logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Descaracterização de resíduos: por que fazer?

Descaracterização de resíduos: por que fazer?

A descaracterização de resíduos é um processo fundamental no gerenciamento, reciclagem e possível retorno à cadeia produtiva para diversos materiais usados no dia a dia, seja no ambiente doméstico, comercial ou industrial.

Segundo matéria publicada na Revista Meio Ambiente Industrial, a geração de resíduos no Brasil chega à marca de 82,5 milhões de toneladas ao ano e a região sudeste é responsável por quase 50% desse total.

Para não comprometer a saúde humana e todo o ecossistema, bem como o acesso às informações pessoais, boa parte dos produtos e materiais gerados ou descartados pelos mais diversos setores, como indústria, hospitais, farmácias e comércios, precisam obedecer alguns critérios para o devido descarte.

De forma geral, esses materiais devem passar por um processo que os transforme e elimine o risco deles serem usados na sua forma original. 

A descaracterização de resíduos é uma solução inteligente, responsável, segura e sustentável de descartar e reciclar esses produtos e inserir seus insumos na cadeia produtiva.

Compreenda a importância e a necessidade desse processo lendo nosso post.

O que é a descaracterização de resíduos?

A descaracterização de resíduos é definida como um processo que dá a destinação final adequada para os diversos produtos e materiais que, de modo geral, apresentam maior risco ao meio ambiente, à saúde humana ou à segurança de dados.

Consiste no processo de transformar esses resíduos descartados em outros materiais com formas e volumes diversos, possibilitando que eles sejam reciclados e reaproveitados com segurança e mais facilidade.

É considerada uma das práticas mais seguras e sustentáveis no gerenciamento de resíduos, além de garantir a proteção da marca e comprovar a responsabilidade social e ambiental da instituição geradora.

Pode ser chamada também de:

  • descaracterização de embalagens, 
  • descaracterização de produtos, 
  • descaracterização de materiais.

Ou seja, é o processo de descaracterizar o produto da sua forma original, dando a ele um novo formato para que seus insumos sejam colocados novamente na cadeia produtiva e descartar devidamente o que não pode ser reaproveitado, diminuindo significativamente a geração de resíduos sólidos no planeta.

Quais as vantagens da descaracterização de resíduos?

Segundo publicação no Estadão, a estimativa é de crescimento na produção de lixo no Brasil e a previsão é que o país chegue a gerar 100 milhões de toneladas de resíduos ao ano, isso por volta de 2030.

O efeito disso pode ser mais poluição do solo, do ar, dos rios, mares e florestas, bem como maior risco à saúde humana e a toda espécie de vida existente no planeta.

Uma das principais vantagens da descaracterização de resíduos é a preservação ambiental e o cuidado de todo o ecossistema, já que o processo possibilita a transformação dos materiais e o reaproveitamento de boa parte dos elementos da sua composição.

Outra vantagem é que essa atitude comprova que a empresa atua de forma responsável em relação ao meio ambiente, o que gera credibilidade no mercado. Segundo matéria do G1, 87% dos brasileiros escolhem marcas sustentáveis na hora de realizarem suas compras.

Descaracterizar seus resíduos também protege a marca no sentido de evitar apropriação ilegal de seus resíduos ou produtos descartados e que os mesmos sejam inseridos no mercado de forma ilícita ou indevidamente.

Ou seja, a descaracterização de produtos visa proteger a empresa que precisa descartar documentos, EPIs, embalagens vencidas, materiais com defeitos, uniformes, entre outros itens que contenham o nome da marca registrado neles e que possam gerar contaminações, acidentes, uso indevido e até mesmo o comércio ilegal dos mesmos.

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também diz respeito à coleta, tratamento e descarte de documentos físicos, a descaracterização dos impressos evita possíveis problemas judiciais.

Ademais, a empresa estará atendendo o que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no que se refere a:

  • redução,
  • reutilização,
  • reciclagem
  • tratamento,
  • descarte correto dos seus resíduos gerados. 

Ou seja, a caracterização de resíduos:

  • otimiza o gerenciamento, 
  • é viável financeiramente, 
  • garante proteção à marca, 
  • cativa o consumidor,
  • certifica o compromisso da marca com o meio ambiente e a comunidade onde está inserida.

Quais materiais devem passar pelo processo?

Existe uma lista grande de materiais que precisam passar pelo processo de descaracterização de resíduos, entre eles se destacam:

  • produtos farmacêuticos,
  • itens químicos,
  • material contaminado,
  • resíduos hospitalares,
  • medicamentos,
  • embalagens aerossóis, 
  • cartões magnéticos e dados bancários,
  • documentos com dados pessoais e empresariais,
  • uniformes industriais e EPIs que contenham o logotipo da empresa,
  • equipamentos eletrônicos,
  • resíduos de produção,
  • produtos vencidos do setor varejista.

A descaracterização também pode ser solicitada em casos de bebidas e alimentos que não estão conforme as normas de qualidade para uso e que devem ser retiradas de circulação. 

Como a descaracterização de resíduos é feita?

Todo o processo de descaracterização de resíduos passa por uma sequência que inicia com a separação e coleta do material, que é de responsabilidade da empresa geradora. 

Em seguida, conforme a sua classificação, os materiais são triturados e prensados, formando uma massa que poderá ser reciclada ou reutilizada como insumo para a produção de novos materiais da indústria. Eles podem também ser coprocessados para a geração do blend.

Blend é um subproduto resultante no processo em que o resíduo é totalmente descaracterizado e misturado com outros materiais que possuem alto poder calorífico, utilizado posteriormente como combustível em fornos de cimenteiras.

Como você pode perceber, a descaracterização destrói todo o material original, eliminando qualquer vestígio que comprometa a marca fabricante e possibilitando que os insumos gerados possam ser usados de forma segura e eficaz em novos processos produtivos da indústria.

Esse processo pode ser realizado no local onde os resíduos são gerados ou eles podem ser coletados, transportados, selecionados e levados a lugares adequados para a devida trituração.

A descaracterização é um processo delicado que exige conhecimento dos trâmites legais e experiência nos processos de coleta, seleção e devidos procedimentos. Por isso, deve ser realizada por empresa especializada, profissionais capacitados e experientes na atividade.

O Grupo Alto Tietê oferece serviços de excelência, promovendo a triagem, moagem e descaracterização de materiais na sua empresa ou, caso deseje, o trabalho é realizado na nossa matriz, conforme a sua necessidade e preferência.

Acesse nosso site e saiba como podemos ajudar você a gerenciar os seus resíduos, preservando o meio ambiente, descartando corretamente e devolvendo seus materiais à cadeia produtiva.

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.