logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

escolher uma empresa de coleta

Como escolher uma empresa de coleta de resíduos?

Escolher uma empresa de coleta exige atenção e responsabilidade, pois, além de atender a legislação pertinente, é preciso cuidado para garantir que os materiais terão o destino adequado para a preservação do meio ambiente e da saúde da população.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do total de resíduos sólidos coletados no Brasil, apenas 2,1% são reciclados.

Esse índice tão baixo é uma realidade em função de algumas questões primárias ainda não resolvidas, tais como:

  • falta de coleta seletiva na maioria das cidades brasileiras,
  • descuido na separação do lixo por parte da população,
  • encaminhamento inadequado dos resíduos por parte das empresas,
  • informalidade e falta de dados confiáveis sobre o trabalho da maioria dos catadores.

Diante dessa realidade e a partir dos reflexos vivenciados em função dessa situação, não são raras as notícias na mídia apresentando enchentes, calamidades e agressões ambientais que acabam afetando os ecossistemas e a qualidade de vida da sociedade.

Neste post, apresentaremos a importância e a necessidade imediata dos empreendimentos escolherem uma empresa de coleta de resíduos para o encaminhamento correto dos materiais que possam sofrer o processo de reciclagem, além do destino adequado daqueles não aproveitáveis. Continue lendo e confira!

Por que contar com uma empresa de coleta?

Contar com uma empresa de coleta que possua qualidade e faça o encaminhamento adequado dos materiais recolhidos é a certeza de estar colaborando com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

Se ainda conseguimos conviver com os traumas e tragédias gerados pelo descuido com o destino do lixo urbano e industrial, o mesmo não podemos dizer das gerações futuras que terão sérios problemas a serem resolvidos, quando enfrentarão ameaças provenientes da:

  • água,
  • atmosfera,
  • florestas,
  • mangues,
  • rios,
  • oceanos.

Se continuarmos no ritmo atual de consumo, desperdício, geração e destino irresponsável dos resíduos produzidos pela sociedade, no ano de 2030 a poluição causada somente por materiais plásticos deverá dobrar.

Esses dados foram apresentados pela Organizações das Nações Unidas (ONU), quando lembra que a falta de manejo e reciclagem do lixo, além da alta produção desse material, são os grandes responsáveis por essa situação.

Como consequência, os gases de efeito estufa causado apenas por esse material subirão de 1,7 gigatoneladas (2015) para 6,5 gigatoneladas em 2050.

Em 2030 já estaremos sentindo as graves consequências dessa situação no clima, saúde e biodiversidade, apresentando reflexos potencialmente negativos na economia mundial.

Diante dessa realidade, é fundamental que todo empreendimento conte com uma empresa de coleta de resíduos, porque ainda é tempo de revertermos o quadro apresentado. Porém, será necessário o envolvimento e determinação de todos.

O que considerar ao escolher uma empresa de coleta de resíduos?

É preciso lembrar que, no processo de escolha de uma firma para ajudar na coleta, transporte, manejo e destino adequado dos resíduos, o objetivo não consiste em se livrar do problema, mas sim resolvê-lo.

Para isso, é necessário que a contratada saiba como gerir e destinar esses materiais para o processo de reciclagem.

Para não errar na escolha do empreendimento que cumpra com suas obrigações e garanta que os resíduos terão o destino adequado, deve-se considerar as seguintes situações:

Autoridade da empresa

O primeiro passo para localizar uma empresa de coleta de resíduos está em conhecer a sua autoridade, ou seja:

  • histórico,
  • experiência,
  • capacidade de atendimento,
  • reconhecimento do mercado.

Infelizmente, existem muitas empresas que não cumprem com suas obrigações. Portanto, é fundamental conhecê-la e buscar informações a seu respeito.

A responsabilidade e o compromisso com suas ações é que fazem com que um empreendimento possua autoridade no segmento em que atua, por isso exija qualidade e capacidade para cumprir com a demanda e necessidades do seu negócio.

Serviços prestados

Outra maneira para localizar uma empresa com autoridade é solicitar informações àqueles que já a contrataram ou continuam contando com os seus serviços.

Essa sem dúvida é uma das melhores maneiras de reconhecer quem zela pela sua imagem.

Solicite a lista de clientes e escolha alguns deles para fazer uma consulta, avaliando os serviços prestados, o retorno para as solicitações, a forma de atendimento e informações técnicas a respeito do destino dos resíduos coletados.

Autorizações

Outro fator indispensável na escolha da empresa de coleta de matérias está em verificar se ela possui autorização estadual e municipal para suas atividades.

Isso significa que ela precisará estar homologada junto aos órgãos ambientais e secretarias ligadas à coleta e destino dos resíduos, comprovando que está capacitada, técnica e legalmente, para cumprir as suas atividades.

Para evitar fraudes e problemas, muitos municípios exigem que essas empresas estejam credenciadas, quando precisam comprovar a legalidade da operação e atender as exigências dos órgãos competentes.

Exija, portanto, os documentos que comprovem as autorizações nas esferas estaduais e municipais.

Método de coleta

Por último, e também fundamental para se conhecer os processos e destino dos resíduos coletados, é preciso conhecer qual a metodologia que a empresa que se propõe a desenvolver os trabalhos adota no seu dia a dia.

Verifique a legislação pertinente do seu município e as exigências legais a respeito.

Saiba qual o destino de cada resíduo e verifique como funciona os processos adotados após o recebimento dos materiais.

Se houver disponibilidade, visite os ambientes e confira in loco como é realizada a coleta, transporte e manejo dos produtos.

Para ter a certeza de estar fazendo a escolha certa na contratação de uma organização de coleta de resíduos, ela precisará apresentar:

  • certificações junto aos órgãos competentes,
  • metodologia utilizada na coleta e transporte,
  • metodologia utilizada no processamento dos materiais,
  • equipamentos utilizados para a realização dos trabalhos,
  • disponibilidade e capacidade para assumir os serviços.

Se sua empresa ainda não elencou a sustentabilidade como uma das prioridades da sua organização, vale a pena uma reflexão a respeito.

Cumprir com as leis, proteger o meio ambiente, possibilitar que materiais possam retornar como matéria-prima para outros produtos e valorizar o ser humano oferecendo qualidade de vida, sem esquecer das gerações futuras, faz toda a diferença.

Não é possível resolver todos os problemas ambientais, mas é uma ótima opção colaborar e servir como modelo para aqueles que fazem parte da operação da sua organização, incentivando o cuidado para com a natureza e com o futuro da humanidade.

Agora que você já sabe mais a respeito da importância em escolher uma empresa de coleta de resíduos que ofereça qualidade e resultados, conheça o Grupo Alto Tietê e de que maneira podemos colaborar com o seu empreendimento. Estamos prontos para apresentar soluções sob medida para a realidade do seu negócio!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.