logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Logística reversa de resíduos: por que investir?

Logística reversa de resíduos: por que investir?

A logística reversa de resíduos é uma importante medida a ser adotada por empresas para diminuir o impacto ambiental de suas atividades.

Além disso, a implantação do sistema é obrigatória para alguns estabelecimentos e traz grandes vantagens a todos os setores.

Trata-se, portanto, de uma medida que deve ser conhecida para a elaboração de um bom Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), essencial para as operações de uma empresa.

Neste post, explicaremos o que é a logística reversa e por que investir nesse sistema. Continue a leitura e confira!

O que é logística reversa?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída em 2010, através da Lei nº 12.305, com o objetivo de regulamentar a gestão do lixo produzido no Brasil.

Trata-se de uma legislação criada em decorrência da crescente preocupação com o cenário brasileiro e também a nível global, que contavam com uma grande produção de resíduos, mas que não eram gerenciados de maneira sustentável.

Assim, a PNRS oficializa o compromisso do setor público e do privado com os resíduos sólidos gerados no Brasil, garantindo que recebam tratamento e destinação adequados.

Entre diversas diretrizes, a legislação traz a logística reversa de resíduos como uma das medidas necessárias para um gerenciamento mais eficiente desses materiais.

A medida consiste em um sistema de coleta, destinação e reaproveitamento de produtos após seu consumo final, ou seja, quando retornam do cliente.

Dessa maneira, o processo contribui não apenas para que esses itens não sejam descartados incorretamente, mas também agrega valor a eles ao inseri-los novamente no mercado.

Qual a importância da logística reversa de resíduos?

O descarte inapropriado de resíduos segue sendo um problema de grande relevância no cenário brasileiro.

Dados do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2020 mostram que 49,9% dos municípios do país ainda despejam seu lixo nos lixões, que são depósitos irregulares e ilegais.

O descarte incorreto de resíduos traz grandes impactos ambientais, como a poluição do solo e da água, além de representar um risco à saúde pública.

Nesse sentido, seguir as políticas implementadas pela PNRS se torna imprescindível para empresas que buscam uma atuação sustentável e que não cause prejuízos ao meio ambiente.

A logística reversa de resíduos é uma medida efetiva nesse processo, pois permite o reaproveitamento de materiais, evitando seu descarte indevido.

Estudos realizados para o Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos de 2019 mostram que, no que diz respeito ao lixo plástico, o Brasil recicla apenas 2,1% dos materiais dessa categoria que são coletados.

Trata-se de um número alarmante e que torna aparente a necessidade de que sejam adotadas medidas efetivas no gerenciamento de resíduos no país, proporcionando os procedimentos adequados aos produtos pós-consumo.

Assim, há ainda um longo caminho pela frente, que depende da atuação dos setores público e privado em conjunto com as cooperativas de coleta e tratamento de resíduos.

Nesse cenário, cada vez mais se percebe a importância e necessidade de investir em medidas como a logística reversa de resíduos, com o objetivo de amenizar os impactos ambientais gerados pela produção de lixo.

Por que investir na logística reversa? 

As diretrizes impostas pela PNRS, e especificamente a logística reversa de resíduos, são de grande relevância para a adoção de uma produção mais sustentável.

Por outro lado, investir nesses modelos traz vantagens também à empresa que os implementa.

Entre elas, podemos mencionar a construção da imagem do empreendimento perante o seu público.

Nos últimos anos, com a crescente necessidade de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a sustentabilidade se tornou um valor fundamental para diversas pessoas.

Assim, muitas empresas adotaram uma postura mais sustentável em suas operações, de modo a se alinhar com os princípios de seu público e também de incentivar a adoção de práticas mais conscientes em relação ao impacto ambiental.

Investir na logística reversa de resíduos é uma maneira de reforçar esse posicionamento através de ações efetivas, que têm consequências visíveis e que podem ser mostradas ao cliente.

Além disso, essa medida permite inserir os resíduos novamente no mercado, podendo ser reutilizados como matéria prima em diferentes setores da indústria.

Dessa maneira, a logística reversa também contribui para a economia circular, que agrega valor a esses produtos e traz mais possibilidades tanto de redução de gastos quanto de aumento do lucro.

Por esses motivos, investir nesse sistema traz benefícios para o meio ambiente, sendo uma medida de preservação, e também para as organizações que o adotam.

Tendo em vista esse conjunto de fatores, dados da Fecomercio SP mostram que as empresas que adotam o modelo chegam a um crescimento anual de até 40%.

É obrigatório fazer a logística reversa de resíduos sólidos?

A logística reversa de resíduos foi instituída através do decreto nº 7.404/2010, no qual é ratificada a relevância da medida para a implementação efetiva da PNRS.

Outro ponto mencionado na legislação trata da obrigatoriedade de adoção da logística reversa por parte de empresas.

Segundo o decreto, ficam obrigados a implementarem a medida os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de alguns produtos, sendo eles:

  • agrotóxicos, bem como seus resíduos e embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, além de seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, de mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletrônicos e seus componentes.

Dessa maneira, esses empreendimentos contam com mais um motivo para adotar o sistema.

Além de uma atitude sustentável e que traz diversos benefícios ao meio ambiente e à própria empresa, trata-se também de uma adequação à legislação vigente.

Nesses casos, é fundamental contar com o trabalho de uma companhia especializada no gerenciamento de resíduos sólidos.

Dessa forma, é possível se certificar de que as operações do empreendimento estejam alinhadas com as disposições da lei, evitando complicações como multas ou até a interrupção das atividades.

Ainda assim, é importante ressaltar que a logística reversa de resíduos é uma medida essencial para toda empresa, independentemente do tipo de produto com o qual estejam envolvidas suas operações.

Para contar com um serviço qualificado no gerenciamento dos resíduos do seu empreendimento, conte com o Grupo Alto Tietê!

Oferecemos mão de obra para o processamento dos materiais resultantes dos processos produtivos de empresas e comércios, comprometidos com o seu negócio e com a preservação do meio ambiente.

Acesse nosso site, conheça nossos serviços e entre em contato conosco para tornar sua empresa mais sustentável.

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.