos do meio ambiente,
- não contém CFC,
- utilizam 50% menos plástico,
- possuem descarte seletivo,
- oferecem menor consumo de energia.
Ocorre que as avaliações realizadas pelo Idec constataram que as informações não procedem e não podem ser provadas, trata-se, portanto, de uma ação de greenwashing.
A partir desse estudo, quase metade dessas empresas foram notificadas e tiveram que readequar suas embalagens e rótulos.
Essa situação, além de envolver fiscalização e possíveis multas, causa um grande desgaste para a marca, pois o consumidor acaba tendo acesso a esses dados e passa a desconfiar de qualquer ação promovida peo empreendimento.
Sinais que uma empresa pratica o greenwashing
Uma empresa que pratica o greenwashing acaba deixando marcas e perde a preferência do público.
Não são raros os casos de escândalos envolvendo empresas famosas em todo o mundo, onde, por exemplo, a Fédération Internationale de Football Association (Fifa) anunciou que a Copa do Mundo do Catar seria o primeiro torneio neutro em carbono no mundo.
Isso significa que a Federação comprou crédito de carbono para compensar as emissões no país do Oriente Médio, no entanto, não existe um benefício prático e efetivo com relação ao clima.
Sem entrar nos detalhes a respeito das razões, causas ou benefícios, o fato é que existem sinais que demonstram que uma marca está praticando o greenwashing. Vamos conhecê-las:
Omissão dos impactos ambientais da empresa
Uma empresa que se propõe a informar ao mercado que possui ações voltadas à sustentabilidade e proteção ambiental não pode apresentar apenas parte dessa realidade.
Muitas delas possuem alguma ação nesse sentido, no entanto, nos demais processos podem causar sérios danos ao meio ambiente, ecossistemas e poluição da atmosfera.
Portanto, trata-se da omissão de informações, visando levar os consumidores a acreditar que todos os processos sofrem os mesmos cuidados, o que na maioria das vezes não é uma informação verdadeira.
Rotulagem falsa
A rotulagem falsa, como já vimos, é uma prática bastante comum entre muitas empresas, mas, além disso, há ainda outro aspecto que precisa ser avaliado.
Não existe nenhuma dificuldade atualmente para imprimir rótulos, carimbos, selos e certificações, isso para criar um aspecto formal de validação ambiental.
Ocorre que, em muitas situações, não existe nenhum órgão avaliando e certificando que os processos estão conforme o conteúdo anunciado, portanto, trata-se de uma rotulagem falsa.
Menções sem provas
Outro ponto a ser observado são encontrados nos sites, blogs, redes sociais e materiais impressos que fazem menções a respeito de práticas sustentáveis, no entanto, elas não oferecem nenhuma prova concreta a respeito, ou seja, um sério problema de greenwashing.
Imprecisão na comunicação
Ainda associada às menções sem provas, também é muito comum frases de impactos que chamem a atenção do consumidor, como:
“Produto Sustentável”
Ocorre que a empresa precisa apresentar certificações e explicações específicas que provem essa afirmação, o que raramente acontece.
Segmentação oportunista
Por fim, muitas organizações que atuam em setores onde os prejuízos ambientais são grandes acabam desenvolvendo uma linha de produtos “verdes”.
A partir disso, divulgam essa condição, no entanto, os outros produtos oferecidos pela mesma marca continuam causando sérios danos ambientais, o que significa ser uma estratégia voltada a amenizar a situação.
Como se proteger contra o greenwashing?
Para que os consumidores e o mercado estejam protegidos do greenwashing, algumas ações podem ser avaliadas, como, por exemplo:
- pesquisas a respeito do comportamento da empresa na mídia,
- questionamentos dirigidos aos empreendimentos a respeito das afirmações publicitárias,
- avaliação dos certificados divulgados,
- comparações com as marcas concorrentes.
Já para o empreendedor que não deseja se envolver nessa situação e quer conquistar a simpatia do mercado e resultados que valem todo o esforço empreendido na busca pela sustentabilidade, vale a pena procurar:
- fornecedores que possuem uma visão de proteção ao meio ambiente,
- tecnologias que permitam melhorias nos processos,
- certificações consistentes de entidades reconhecidas,
- desenvolvimento de parcerias com prestadores de serviços que efetivamente possam colaborar com ações “verdes” da sua organização.
Como se observa, o greenwashing é uma prática desnecessária que compromete a imagem do negócio e que ameaça a integridade da empresa junto ao mercado.
Diante disso, vale a pena se cercar de soluções adequadas e avaliar com seriedade o que pode ser feito para que seu empreendimento, de fato, faça parte das organizações voltadas às boas práticas sustentáveis.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia nosso post que apresenta o tema: Desvendando a pegada ecológica!