logo-alto-tiete

blog Alto Tietê

logística reversa

Logística Reversa: entenda como funciona

A logística reversa é um importante componente da PNRS, Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Ela é uma obrigação prevista em lei para as empresas que fabricam, importam, distribuem e comercializam os seguintes produtos:

  • agrotóxicos,
  • pilhas e baterias,
  • pneus,
  • óleos lubrificantes,
  • lâmpadas fluorescentes,
  • eletroeletrônicos e seus componentes.

No entanto, é mais que isso, pois organizações de outros segmentos têm apresentado soluções para receber produtos que já foram utilizados e podem ser reaproveitados ou reciclados, colaborando com a sociedade e com o meio ambiente.

Essa atitude ganha o aval dos consumidores, colocando essas marcas em posição de destaque, porque demonstram preocupação, respeito, comprometimento e ações efetivas para a melhora da qualidade de vida do planeta.

Além disso, são muito bem vistas por investidores e fundos que direcionam seus recursos em empresas voltadas à sustentabilidade.

Neste post, apresentaremos a logística reversa, sua importância, vantagens e como aplicá-la em seu empreendimento. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

Como a logística reversa surgiu?

Os primeiros movimentos com relação à devolução de produtos e embalagens pelos consumidores surgiram através de estudos realizados na década de 1970, na Europa.

O termo logística reversa foi utilizado pela primeira vez na década de 1990, quando as empresas passaram a se preocupar com o uso dos recursos naturais e com o retorno de materiais que não poderiam ser destinados aos lixões, aterros sanitários e ao próprio meio ambiente.

Foi no ano de 1991, na Alemanha, que surgiu a primeira legislação tratando oficialmente do assunto.

No entanto, vale lembrar que muito tempo antes, ou seja, na época dos nossos avós, as garrafas de leite eram utilizadas e devolvidas ao fornecedor, que todas as manhãs recolhiam o recipiente vazio, deixando outro cheio para o consumo da família.

O que é logística reversa?

Após ajudá-lo a relembrar os momentos que certamente você já vivenciou com relação à logística reversa, vamos a sua definição:

Trata-se de uma solução da área, cujo objetivo é evitar diversas formas de poluição, possibilitando que produtos destinados aos lixões e aterros sanitários possam ser reutilizados, para retornarem aos processos de produção das indústrias como matéria-prima.

Além disso, é uma forma segura de recolhimento de resíduos perigosos e tóxicos prejudiciais à saúde.

Por fim, é também uma forma encontrada para a redução de custos com embalagens, especialmente nas indústrias de bebidas, pois elas serão devidamente higienizadas e reutilizadas diversas vezes.

Como esse tipo de logística funciona?

Talvez você não saiba, mas quando algum produto é devolvido por um cliente ou em um recall de lotes que precisam ser substituídos (comum no mercado automotivo) está se praticando a logística reversa.

Porém, esse termo é utilizado de maneira mais comum para as situações que envolvem troca de embalagens, conforme mencionamos anteriormente, e quando a empresa se disponibiliza a receber materiais utilizados que terão como destino um local adequado ou passará pelo processo de reciclagem.

O funcionamento, quando se trata de devolução de materiais usados, é dividido em três fases.

Na primeira, o consumidor leva a embalagem ou o produto que deseja descartar até algum local autorizado pelo fabricante.

Já a segunda etapa consiste em enviar todos os materiais coletados para o fabricante ou organizador do processo, sendo então encaminhado para a sua terceira fase, o envio para empresas especializadas no processo de reciclagem ou reutilização.

Quais as vantagens dela?

Esses processos colaboram efetivamente com o meio ambiente, diminuindo a quantidade de materiais destinados aos lixões e aterros sanitários.

Apenas essa condição já seria o suficiente para que valesse a pena a sua adoção, mas as vantagens vão além disso:

Reduz os custos

Um processo bem organizado possibilita que todos os produtos devolvidos possam ser transformados em matéria-prima e insumos, garantindo o seu reaproveitamento, diminuindo os custos com a aquisição de material virgem e gerando recursos para os diversos componentes envolvidos nessas atividades.

Melhoria do processo produtivo

Quando um projeto é bem estruturado e envolve empresas e organizações capacitadas para a operação logística, todos ganham e o processo produtivo do seu empreendimento também é melhorado.

A reutilização de produtos possibilita, em muitos casos, que os mesmos materiais sejam reintroduzidos nos processos de produção várias vezes e possam garantir, além de menores custos, uma cadeia de fornecimento forte e consolidada a partir dos acordos firmados com as recicladoras.

Aumenta a vantagem competitiva

Outra grande vantagem em praticar a logística reversa está no aumento de competitividade que sua empresa alcança.

Grande parte dos consumidores estão atentos ao comportamento das marcas e valorizam aquelas que, além da busca pelo lucro, fazem esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas ou estão envolvidas em programas que favoreçam o meio ambiente.

Isso faz com que, na hora de decidir pela compra, esse aspecto tenha um importante valor no processo de escolha do produto que será levado para casa.

Além disso, como já mencionado, muitos fundos de investimentos trabalham apenas com organizações vinculadas a processos de sustentabilidade.

O mercado internacional, especialmente a Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão, valoriza empresas que tenham em suas diretrizes práticas sustentáveis, oferecendo condições especiais e possibilidades interessantes de negócios.

Como aplicá-la?

A aplicação da logística reversa, que vai além do cumprimento das exigências legais, é uma decisão estratégica de seus empreendedores.

No entanto, desenvolver um estudo a esse respeito vale a pena, pois certamente os investimentos que precisam ser realizados compensam, considerando o retorno que a será percebido em um curto espaço de tempo.

Conforme já demonstramos, são muitas as vantagens em cercar sua empresa de ações voltadas ao meio ambiente e a implantação de um bom sistema de logística. Isso abrirá portas que não seriam possíveis pelos caminhos tradicionais dos negócios.

Acompanhe na mídia as ações dos grandes players do mercado, tanto no Brasil quanto no mundo, e perceba como pautam a necessidade de salvarmos os ecossistemas. O novo modelo prevê a realização de ações que envolvam a logística reversa e os reflexos positivos que ela gera em todos os níveis da sociedade.

Como se observa, muito mais do que atender às leis ambientais, o conjunto dessas práticas pode abrir grandes possibilidades para os seus negócios, colaborando com o marketing da sua marca, engajando os colaboradores nas práticas da sustentabilidade e conquistando um público fiel que valoriza ações voltadas à vida.

Caso você tenha dúvidas a esse respeito e queira saber como pode iniciar algum processo que envolva logística reversa, conheça o Grupo Alto Tietê e saiba como podemos colaborar com o seu empreendimento!

Últimos Posts

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h, exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3951-0995

Institucional

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

Equipamentos

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Entre em contato

Siga nosso instagram

Curta nosso Facebook

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.

Endereço

Av. Adhemar Pereira de Barros, 173
Jardim Santa Maria, CEP 12.328-300
Jacareí – SP

Atendimento

Segunda a sexta das 08h às 18h,
exceto feriados

FIXO PARA TODAS AS REGIÕES

(12) 3591-0995

E-MAIL

contato@grupoaltotiete.com.br

WHATSAPP

(12) 97405-1363

AGÊNCIA WEB

DBGM Creative Studio

PARCERIA

MIDIASIM

© Alto Tietê Comércio de Resíduos e Serviços Ambientais Ltda. – Todos os direitos reservados.