logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

Logística reversa de resíduos: por que investir?

Logística reversa de resíduos: por que investir?

A logística reversa de resíduos é uma importante medida a ser adotada por empresas para diminuir o impacto ambiental de suas atividades.

Além disso, a implantação do sistema é obrigatória para alguns estabelecimentos e traz grandes vantagens a todos os setores.

Trata-se, portanto, de uma medida que deve ser conhecida para a elaboração de um bom Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), essencial para as operações de uma empresa.

Neste post, explicaremos o que é a logística reversa e por que investir nesse sistema. Continue a leitura e confira!

O que é logística reversa?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída em 2010, através da Lei nº 12.305, com o objetivo de regulamentar a gestão do lixo produzido no Brasil.

Trata-se de uma legislação criada em decorrência da crescente preocupação com o cenário brasileiro e também a nível global, que contavam com uma grande produção de resíduos, mas que não eram gerenciados de maneira sustentável.

Assim, a PNRS oficializa o compromisso do setor público e do privado com os resíduos sólidos gerados no Brasil, garantindo que recebam tratamento e destinação adequados.

Entre diversas diretrizes, a legislação traz a logística reversa de resíduos como uma das medidas necessárias para um gerenciamento mais eficiente desses materiais.

A medida consiste em um sistema de coleta, destinação e reaproveitamento de produtos após seu consumo final, ou seja, quando retornam do cliente.

Dessa maneira, o processo contribui não apenas para que esses itens não sejam descartados incorretamente, mas também agrega valor a eles ao inseri-los novamente no mercado.

Qual a importância da logística reversa de resíduos?

O descarte inapropriado de resíduos segue sendo um problema de grande relevância no cenário brasileiro.

Dados do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2020 mostram que 49,9% dos municípios do país ainda despejam seu lixo nos lixões, que são depósitos irregulares e ilegais.

O descarte incorreto de resíduos traz grandes impactos ambientais, como a poluição do solo e da água, além de representar um risco à saúde pública.

Nesse sentido, seguir as políticas implementadas pela PNRS se torna imprescindível para empresas que buscam uma atuação sustentável e que não cause prejuízos ao meio ambiente.

A logística reversa de resíduos é uma medida efetiva nesse processo, pois permite o reaproveitamento de materiais, evitando seu descarte indevido.

Estudos realizados para o Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos de 2019 mostram que, no que diz respeito ao lixo plástico, o Brasil recicla apenas 2,1% dos materiais dessa categoria que são coletados.

Trata-se de um número alarmante e que torna aparente a necessidade de que sejam adotadas medidas efetivas no gerenciamento de resíduos no país, proporcionando os procedimentos adequados aos produtos pós-consumo.

Assim, há ainda um longo caminho pela frente, que depende da atuação dos setores público e privado em conjunto com as cooperativas de coleta e tratamento de resíduos.

Nesse cenário, cada vez mais se percebe a importância e necessidade de investir em medidas como a logística reversa de resíduos, com o objetivo de amenizar os impactos ambientais gerados pela produção de lixo.

Por que investir na logística reversa? 

As diretrizes impostas pela PNRS, e especificamente a logística reversa de resíduos, são de grande relevância para a adoção de uma produção mais sustentável.

Por outro lado, investir nesses modelos traz vantagens também à empresa que os implementa.

Entre elas, podemos mencionar a construção da imagem do empreendimento perante o seu público.

Nos últimos anos, com a crescente necessidade de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a sustentabilidade se tornou um valor fundamental para diversas pessoas.

Assim, muitas empresas adotaram uma postura mais sustentável em suas operações, de modo a se alinhar com os princípios de seu público e também de incentivar a adoção de práticas mais conscientes em relação ao impacto ambiental.

Investir na logística reversa de resíduos é uma maneira de reforçar esse posicionamento através de ações efetivas, que têm consequências visíveis e que podem ser mostradas ao cliente.

Além disso, essa medida permite inserir os resíduos novamente no mercado, podendo ser reutilizados como matéria prima em diferentes setores da indústria.

Dessa maneira, a logística reversa também contribui para a economia circular, que agrega valor a esses produtos e traz mais possibilidades tanto de redução de gastos quanto de aumento do lucro.

Por esses motivos, investir nesse sistema traz benefícios para o meio ambiente, sendo uma medida de preservação, e também para as organizações que o adotam.

Tendo em vista esse conjunto de fatores, dados da Fecomercio SP mostram que as empresas que adotam o modelo chegam a um crescimento anual de até 40%.

É obrigatório fazer a logística reversa de resíduos sólidos?

A logística reversa de resíduos foi instituída através do decreto nº 7.404/2010, no qual é ratificada a relevância da medida para a implementação efetiva da PNRS.

Outro ponto mencionado na legislação trata da obrigatoriedade de adoção da logística reversa por parte de empresas.

Segundo o decreto, ficam obrigados a implementarem a medida os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de alguns produtos, sendo eles:

  • agrotóxicos, bem como seus resíduos e embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, além de seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, de mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletrônicos e seus componentes.

Dessa maneira, esses empreendimentos contam com mais um motivo para adotar o sistema.

Além de uma atitude sustentável e que traz diversos benefícios ao meio ambiente e à própria empresa, trata-se também de uma adequação à legislação vigente.

Nesses casos, é fundamental contar com o trabalho de uma companhia especializada no gerenciamento de resíduos sólidos.

Dessa forma, é possível se certificar de que as operações do empreendimento estejam alinhadas com as disposições da lei, evitando complicações como multas ou até a interrupção das atividades.

Ainda assim, é importante ressaltar que a logística reversa de resíduos é uma medida essencial para toda empresa, independentemente do tipo de produto com o qual estejam envolvidas suas operações.

Para contar com um serviço qualificado no gerenciamento dos resíduos do seu empreendimento, conte com o Grupo Alto Tietê!

Oferecemos mão de obra para o processamento dos materiais resultantes dos processos produtivos de empresas e comércios, comprometidos com o seu negócio e com a preservação do meio ambiente.

Acesse nosso site, conheça nossos serviços e entre em contato conosco para tornar sua empresa mais sustentável.

Últimos Posts

Por que evitar o greenwashing?

O greenwashing é uma prática que demonstra uma enorme irresponsabilidade ambiental por parte de um empreendimento, sendo um conjunto de atitudes a serem evitadas pelas

Leia mais »

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.